Fogo do Espírito

gif coração chamas fogo

Hebreus 12.29 “porque o nosso Deus é fogo consumidor

Introdução: Vemos dentre um dos simbolismos do Espírito Santo um mais impressionante que é o fogo. Fogo representa poder, força, luz e calor. Também é usado como imagem de santidade visto que pode purificar.

   Para saber mais sobre o assunto, leia o estudo: Símbolos do Espírito Santo.

O fogo do Senhor arde em seu coração?

Vamos refletir sobre a manifestação do Espírito Santo como fogo e como se manifesta:

1- Na presença de Deus há fogo: Deuteronômio 4.11,12,15,24

A Bíblia declara que a única forma visível que Deus já se manifestou foi em forma de fogo. Ao povo de Israel numa coluna de fogo (Êxodo 13.21,22) e a Moisés como uma chama de fogo na sarça ardente (Êxodo 3.2)
 Quando sentimos a presença do Senhor é como se um fogo forte e brilhante estivesse diante de nós. Busque esta presença e sinta este calor glorioso.

2- Batismo de Fogo: Lucas 3.16

O batismo com água é um símbolo do novo nascimento, uma nova vida, mas a consumação desta nova vida vem pelo batismo com o Espírito Santo. Então primeiro devemos ser batizados em água e depois em fogo. Este batismo de fogo é eterno e durador por que não lava apenas o exterior como a água, mas dentro do coração purificando de toda impureza.
Se você já se batizou então precisa buscar o batismo de fogo para ser cheio do Espírito Santo e a obra do Senhor ser completada em sua vida.

3- Com Renovação espiritual: Atos 2.3

Quando os discípulos receberam as ‘línguas de fogo’, eles estavam com medo e desanimados, mas foram renovados pelo Espírito Santo e capacitados a pregar o evangelho dando frutos para o Reino de Deus.
Peça que sobre a sua cabeça haja brasas vivas do Espírito Santo para renovar sua vida e te capacitar para servir ao Senhor.

4- Através da Oração: 2Crônicas 7.1-3

Quando Salomão consagrou o Templo, um fogo de Deus veio revelando sua Shequinah  (fogo, glória) sobre a casa de Deus. Este foi um sinal de que quando oramos Deus manda fogo do céu como fez também com Elias várias vezes respondendo através do fogo (I Reis 18.38; II Reis 1.10,12 e 2.11).
Creia que quando você ora, Deus manda seu fogo do céu e te protege como diz o hino “muralhas tem de fogo que me protegerá desde agora até o dia em que eu morrer”.

5- Através da Bíblia: Lucas 24.32

Dois discípulos no caminho de Emaús se encontraram com Jesus e mesmo antes de saber que era Ele, sentiram seu coração arder (queimar) pela presença do Espírito Santo enquanto a Palavra de Deus é falada.
Em Jeremias 23.29 diz: “não é a minha palavra fogo, diz o Senhor..?”. Quando lemos a Bíblia, ouvimos pregações ou conversamos sobre as Escrituras, a Palavra de Deus, devemos sentir queimar nosso coração.

6- Quando perdoamos: Romanos 12.20

A única situação que Deus garante que nos porá brasas vivas sobre a cabeça é quando perdoamos alguém ou como aconteceu com Isaías pedimos perdão por nossos pecados e Deus manda uma brasa viva para nos purificar (Isaías 6.6,7).
Quer ver sua vida espiritual ser renovada? Perdoe alguém que tem te ofendido, peça perdão por suas faltas consagrando sua vida e verá Deus agir sobre a sua cabeça com fogo espiritual.

Sinta o fogo do Espírito em seu coração!

CONCLUSÃO

O grande avivalista João Wesley disse que sentiu seu coração abrasado e sua vida e ministério foram totalmente transformados com o poder de Deus. Todos precisam sentir este calor, luz e vida em nossas vidas para nos preencher totalmente.
Para saber mais sobre o assunto, leia o estudo: Símbolos do Espírito Santo.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp