JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus

nome de Deus na Bíblia


Salmos 16.2 "Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente".

JEOVÁ ELOAI ou ELOÍ (אֵלִ֣י)* aparece 348 vezes na Bíblia, como uma expressão semelhante a quando dizemos: ‘Meu Deus!’, também como uma expressão segura de fé dizendo que o Senhor é o meu Deus. Sempre que passamos por aflições clamamos: ‘Meu Deus’ chamando por ajuda Divina.

Momentos em que chamamos a JEOVÁ ELOAI:
   -Susto: ‘Meu Deus!’
   -Expressão de fé: ‘Meu Deus.’
   -Um chamado à ajuda Divina: ‘Meu Deus’.

Quando Daniel foi lança do na cova dos leões, pela manhã o rei Dario foi à cova e chamou Daniel  que respondeu: “O meu Deus enviou o Seu anjo e fechou a boca dos leões” (Daniel 6.22). Cada povo e cada pessoa tinha o seu ídolo, por isso Daniel e outros judeus diziam JEOVÁ ELOAI  para diferenciar o Senhor dos outros deuses.
Davi também chamou a Deus de JEOVÁ ELOAI  porque conhecia pessoalmente. Nós também, quando dizemos ‘Senhor meu Deus’ estamos afirmando que temos uma experiência de vida com Ele.
Na cruz Jesus clamou: “Eloí, Eloí, lamá, sabactani? Que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15.34), citando as palavras do Salmo 22.1.
 Você conhece a Deus pessoalmente?
Quando precisar de ajuda, chame ao Senhor!
______________________
STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 410.

Veja mais sobre: Os nomes de Deus

livro os nomes de Deus

E-book: Os Nomes de Deus 

Os nomes de Deus são expressões usadas pelo povo de Israel para se referir ao Senhor através de seus atributos e obras maravilhosas. Em cada fase da história do povo de Deus, aprenderam um pouco mais sobre a glória do Senhor e o chamavam por nomes que marcavam esse momento. Este estudo é um convite a se relacionar cada vez mais com um Deus que é tudo que precisamos e sempre se revela a nós com amor.

Adquira o e-Book


#pregacao #EstudoBiblico

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp