Os três pilares da Perseverança

 Tema: PERSEVERANÇA 

pregação sobre perseverança

Atos 2.42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.


Introdução: O ser humano tem muita dificuldade em perseverar. Precisamos aprender a ser perseverantes. E isso só se aprende na prática de aprender a vencer obstáculos.

Neste estudo vamos comparar a perseverança com uma pedra (pela durabilidade e porque muitas vezes uma pedra é um obstáculo que desafia a perseverança).

 

Você tem perseverado na Igreja?

Vamos comparar a Igreja a um tripé onde consegue se sustentar sobre uma pedra e em ambientes hostis:

 

1- Perseverança na DOUTRINA 

Efésios 4.14 “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.


Uma igreja bem doutrinada na Palavra de Deus e em seus próprios costumes é firme e suporta as pedras da vida. Doutrinar a Igreja é um trabalho difícil e árduo que muitos não suportam, mas precisa ser feito. Igrejas bem doutrinadas têm menos divisões e tensões entre as pessoas.

Persevere na Doutrina!

 

2- Perseverança na COMUNHÃO 

Filipenses 2.2 “completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.”

 

Uma igreja é perseverante quando há unidade entre o povo e um sustenta o outro nas dificuldades (Efésios 4.1-6). Quando há um ambiente de amizade e simpatia as pessoas se sentem bem.

Quando o texto de Atos 2.42 fala do ‘partir do pão’ refere-se à Santa Ceia como símbolo da comunhão segundo I Coríntios 10.16 Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo?”.

Persevere na Comunhão!

 

3- Perseverança na ORAÇÃO

Romanos 12.12 “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;

 

A experiência da Igreja nas orações proporciona milagres e bênçãos que sustentam a fé com alegria. Para perseverar é preciso orar. Quando a Igreja ora consegue superar as barreiras pelo poder da fé.

Persevere na Oração!

 

Persevere na sua Igreja?

CONCLUSÃO

Muitos cristãos não conseguem perseverar em suas igrejas diante do trânsito religioso e preferem trocar de igreja do que mudar sua vida.

Precisamos aprender a ser perseverantes na lutas e nas alegrias para servir a Deus de um modo agradável.

Seja um cristão perseverante!

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp