O que é Salvação?

-Tema: Salvação

Efésios 2.4-10


-Introdução: Você saberia responder a esta pergunta? Ser salvo pode referir-se a alguém que sofreu um acidente, um afogamento, um perigo e foi livrado por alguém que seria seu salvador/herói. Contudo a maior salvação que alguém pode experimentar é a salvação de sua alma para a vida eterna, que só pode ser oferecida por Jesus Cristo pelos méritos de sua morte sacrificial na cruz.

Como ser salvo?

Vamos comparar a salvação com uma viagem que tem origem, caminho e destino:

1- Origem da salvação/GRAÇA: v.5c e v.8a

A origem é de onde viemos.
De onde vem a Salvação?
O texto deixa claro que a salvação é de graça, não custa nada devido ao amor e misericórdia de Deus por nós (v.4).
Está bem claro que ‘isto não vem de obras... para que ninguém se glorie’ (v.8,9) pois se fosse das obras, seria conquistado pelo próprio homem/mulher e estaria sujeito à vontade e justiça humana, mas se é pela graça, então só pode ser concedido por Deus.
Muitas pessoas e religiões querem pagar sua própria salvação e se decepcionam porque é impossível. Somente Jesus pode pagar a salvação, por que não somos merecedores de nossa salvação, pois ‘estando nós mortos em nossos delitos, Ele nos deu vida’ (v.5).
Não há nada de bom que possamos fazer para que Deus nos ame mais. Não há nada que deixemos de fazer para que Deus nos ame Menos. Por que Deus é Amor!

2- O Caminho da Salvação/FÉ: v.8b

O caminho significa a direção que vamos seguir. Para chegar ao destino precisa-se de seguir o caminho certo. Se partirmos de um lugar para outro devemos escolher qual direção melhor para chegar ao destino. Qual é o Caminho para a Salvação?
O texto diz que é ‘pela fé’, ou através da fé. Mas será que é qualquer fé, em qualquer crença ou deus? Não. É uma fé específica em uma única pessoa que é Jesus Cristo que disse: ‘eu sou o caminho, a verdade e a vida’ (João 14.6). Jesus não disse ‘um dos caminhos’, ‘uma das verdades’ ou ‘uma das vidas’. Muitos dizem que há muitos caminhos para chegar até Deus, que há muitas verdades sobre Deus ou que podemos passar por várias vidas para conhecer a Deus. Mas Jesus disse diferente, que somente ele é o único caminho, única verdade e única vida.

3- Destino da Salvação/DOM DE DEUS/ VIDA ETERNA: v.8c

Uma viagem tem um destino almejado. Qual o destino de quem parte da origem da Graça e segue pelo Caminho da fé em Jesus Cristo?
O destino de quem pela Graça e através da fé em Jesus busca a salvação não pode ser outro senão a mesma. Alcança o Dom/presente de Deus, que é a Vida Eterna.
Enquanto estamos aqui nesta terra Jesus nos dá Vida e Vida em Abundância (João 10.10), mas o maior prêmio é a salvação de nossa alma.
Mas não é só de coisas ‘abstratas’ que devemos ter como destino. O texto também diz que é ‘para boas obras’ (v.10). Embora não diz que não somos salvos ‘pelas obras’ (origem), mas ‘pelas obras’ (destino). Devemos fazer obras como conseqüência da nossa salvação em Cristo. Se você é salvo, seu destino é viver fazendo boas obras com gratidão pela salvação que você recebeu gratuitamente.

Receba a Salvação pela Graça, por meio da Fé e tenha o Dom da Vida Eterna!

-CONCLUSÃO: ’sois salvos’
Aqui não diz que seremos, sereis ou seríamos salvos no futuro e sim no presente. Então a Salvação é para agora, já.
Por mais que entendermos tudo isso, somente quando estivermos nos céus com Deus, Ele vai nos ‘mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco’ (v.7).

Creia e aceite esta salvação!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp