O dever do Perdão

-Tema: PERDÃO
-Introdução: Temos vários exemplos na Bíblia de perdão como o de José e seus irmãos, Jacó e Esaú, Davi com Saul, Jesus que também ensinou do Filho pródigo, a mulher adúltera e do credor incompassivo.
João Wesley dizia àqueles que lhe procuravam pedindo uma resposta para a forma de alcançar a santificação, que deviam escrever uma lista com nomes de pessoas que lhe ofenderam e orar todos os dias até sentir amor por estas vidas, mesmo que não mereçam. Aí sim teriam alcançado a santidade.
Às vezes nosso conceito de perdão é distorcido e sentimentalista, contudo não é assim. Mesmo que não sinta vontade ainda é preciso perdoar para que o coração seja livre para aceitar o amor à pessoa que lhe ofendeu.
A diferença na Bíblia é que perdão não é um sentimento. O perdão é uma ordem. Um mandamento para todo cristão.
Significado de Perdão: PERDER, aceitar o que o outro lhe fez e não quere receber em troca.
Como Perdoar?
Vejamos em Mateus alguns conselhos acerca do Perdão:



1- Devemos perdoar ANTES de tudo: Mateus 5.23,24
O perdão deve vir primeiro, não esperar as coisas piorarem e antes de ver a pessoa e passar por um confronto com ela (que às vezes é necessário), é preciso perdoar em oração diante de Deus.
Mesmo se estivermos com a razão aí é que mais ainda devemos dar o perdão. Precisamos deixar o sentimento de justiça própria e julgamento do próximo porque diante de Deus todos somos igualmente pecadores e carentes de perdão.

2- A condição do perdão: Mateus 6.12-15
Jesus disse que se não perdoássemos nossos inimigos também não receberíamos o perdão de Deus. Na oração do Pai nosso falamos isso, o que é muito sério. Seria como se disséssemos para Deus não perdoar nossos pecados ‘assim como não perdoamos os nossos devedores’.
A condição do perdão é o próprio perdão Divino. Se recusarmos perdoar estaremos recusando receber o perdão de Deus. A falta de perdão bloqueia nossas orações.
Quem conhece o Perdão do Pai, sabe perdoar!

3- Como pedir perdão: Mateus 18.15-17
Discutir: Qual é mais difícil: pedir ou dar perdão?
O texto diz que quem foi ofendido é que deve procurar o ofensor. O ferido procura o remédio com quem o feriu.
A orientação de Jesus é que a pessoa que se sentiu ofendida procure quem o ofendeu sozinha, se não der certo depois procure junto com alguém de testemunha, e então se não resolver leve o caso à Igreja. Mesmo assim se não adiantar, a pessoa que não quis se arrepender deve ser considerada como um publicano e pecador, o que para Jesus pode ser traduzido como digno de amor e misericórdia, não como uma pessoa desprezível.

4- Quantas vezes se deve perdoar: Mateus 18.21, 22 e 35
Jesus fez uma conta interessante usando a mística do povo com o número sete simbolizando a perfeição e multiplicando por setenta.
Na verdade se formos contas às vezes que alguém nos ofende até setenta vezes sete (490) chegaremos ao que diz o texto do versículo 35 “até que do íntimo’, é o que Jesus quis dizer, que devemos perdoar até sentir do fundo do coração o perdão aí não seremos mais atingidos por qualquer probleminha, nem sentiremos ofensas à toa.
Perdoe até o fim!
-CONCLUSÃO: João 20.22,23
O Espírito Santo nos dá autoridade para perdoar pecados!
Quando temos intimidade com Deus recebemos esta capacidade de perdoar de todo o coração às pessoas.
Como representantes de Cristo devemos perdoar como Ele perdoou.
O perdão é uma chave que liberta as algemas do ódio que acorrentam pessoas que não se amam. Quem perdoa é livre para amar.
Devemos perdoar por que:
-também erramos e somos carentes de perdão de Deus e de outras pessoas;
-não somos melhores do que ninguém para nos recusar a dar o perdão;
-o perdão e de Deus e nós devemos dá-lo a todos;
-as adversidades são uteis para moldar o nosso caráter, temperamento e personalidade, por isso devemos ter maturidade para entender as dificuldades nos relacionamentos;
-precisamos ser mais espirituais, não tendo ódio de pessoas amadas por Deus e discernir as armadilhas de satanás contra a nossa comunhão com os irmãos.

COMPARTILHE esta Pregação:

19 COMENTE!

Pastor o que senhor me diz sobre Esaú e Jaco, Jaco foi causador de tudo e Esaú não procuro jaco para pedi perdão e sim jaco sentiu a necessidade de pedi-lhe o perdão. Me explique

Respostas

Jacó sofreu o tempo todo em que fugiu de seu irmão Esaú. Na verdade ele quem deveria pedir perdão ao seu irmão como fez. Contudo, tanto quando somos ofendidos ou ofendemos devemos procurar nosso irmão, como Jesus ensinou em Mateus 18.15-17.

Respostas
Tatiane Mendonça mod

Estou procurando um esbolço para uma pregação trarei uma palavra sobre perdão e esse esbolço me ajudou bastante é a primeira ves que prego rsrsrs!

Respostas

todos nos devemos ter o perdao ,porque deus nos perdoa por cada pecado cometido por nos,por isso devemos nos perdoar e perdoar as outras pessoas

Respostas

Maravilhosa esta pregação. Usarei alguma coisa e deixarei o Espirito Santo tomar a frente, oh glória.Deus os abençõe.

Respostas

obriga pelo este esboço ,usarei alguns trechos , o resto o Espirito Santo me conduzirá. sou pregadora do grupo de oração da Renovação Carismática Católica .

Respostas

Eu quis dizer obrigada pela pregação .

Respostas

PTOR gostaria de saber como perdoar alguem q não se arrepende do pecado e q ja foi dado chances antes e continuou errando mesmo sabendo por vontade propria pois conhece a palavra nao basta so perdoarmos diante de nosso Deus pois em lc 17 diz q se a pessoa se arrepender devemos perdoar mas se não houver arrependimento???tem um se q é uma condicional creio q ser crente é não ser bobo...pois Deus nos deu sabedoria para sabermos lidar com pessoas escrupulosas...

Respostas

O mais importante é não ter magoas nem recentimento no coração sobre uma pessoa,se esta pessoa não quiser mudar ou não se arrepender vc fez a sua parte,então não precisa ter de ser amiga da pessoa só não pode ter ira ou magoa.E o que eu intendi.

Respostas

Desculpe-me, pastor, mas discordo um pouco do senhor, no que diz respeito a ir procurar quem me ofendeu. Quando estamos magoados com alguém e a pessoa nem sabe que nos ofendeu, eu concordo que a procuremos. No entanto, quando a pessoa sabe da ofensa causada, ela deve nos procurar e se arrepender, com está em Lucas 17:4. Veja minha situação: fui traída pelo meu marido e por uma irmã da igreja, eles adulteraram e pecaram contra mim. Eu é que vou procurá-los para que eles me peçam perdão pelo que fizeram? Incoerente.

Respostas

irmã nós andamos na contramão do mundo. talvez seja absurdo ter que pedir perdão a alguém que nos ofendeu mas a palavra de Deus nos ensina que o amor constrange,que há uma graça para suportar tal situação.


Respostas

irmã passei por um problema com uma companheira do meu tio e um visinho de trabalho, foram 10 anos que nós não se entendiam,eu falava que nunca ia pedir perdão deles pq eu não teria feito nada com eles. Ao passar do tempo aceitei JESUS e todos diziam que eu tinha que pedir perdão deles, mas não foi no meu tempo, foi tudo no tempo de Deus...passou 6 meses qndo ia ter um aniversaria da igreja ai eu estava no meu trabalho quando eu ouvir aquela voz dizendo; convida ela, então não entendia a voz de Deus. ouvir de novo aquela voz; convida ela, ai eu procurei alguém no meu lado mas não tinha ninguém só tava ela. continuei teimando ai o senhor falou de novo, convida ela não perca a oportunidade. irmã fiquei toda arrepiada ai olhei para ela e disse vamos para a igreja hoje? ai ela olhou para o meu rosto e disse não, ai eu entrei no meu trabalho e disse SENHOR fiz a minha parte agora é o senhor e ela. Qndo deu uns cinco minutos ela olhou para mim e disse vou sim você vem mim pegar. irmã ali foi a coisa mas maravilhosa que tinha mim acontecido vc não tem noção..depois fui atraz do meu visinho ai correu tudo bem,graças a DEUS. porisso lhe digo deixe Deus trabalhar pq ele vai lhe ajudar.
A paz do senhor jesus

Respostas

Devemos sim perdoar a todos aqueles que nos ofende,porque Deus nos ensina assim em sua Palavra muitas doenças hoje e por falta de perdão,a mágoa faz mau á saúde e é Deus quem cura as feridas da alma.Por isso irmãos perdoe 70x7;e verás como será tudo diferente na sua vida.

Respostas

Pastor essa pregação foi tudo que precisava ler pois trabalho com família na minha igreja e como precisava de estudo.a pregação é maravilhosa,Deus abençoe seu ministério.

Respostas

pastou estou c um problema pequei mais ja pedir perdao a DEUS ..SERA QUE ELE ME PERDOU ,,NAO SINTO O PERDAO DE DEUS

Respostas

pastor como vc me falaria ? Perdoar sim o tempo todo , mas e o relacionamento depois como ficaria ?? se fosse muito intimo ??
amigos e etc .. gostei muito do seu esboço . abrigado

Respostas

Penso que o perdão é um dever cristão, mas restituir a pessoa ao seu posto antigo depende da mudança da pessoa no caso por exemplo de um adultério, desde que a pessoa abandone seu pecado ainda fica a critério da outra parte aceitar de volta. Mesmo assim devemos perdoar.

Respostas

A paz do Senhor!! gostaria que o irmão me ajudasse... Estou passando por um problema com uma pessoa,ela simplesmente deixou de falar comigo, me ignora e nem a Paz do Senhor me dá.. nao sei o que fazer! é o caso de chegar e pedi perdão mesmo sem ter feito nada?

Respostas

Eu tbm vou pregar sobre esse tempo,

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!