Como prata no fogo

forja de fogo

Salmos 66.10

Introdução: É interessante quando observamos a vida de oração de Davi e notamos que ele compara seu relacionamento com Deus com as coisas do seu dia-a-dia. Ex: uma árvore (Sl 1.3); a natureza (Sl 19.1); um pastor (Sl. 23.1); uma corça (Sl 42.1); um pardal (Sl 84.3).
Aqui Davi compara o trabalho do ourives purificando a prata com seu relacionamento com Deus.
O ourives põe a prata no cadinho ou crisol (uma vasilha em forma de concha) e leva o crisol ao fogo até que a prata se derreta. Então quando a prata se derrete, toda a sujeira e mistura de outros metais formam uma nata por cima da prata líquida. Daí o acrisolador vem com uma escumadeira e retira a sujeira já separada da prata. Assim a prata fica limpa, pura e brilhosa para ir à forma.
Certamente Davi estava passando por um momento difícil em sua vida, então lá no seu palácio rela ele olhava suas jóias e pratarias e dizia pra Deus que da mesma forma que a prata foi purificada e moldada, também precisava ser.

Deus nos purifica como prata porque somos valiosos para Ele!

Você já se sentiu numa situação em que disse isso para Deus? Você já se sentiu como se estivesse no fogo?

1- A purificação das misturas no fogo

O profeta Isaías certa vez em que a nação estava conturbada pela morte do rei e Isaías viu a presença de Deus que enchia o templo e ele viu Serafins por todo lado louvando ao Senhor. Neste momento Isaías reconheceu que seus lábios eram sujos e um Serafim tirou uma brasa viva do altar do Senhor e tocou os lábios de Isaías dizendo: “a tua iniqüidade foi tirada e perdoado o teu pecado” e Isaías respondeu “Envia-me a mim” (Isaías 6.1-8). Como Isaías que foi purificado pelo fogo e esteve pronto para atender o chamado de Deus.
Entendemos como fogo a provação, a tentação, os problemas do dia-a-dia. Porque quando temos um problema nós procuramos a Deus e quando estamos sofrendo pecamos menos por estarmos ocupados querendo resolver os problemas, mas quando está tudo bem ‘arruma sarna pra coçar’.
Não é Deus que nos tenta, mas nós é que provocamos os nossos próprios problemas e Deus nos dá força não deixando a luta ser maior que as nossas forças e juntamente com a provação Ele nos dá o livramento para suportar (I Coríntios 10.13).
O Senhor sabe o quanto podemos suportar e um ourives não deixa o ouro no fogo até se queimar, por que ele conhece a temperatura ideal para purificá-lo.
O fogo do Espírito Santo é a melhor forma de purificação!

Quando passamos pelo fogo é porque há misturas para serem tiradas de nós.


2- O valor da prata

Nós somos preciosos para Deus como a mais pura e fina prata, mas quando deixamos que hajam misturas e sujeiras, o Senhor que nos tem por preciosidade, purifica-nos. E prata se purifica somente no fogo.
Em Daniel 3 conta a história de Misael, Ananias e Azarias (também chamados Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) que passaram por uma grande provação quando o rei ordenou que se prostrassem ante o seu ídolo, sob ameaça de morte. Eles não aceitaram misturar sua fé com a fé do mundo e disseram: “Se o Senhor quiser nos livrar, nos livrará, se não, não nos prostraremos ante ao seu deus” Aqueles homens passaram pelo fogo, mas não foram sozinhos, havia um quarto homem, o Anjo do senhor. Até quem os lançou no fogo morreu e eles mesmos atados saíram vivos da fornalha.

“Quando passares pelas águas, eu serei contigo, quando pelos rios, eles não te submergirão, quando pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, eu t amei...” Isaías 43.2-4a

Quando passamos pelo fogo das tribulações, não estamos sozinhos, o próprio Senhor vai conosco e não deixa que sejamos destruídos, porque nos tem por preciosos (I Coríntios 4.8,9).

Deus luta por nós porque temos valor para Ele!


3- A Forma

A prata é um metal precioso, branco, brilhoso e sonoro. É um dos metais mais maleáveis e flexíveis que existe. Com prata se fazem jóias, moedas, utensílios e instrumentos musicais por fazer barulho (sinos, pratos, etc.).
A prata além de bonita e valiosa, ela tem muita utilidade. E nós também somos assim perante Deus. Mas é preciso que sejamos purificados e depois levados à forma para então ser útil.
A pessoa que trabalha com purificação da prata sabe quando ela está totalmente pura quando olha e vê que está como um espelho e pode ver o seu rosto refletindo.
Assim Deus quando nos está purificando, Ele olha para nós e quando vê em nós o seu rosto, então nos põe na forma para sermos úteis e valiosos em seu Reino.
Deus quer nos purificar para refletir em nós o rosto de Cristo e para assumirmos que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27).

Deus quer que sejamos puros, úteis e valiosos!

CONCLUSÃO: Salmos 119.71

Todos nós já passamos por situações que servem para nos purificar. Deus nos ama tanto que permite que sejamos purificados. Entregue sua vida valiosa nas mãos do Senhor para que o Senhor te purifique e te forme segundo a sua vontade.
Nossa vida deve ser como a prata: pura, útil, sonora, valiosa, mesmo que para isso precisemos passar pelo fogo.

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp