Quebrar o Cântaro, Tocar a Trombeta e erguer a Tocha

Tema: VITÓRIA
pregação sobre Gideão

Juízes 7.16-20

Introdução: Talvez já tenha se perguntado por que tem lutado, mas ainda não conseguiu vencer. Está cansado de lutar, então lute não com suas forças e sim com as armas de Deus.
Com Gideão aprendemos que é preciso haver coragem, disposição e organização. Antes de ir para a Luta contra os midianitas (o pior e mais cruel exército da época) com apenas 300 homens escolhidos por Deus. Duas vezes Gideão perguntou quem queria voltar pra trás por medo e vários retornaram, depois fez o teste à beira do rio para ver quem estava despreparado baixando a guarda ao beber água.
Além disso, nesta luta ficou clara a ação Divina, pois trezentos homens não poderiam vencer 22 mil, mas o Senhor confundiu os inimigos e eles mesmos se destruíram (v.22).

Como me preparar para as lutas?

As armas dessa batalha foram: um cântaro, uma trombeta e uma tocha de fogo (v.16). Vamos aprender como lutar com estas armas:

1- Quebre o Cântaro: v.19

Ao quebrar o cântaro, um grande estrondo houve no chão e assustou os midianitas. O cântaro escondia uma tocha dentro e ao ser quebrado a tocha foi exposta para iluminar. Muitas vezes o cântaro esconde a nossa luz, por isso precisa ser quebrado.
Quebrar o cântaro significa negar a si mesmo como Jesus ordenou (Marcos 8.34). Para vencer é preciso renúncia, resignação, abstinência principalmente do pecado e dos prazeres e egoísmo da carne, como a vaidade, por exemplo.

2- Toque a trombeta: v.18

A trombeta era de um chifre de carneiro. Ao tocar a trombeta, em três grupos, cem de cada vez, eles se revezaram para não se cansar e mantiveram o sonido por muito tempo ecoando no vale onde estavam os inimigos.
Tocar a trombeta significa testemunhar de Jesus e não ter vergonha de anunciar o evangelho como Jesus disse para não nos envergonharmos (Marcos 8.38). A Igreja precisa se unir para manter o som da trombeta ecoando no mundo.
Ao tocar a trombeta anunciamos a Cristo, como Gideão mandou que gritassem: “pelo Senhor e por Gideão!” (v.18 e 20), precisamos lutar pela Igreja de Cristo.

3- Erga a Tocha: v.20

A tocha serviu para iluminar o caminho do exército e confundir a visão dos inimigos pensando que havia muito mais homens ao alto da colina.
Nossa tocha é a Palavra de Deus que nos ilumina e nos faz ser fortes diante do inimigo (Salmos 119.105 e Mateus 4.1-11).
Jesus disse que não devemos esconder a nossa luz e sim mostrá-la ao mundo (Mateus 5.14-16). A chama do Espírito Santo não pode se apagar na vida do cristão.

Deus te dará a Vitória!

CONCLUSÃO: II Coríntios 10.4,5

Para Vencer é preciso saber como lutar, não lutar da nossa maneira, mas com a força e a forma de Deus para nos dar a vitória é a melhor forma.
Também aprendemos sobre unidade, porque Gideão mandou todos os 300 fazerem tudo juntos para haver união e força.
Gideão ensinou sobre liderança porque mandou o povo olhar para ele e fazer igual (v.17).

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp