Entendendo o Chamado de Deus

Tema: MISSÕES

pregação sobre missões

Jeremias 1.4-10 

Introdução: Já teve a sensação de chamar alguém e a pessoa não responder? Ou de ouvir alguém chamando e não saber quem é ou de onde é? Assim Deus se sente quando não ouvimos o Seu chamado. Às vezes até ouvimos e não entendemos. Mesmo que você não entenda, acredite que Deus tem um chamado para sua vida. O chamado de Jeremias nos ensina muito sobre o propósito de Deus para nossas vidas.


Como entender o chamado de Deus para mim?

Vamos refletir sobre a compreensão do chamado de Deus:

1- Deus considera a sua história de vida: v.1-3

Deus fala com Jeremias que conhece sua história e seu tempo, sabe tudo de sua família e de sua vida. Deus entra em nossa vida e muda tudo, transformando a história e conduzindo para um propósito maior em sua obra. Deus sabe tudo em sua vida e pode renovar todas as coisas conforme a sua boa vontade (Romanos 12.2). 

2- Tudo começa ouvindo a voz de Deus: v.4

A primeira coisa que aconteceu com Jeremias foi ouvir a voz do Senhor. Se você ouve a voz de Deus, você é alguém chamado por Ele, mesmo que não entenda bem isso ainda, mas como tempo Deus te mostrará como cumprir o seu ministério, apenas siga a orientação do Senhor.

3- O chamado de Deus marca sua vida: v.5

O sentimento de ser chamado é algo maior do que você. Isso marca a sua vida positivamente para sempre como um divisor de águas para um novo tempo de milagres vivendo o propósito do Senhor para sua vida.

4- Deus supera suas limitações: v.6-7

Jeremias se sentia incapaz de fazer a obra de Deus, mas o Senhor lhe chamou assim mesmo. Não importam as suas dificuldades, pare de olhar para traz. Confie em Deus. O Senhor vê o seu potencial e supera suas limitações. Cada barreira que encontramos é uma oportunidade de vivenciar o sobrenatural. As dificuldades nos fazem ser mais dependentes do Senhor.

5- Não há o que temer: v.8

Jeremias tinha muitos temores e Deus trabalhou seus sentimentos e traumas para o curar e fortalecer. Com Cristo, tudo é guiado por Ele. Como os discípulos que foram chamados para entrar no barco e no meio da tempestade Jesus os salvou (Marcos 4.35-41). Você nunca está sozinho, porque Jesus prometeu estar para sempre conosco (Mateus 28.20).

6- Deus te capacita: v.9

O Senhor prometeu para Jeremias que o capacitaria para realizar sua obra. Deus nos toca e coloca as palavras certas em sua boca (Marcos 13.11). Sua capacidade vem de Deus e não de si mesmo. Com apenas um toque Deus pode mudar todas as coisas. Deixe Deus falar com você e através de você.

7- É preciso coragem para lutar: v.10

O chamado de Jeremias não foi fácil. Primeiro precisou derrubar para então construir. Primeiro precisou arrancar e depois plantar. Vencendo todo o mal e construindo o bem. Não é fácil, é difícil, mas é o melhor.

Deus está te chamando!

CONCLUSÃO: João 15.16

Aceite o propósito de Deus para sua vida e viva o chamado que Ele tem pra você. A consequência é que você será muito feliz. Não existe melhor forma de vida do que cumprir o chamado de Deus para nossas vidas.

Aceite o propósito de Deus para você!


e-book evangelização missão e discipulado

E-book: Evangelização, Missão e Discipulado

Você está preparado para evangelizar?
Você sabe qual o seu chamado missionário?
Você tem discipulado vidas?
Já se fez estas pergunta? Está preparado?
O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp