Encontre uma Pregação

5

O problema do Mundo: PECADO

-Tema: PECADO
I João 1.5-10 e 2.1,2
-Introdução: Se formos discutir problemas do mundo teríamos muitas coisas para falar, sobre crise, fome, corrupção, violência, etc. Mas o maior de todos os problemas do mundo ser resume em um só: o PECADO.

Obs.: O que é o pecado? É a ‘separação’ (Isaías 59.2) causada pela desobediência a Deus. Significa Errar o Alvo e deixar de fazer o bem (I João 3.4 e Tiago 4.17). Que é o perdão? Perdoar e perder a razão ou direito de justiça. E amar alguém que faz o erro e esquecer o que fez (Miquéias 7.19 João 3.16).
Jesus pregava o Arrependimento dos pecados como a solução para os problemas das pessoas, por isso ao curar alguém sempre dizia: “estão perdoados os teus pecados”.
Como solucionar o problema do pecado?
Muitas soluções são discutidas sobre os problemas do mundo, mas para o pecado a solução é: o perdão oferecido por Cristo na cruz.

1- Andar na LUZ: v.5-8
Deus nos chama para andar na luz da verdade. Quando Deus criou o mundo, a primeira coisa que disse foi: “haja luz” e Ele viu que a luz era “boa” e fez separação entre as trevas e a luz. Jesus e a verdade e luz do mundo.
Andamos na luz quando obedecemos a Deus. Isso nos faz ter comunhão com Deus e com os homens.
Sem luz não sabemos nem vemos nada, e somos enganados pela mentira, mas diante da luz há certeza e verdade.
v.8-10 não podemos dizer que não somos pecadores, por que isso é mentira e é pecado. Segundo I João 3.6 o servo de Deus “não vive pecando”, mas é um pecador. Como no caso de Ananias e Safira, que não se arrependeram de seu erro e morreram. Deus sabe tudo porque Ele é a luz e a verdade.

2- Confessar os pecados: v.9
O mundo sempre quer arrumar uma desculpa, um motivo para o pecado, como Adão que colocou a culpa em Eva e esta colocou a culpa na serpente. Deus não aceitou suas desculpas. Desculpar é diferente de perdoar. Pedir desculpa é o mesmo que não ter mais culpa, porém o erro continua já perdoar é apagar o erro. Nunca dê desculpas ou culpe alguém.
Deus é amoroso e quer perdoar, mas é preciso reconhecer o erro. Aquela mulher samaritana no poço de Jacó confessou seu pecado e recebeu o perdão.
Isaías 1.18 - Deus nos chama para conversar e quer nos perdoar totalmente.
Para confessar os pecados e preciso ter humildade para se arrepender sinceramente. Dar o nome do pecado, dizer o que fez e sempre (todos os dias) fazer um exame pessoal e confessar seus erros ao Senhor Jesus que ouve e perdoa.

3- Receber o perdão: 2.1,2
Jesus é a garantia do perdão!
Jesus nos dá a certeza do perdão porque Ele veio pessoalmente nos perdoar e está intercedendo por nós. A prova disso é que o Seu Espírito nos convence do pecado, (João 16.8-11).
Pedro foi avisado de que negaria ao Senhor Jesus, mas não foi humilde para reconhecer que é fraco e pedir ajuda. Ele foi arrogante, mas Jesus o perdoou.
Deus nos avisa de que somos pecadores e nos perdoa se confessarmos e nos arrependermos.

Cuidado com o PECADO! Ele mata!
-CONCLUSÃO: I João 2.15-17 (Tiago 4.4)
Precisamos deixar as coisas do mundo e buscar as coisas de Deus. Ter cuidado com a amizade do mundo por que ela e inimizade contra Deus.
Como diz a frase “ou a Bíblia te afastará do pecado ou o pecado te afastará da Bíblia”.

5 comentários:

  1. De tudo isso falado nesta pregação e lição para nos. Que Deus te ilumine sempre Amem.

    ResponderExcluir
  2. Noossa , é uma otimaah pregação! Mto beein explicada agoora voÔ studáar beein ela para ministrar na igreja ! Qe Deus abençõe grandemente stáah Obra (: '

    ResponderExcluir
  3. marcio; no livro de romanos diz; Pela desobediência de um fomos feitos pecadores, más pela obediência de um só JESUS CRISTO, muitos serão feitos justos. Porque onde abundou o pecado, superabundou a graça para que assim como o pecado reinou na morte, também a graça de JESUS CRISTO reinasse pela Justiça para a VIDA ETERNA.(romanos 5:19-21).

    ResponderExcluir
  4. gostei muito precisava mesmo de ter uma base pra ministrar sobre o pecado

    ResponderExcluir
  5. Poderiam ter mais explicações no site: Jw.org gostei muito e indico!!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!