A cura da amargura na família

-Tema: FAMÍLIA


Gênesis 26.34,35
-Introdução: A família de Isaque e Rebeca foi marcada por amargura devido a contendas entre seus dois filhos Esaú e Jacó, e posteriormente pela desobediência de Esaú se casando com mulheres de outros povos, que levaram outros deuses e amarguras para aquela casa. Amargura é comparada na Bíblia com espinhos que se alastram pela terra dando amargura a quem cuida do terreno (Hebreus 12.14-17). É como algo Amargo que se come e o gosto fica mesmo se comer algo doce.
   Por isso a Bíblia diz para não se pôr o sol sobre a nossa ira (Efésios 4.26), porque se deixarmos a ira para amanhã ela pode crescer e se enraizar e tomar conta do nosso coração prejudicando outras pessoas.

Como curar amargura na família?

Através da cura na família de Isaque e Rebeca podemos aprender sobre como curar a amargura na família baseando também nas orientações do apóstolo Paulo no Novo Testamento:


1- Cura da amargura do MaridoColossenses 3.18

A esposa ter SUBMISSÃO ao marido cura a amargura no coração deste. Submissão é estar sob a mesma missão, como Deus disse ao criar a mulher que seria uma auxiliadora idônea (Gênesis 2.18). O marido fica feliz quando a mulher lhe ajuda. Rebeca foi submissa ao se abrir contando ao seu marido a respeito de problemas com seus filhos (Gênesis 27.42).
A mulher pode curar a amargura do marido sendo submissa.


2- Cura da amargura da EsposaColossenses 3.19

A mulher e curada da amargura quando o marido tem AMOR pela Esposa como Cristo ama sua Igreja (Efésios 5.25) e não conforme o amor do mundo. Isaque amava Rebeca e  orou por sua mulher para que pudesse ter filhos (Gênesis 25.21).
O homem pode curar amargura da esposa amando-a.


3- Cura da amargura dos PaisColossenses 3.20

Os pais são curados da amargura quando os filhos andam em OBEDIÊNCIA para com seus pais em tudo (Efésios 6.1-3) como diz o texto. Obedecer quando a vontade do Pai e da mãe é a nossa é fácil, mas quando não é, fica difícil. Por isso é importante obedecer em tudo.
Quando Rebeca acolheu mais a Jacó do que Esaú, eles sofreram amargura. 
Os filhos curam amargura nos pais através da obediência.


4- Cura da amargura dos FilhosColossenses 3.21

A amargura dos filhos é curada quando os pais têm PACIÊNCIA com eles e não os provoquem à Ira fazendo coisas que não lhes agradam (Efésios 6.4).
É preciso haver união, pois um reino dividido não subsiste (Marcos 3.24) e não podemos servir a dois senhores (Lucas 16.13). Por isso o pai e a mãe devem entrar em acordo para não dividir os filhos confundindo-os. 
Os pais curam amargura nos filhos quando são pacientes.


5- Cura da amargura de IrmãosGênesis 33.1-4

Esaú e Jacó foram inimigos por 20 anos e guardaram amargura do passado. Mas Jacó mandou presentes à frente e foi se humilhando pelo caminho e se reconciliou com seu irmão.
Para irmãos é importante a RECONCILIAÇÃO, mesmo que sem palavras (que talvez acabe em acusações), mas com expressões como se humilhar, abraço, beijos, choro de arrependimento.
Um irmão deve perdoar o outro para ser curados da amargura.

Deus cura a amargura na família!

CONCLUSÃO: Isaías 53.4,5

Mesmo que talvez seu familiar não esteja aqui para ouvir esta mensagem e saber que pode curar sua amargura, saiba que Jesus está aqui e Ele pode curar você.
Deus quer que você ajude a curar a amargura de outras pessoas e que sejamos sarados por Ele para aliviar outras vidas.
Jesus levou sobre si toda a amargura do mundo e quer abençoar nossa família curando pelo seu sangue.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp