JEOVÁ (YHAWEH): “EU SOU”

  Êxodo 3.14
JEOVÁ  em nossas Bíblias vem traduzido como SENHOR (com todas as letras maiúsculas). É aquele que se revela ou existência eterna. Escreve-se YHWH e não tem pronúncia, por isso  e também por respeito ao nome de Deus (Êxodo 20.7), os judeus não liam esta palavra no texto, mas faziam uma pausa silenciosa ou diziam Adonai, que significa Senhor.

     O nome JEOVÁ ou JAVÉ significa literalmente “EU SOU”, aqui o Senhor está mostrando que ELOIM  é eterno, existe para sempre e também está se revelando, se apresentando ou se mostrando a nós quando diz: “EU SOU” (forma de iniciar uma apresentação: eu sou fulano...).
     Deus se revelou a Moisés, aparecendo-lhe em forma de fogo na sarça ardente, como nuvem e coluna de fogo. Moisés conheceu a Deus! Quando perguntou a Deus qual o Seu nome, o Senhor respondeu: “EU SOU”. Moisés esperava ouvir um nome comum, mas Deus o surpreendeu dizendo que Seu nome expressa o que Ele é, dizendo (em outras palavras): ‘Eu sou eterno, e sou tudo o que você precisa’. Agora ELOIM não era apenas o Poderoso Criador, mas alguém que o povo conhecia e que andava no meio deles.
    Deus se revelou plenamente à humanidade através de Jesus, que também se apresentava como ‘EU SOU’ (João 8:58), dizendo: EU SOU a Vida, a Verdade, o Caminho, a Porta, o Pastor, o Pão e a Água da vida, a Videira verdadeira...

ASSISTA:
      O povo orava a JEOVÁ afirmando que ‘ELE É’ a solução de todo problema, acrescentando à frente do nome o pedido que tinham. Vejam: ‘Eu sou a cura’ (Jeová-Rafá); ‘Eu sou a Paz’ (Jeová-Shalon).
Você tem reconhecido o Senhor como o “EU SOU”?
Jesus é tudo que você precisa para sempre!

Veja mais sobre: Os nomes de Deus

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. mutável em Qualidades e Normas. Conforme Jeová disse ao povo de Israel: “Eu sou Jeová; não mudei.” (Mal 3:6) Isto aconteceu cerca de 3.500 anos depois de Deus ter criado a humanidade, e uns 1.500 anos desde que Deus celebrara o pacto abraâmico. Ao passo que alguns alegam que o Deus revelado nas Escrituras Hebraicas difere do Deus revelado por Jesus Cristo e pelos escritores das Escrituras Gregas Cristãs, um exame revela que esta alegação carece totalmente de base. Sobre Deus, o discípulo Tiago disse corretamente: “Com [ele] não há variação da virada da sombra.” (Tg 1:17) Não houve nenhum ‘abrandamento’ da personalidade de Jeová Deus com o passar dos séculos, pois não era necessário tal abrandamento. Sua severidade, conforme revelada nas Escrituras Gregas Cristãs, não é menor, nem é seu amor maior, do que o eram no início dos seus tratos com a humanidade no Éden.


    http://estudossobreabibliaonline.blogspot.com.br/2013/06/o-nome-de-deus-e-jeova.html

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.