Encontre uma Pregação

9

A Edificação da Igreja

-Tema: COMUNHÃO 
I Pedro 2.1-10
-Introdução: Neste texto o apóstolo fala da edificação da obra de Deus onde nós somos as pedras vivas”(v.5).
Várias coisas são necessárias para fazer uma construção, vamos comparar a construção com a edificação da Igreja.
A obra tem 3 etapas: base, paredes e cobertura. Cada etapa tem 3 materiais básicos: ferragens, pedras e cimento; tijolos, areia e argila; e madeiras, telhas e pregos.
Como se edifica a Igreja?
Vamos comparar cada etapa e cada material com algo importante para a edificação da Igreja:


1ª etapa- BASE: v.1
Para a base é preciso fazer uma limpeza no terreno como diz o texto em (I Pedro 2.1 deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações ).
Pedras: ficam no profundo do chão para dar firmeza e suportar o peso da construção. JESUS é a Pedra que devemos nos sustentar. A Igreja deve ser Cristocêntrica, Jesus deve ser o centro de tudo na Igreja.
Ferragens: fazem a liga entre o cimento e as pedras para dar estabilidade e força a obra. Uma construção sem ferragens bem amarradas é fraca. A UNIÃO é o que dá força a Igreja e sustenta ela de pé.
Cimento: é o material que faz a compactação de tudo. Onde o cimento passa fica forte e firme. Ele é poroso, mas ao contato com a água se solidifica. O AMOR é o que faz a Igreja ser sólida e firme.Cada um de nós somos fracos como o pó do cimento, mas em contato com a água da Palavra de Deus somos amassados como uma massa e ficamos firmes.
A base não é parte mais difícil e menos visível da obra, mas é muito importante porque ela sustenta tudo, por isso a Igreja precisa ter JESUS, UNIÃO e AMOR.

2ª etapa- PAREDES: v.2
As paredes, é quando a construção começa a crescer. Depois de feita a base a construção rapidamente se evolui e ficamos animados. Para as paredes precisamos basicamente de:
Tijolos: os tijolos são blocos de barro que são colocados um sobre o outro. O barro é fraco, mas se bem amassado, preparado, seco e cozido fica forte. E juntos fazem grande diferença. Um tijolo sozinho não faz a construção. Quem escolhe onde colocar cada tijolo e em que posição intercalados é o pedreiro. Do mesmo modo nós devemos de HUMILDADE, porque somos frágeis como o barro, mas juntos somos preparados e colocados onde Deus quer nos usar.
Areia: A areia é algo que é retirado dos rios e vai para as construções, está na parede de nossas casas. Um grão de areia é muito pequeno, mas um caminhão faz um montão enorme. Assim deve ser a nossa , embora muitas vezes pequena ela opera milagres gigantescos.
Argila: é uma espécie de barro muito fino e limpo que faz a liga entre os materiais como areia e cimento. Através da argila, mateiais tão diferentes como a areia e o cimento são unidos para formar uma massa homogênea que cola os tijolos e faz o reboco. Assim deve ser o RESPEITO de um para com o outro na Igreja para entendermos as diferenças e aprender a ser mais carinhosos uns com os outros aprendendo a conviver juntos embora sejamos diferentes uns dos outros.
Levantadas as paredes, a construção está vistosa e dá ânimo de continuar, por isso precisamos sempre de HUMILDADE, FE e RESPEITO.

3ª fase- COBERTURA: v.10
A cobertura é a parte final da obra, quando está perto de ser um abrigo pronto para nos receber. Para a cobertura precisamos basicamente de:
Madeiras: As madeiras são apoiadas sobre as paredes e são montadas uma encaixando na outra para ficarem firmes e suportar o peso das telhas. As madeiras têm que ser boas e fortes, estar curadas e bem encaixadas para agüentar as tempestades que caem sobre as telhas aumentando o peso. Podemos comparar as madeiras com a necessidade de PERSEVERANÇA na Igreja. È preciso ser bem preparado e ajustado para agüentar as provações. Não e qualquer problemas que pode derrubar a comunidade, para isso deve estar bem interligada, um suportando o outro.
Pregos: eles se tornam invisíveis porque entram na madeira, mas são importantíssimos senão tudo ficaria solto e cairia. Os pregos, embora não vistos são os responsáveis por firmar tudo. Assim precisamos da BIBLIA, através da pregação da Palavra de Deus que nos faz ficar firmes e preparados.
Telhas: elas protegem contra o sol e a chuva, são montadas de forma inclinada como um quebra-cabeças uma sobre a outra para que não caiam e fique bem tampado. Se mal colocadas podem cair e fazer chover na casa. As telhas representam a FIDELIDADE da Igreja que não permite ter gretas que sejam como goteiras para perturbar nossa vida espiritual. Quem é fiel está bem protegido contra os perigos deste mundo, porque Deus é fiel.
Assim como o telhado deve ser bem montado a Igreja deve ser bem equipada com PERSEVERANÇA, BÍBLIA e FIDELIDADE.

Faça sua parte para edificar a Igreja!
-CONCLUSÃO: v.9
Quando a pessoa esquece Jesus, perde a união,o amor pela Igreja, não é humilde, não tem fé, não respeita os irmãos, não é perseverante,não lê a Bíblia e não é fiel, a Igreja deixa de ser edificada e é destruída.
Deus tem um propósito par nós como Igreja, devemos estar bem certos disso e para exercemos nosso papel no Reino de Deus sendo edificados por Ele como pedras vivas de uma Edificação muito superior que é a Casa de Deus. Cada um tem um papel importante e nenhum destes ingredientes pode faltar.
Por isso busque sempre a Jesus, estar unido na Igreja, AME a obra de Deus, seja humilde, tenha , respeite os irmãos em suas diferenças, seja perseverante, firme-se na Bíblia e seja fiel que a Igreja e sua vida serão edificados.

9 comentários:

  1. gostei muito vou fazer uma Pregação com esta palavra pois muitos irão ver que sem deus não da para viver...recado de Letícia obrigada pela força.precisava ouvir esta palavra...continue assim faça uma pregação agora sobre(Moisés,jeremias de que deus aumento seus anos de vida)assim vera o poder de deus sobre tua vida.beijos não te conheço mais te desejo muitas bençãos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa esta mensagem, eu amanheci com vontade de levar uma palavra pra minha igreja hoje, no meu coração eu achei que não tinha nada então Deus me mostrou através destas palavras o que Ele quer pra sua igreja; Deus te abençoe muito
    Pastor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus ilumine seu caminho amém

      Excluir
    2. neste sábado vou fazer está pregação na minha igreja amei muito obrigado Deus

      Excluir
  3. adorei estes estudos são realmente muitos ricos

    ResponderExcluir
  4. muito edificante.que DEUS possa continuar usando a sua vida meu amado

    ResponderExcluir
  5. Estarei ministrando numa virgília com Base nesse estudo.
    Muito Bom adorei que sempre DEUS ilumine seus pensamentos e lhe conhecimento. .

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessa pregãção, por que está de acordo com o tema desse mês da nossa igreja, "Igreja Unida, Para Viver em Comunhão." Deus continue abençoando sua vida. Um abço

    ResponderExcluir
  7. AMEI VOU FAZER UMA PREGAÇAO BASEADO NESTA POIS O TEMA É UNIAO, DEUS ABENÇOE, POIS PARA NOS QUE ESTAMOS COMEÇANDONAGORA ISSO NOS AJUDA MUITO.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...