Encontre uma Pregação

14

3 TIPOS de Servos de Deus

-Tema: SERVIÇO CRISTÃO
Êxodo 17.8-15
-Introdução: Podemos comparar a Igreja de hoje com o povo de Deus que caminhava no deserto. Tudo era motivo de reclamação: falta de água, comida, inimigos, cansaço, etc.
Não podemos pensar que somos servidos por Deus e sim que nós servimos a Ele que é o Maior.
-Ilustração: seis cegos foram convidados a conhecer um elefante. Um deles abraçou a pata do animal e disse: “Um elefante é como uma árvore”. Outro cego tocou a orelha e declarou que o animal era semelhante a uma folha de couve. Outro, por sua vez, pegou a tromba e disse que o bicho era como uma cobra. O que tocou o rabo declarou que era como um chicote; o que tocou as presas concluiu que ele uma espada, e, enfim, o que encostou na barriga alegou que o elefante era como uma rocha. Todos tocaram o animal, mas nenhum conhecia de fato o elefante todo.
Da mesma forma vemos pessoas que às vezes têm uma visão limitada da obra de Deus.
Como tenho servido a Deus?
Encontramos neste texto 3 tipos de servos de Deus:
1- MOISÉS, iniciativa, intercessão: v.9
Ele tomou a iniciativa assim que viu a necessidade. Chamou Josué para defender o povo e foi para o monte interceder. Ele viu que era preciso de gente para lutar e para orar.
Este ministério é tão importante que quando Moisés levantava a mão abençoando o povo de Deus prosperava e quando abaixava perdia (v.11).
Ao vermos problemas na Igreja precisamos agir rápido e nunca reclamar, mas abençoar sempre.
Mas Moisés se CANSAVA e precisava de ajuda para continuar de mãos erguidas. Isso mostra que quem está à frente também se cansa e precisa de apoio (v. 11).
Deus nos chama para tomar iniciativa e abençoar!

2- ARÃO e HUR ajuda e companheirismo: v.12b
Junto com Moisés estavam Arão e Hur, eles viram que Moisés estava cansado e providenciaram uma pedra para ele se sentar e também ficaram segurando as mãos de Moisés para o ajudar a abençoar o povo até o anoitecer.
A pedra aqui simboliza Jesus. Moisés precisava de um apoio para se firmar e Jesus é a nossa rocha e fortaleza.
Muitos ao invés de ajudar o irmão a se firmar na rocha ficam jogando pedra e pesando o braço.
Quem está à frente precisa de ajuda e Arão e Hur foram um apoio para Moisés.
Deus nos chama para estar ao lado dos irmãos ajudando e abençoando.

3- JOSUÉ, obediência e coragem: v. 10
Josué era um jovem de aproximadamente 40 anos. Ele não questionou Moisés, Arão e Hur ficarem só orando, mas obedeceu e partiu para a luta com a confiança de que alguém estava orando por ele.
Josué foi corajoso, enfrentou o problema e venceu, mas com a ajuda dos irmãos. Às vezes o sucesso da obra não é devido a quem está na frente, mas àqueles que estão abençoando e apoiando. Por isso a vitória não era só de Josué.
Qual o seu papel na obra de Deus?!
-CONCLUSÃO: v.14,15
O Senhor mandou Moisés escrever aquela vitória. E nós também podemos escrever que se na Igreja cada um fizer a sua parte todos seremos vitoriosos.
Moisés edificou um altar e chamou “o Senhor é a nossa bandeira”. Este foi um ato de louvor ao Senhor que é a nossa esperança e símbolo de vitória.

-APLICAÇÃO:
Qual o chamado de Deus para você?
O que você está fazendo com suas mãos?
Pedir que todos, de pé, levantem as mãos o mais alto que puderem aqueles que não agüentar devem ser ajudados.
Um com as mãos lutava, outro com as mãos abençoavam e outros com as mãos ajudavam. E a função de uma não era mais importante que a do outro. Você foi chamado para estar à frente da batalha como Josué, para abençoar e liderar como Moisés ou foi chamado para ajudar como Arão e Hur? Responda isso para Deus.

14 comentários:

  1. obrigado pela messajem me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADO ESTA MENSAGEM DEU UMA VISÃO DO MEU PAPEL NA MINHA IGREJA.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa mensagem, muito importante pra abrir os olhos do povo de hoje, que se escora no pastor, ou quem esta na frente da obra,sem querer ajudar e fazer seu papel tambem.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito,é um despertar para todos nós que muitas vezes estamos na igreja só para criticar o irmão que deveria agir da forma que imaginamos mas não colaboramos com o irmão para ajuda-lo,a por os nossos pensamentos juntamente com os deles para juntos nos fortalecermos na fé!!!!afinal de contas a igreja é para todos nós!!!!

    ResponderExcluir
  5. Deus como sempre fiel essa mensagem veio do coração de Deus para o meu estou comecando uma obra e já sentindo as mãos cansadas.a parte mais interessante é q vimos os problemas na igreja temos q agir rapido.Estava parada mais vou agir rapido.

    ResponderExcluir
  6. Esta mensagem tem uma grande revelação da vida da igreja muitos estão parados para Deus por não saber o que Deus destinou para estas pessoas, o mundo de hoje murmurão mais que na epoca de moizes pois sabendo que Jesus morreu por nossos pecados não aceitão a cristo como salvador esta é a minha concepssão

    amem Elcio gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um palavra muito poderosa e muito inportante a todos q querem servir ao Deus vivo

      Excluir
  7. Muito bom. Que bom que o pastor usa a internet para propagar
    o evangelho de Cristo.

    André Santos
    São Bernardo do Campo - SP

    ResponderExcluir
  8. Mensagem de grande valia no MINITÉRIO DA PALAVRA confiado por meu AMADO SALVADOR JESUS CRISTO como instrumento seu. Abraço a todos Pastor MOISES GOMES - ASSEMBLÉIA DE DEUS - REGIONAL 24 PARAISÓPOLIS - CAMPO DE SÃO MATEUS - MINISTÉRIO DE MADUREIRA.

    ResponderExcluir
  9. mensagem poderosa nos faz refletir quem somos...que DEUS continue abençoando esse ministerio

    ResponderExcluir
  10. Otimo otimo otimo DEUS abencoe os irmaos

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!