A Palavra de Deus

-Tema: BÍBLIA

Salmos 19.7-10

-Introdução: Responda: A Bíblia é a Palavra de Deus ou apenas contém a Palavra de Deus? A Bíblia é um livro tão completo sobre a vida que fala sobre tudo até sobre ela mesma. É o único livro que perdurou por séculos sendo tanto odiado como amado por milhares de pessoas. Este livro foi perseguido e procurado por muitos anos, mas ninguém conseguiu aniquilar seu conteúdo, por isso hoje a temos nas mãos e precisamos valorizar.

Como entender a Bíblia?

Vamos ver um pouco na própria Bíblia o que ela fala de si mesma:

1- O que é a Palavra de Deus?

Dentre inúmeras descrições sobre o que é a Bíblia encontramos estas que se destacam:

a)     é a VerdadeJoão 17.17
A Bíblia não apenas fala a verdade como também é a própria verdade.
b)     é viva e eficazHebreus 4.12
A Bíblia é viva por que ela age atuando em nossas vidas sendo também eficaz em tudo que faz dá certo.
c)     é inspirada por DeusII Pedro 1.20,21
Embora tenha sido escrita por mãos de homens, a Bíblia foi inspirada por Deus a eles. Prova disto é que foi escrita em lugares, épocas, línguas e pessoas diferentes e mesmo assim ela trata dos mesmos assuntos sendo coerente em tudo o que diz, pois o Autor é o mesmo Deus.
d)     é útilII Timóteo 3.16,17
A utilidade da Bíblia é para diversos assuntos da vida dando sabedoria e conhecimento ao ser humano em todas as áreas de sua existência.

2- O que se deve fazer com a Bíblia?

A bíblia como vimos é verdadeira, viva, eficaz, inspirada por Deus e útil, resta então saber o que fazer:
a)     examinarJoão 5.39
Isso é muito mais do que apenas ler. Devemos estudar com cuidado procurando respostas para nossa vida prática. É como uma carta de uma pessoa amada que desejamos reler muitas vezes e memorizar cada palavra.
b)     manejar bem II Timóteo 2.15
Como a Bíblia é uma biblioteca com muitos livros, devemos aprender a manejar este precioso livro sabendo encontrar os capítulos e versículos. Isso significa ter intimidade com as páginas da Bíblia como um texto que teria sido escrito especialmente para você.
c)     Habitar em nós Colossenses 3.16
Quando aprendemos as palavras da Bíblia, ela começa a habitar em nossos corações. Saber ‘de cor’ significa ‘de coração’.
d)     PraticarTiago 1.22
Nada adiantaria saber o que é a Bíblia, examinar, manejar bem e até mesmo decorar se não praticarmos, tudo será em vão.

LEIA A BÍBLIA!

-CONCLUSÃO:
O estudo da Bíblia deveria ser algo tão natural em nossa vida como comer, como se fosse uma necessidade. Contudo as necessidades naturais que temos são carnais e não espirituais. Só quem está vivo e saudável espiritualmente tem um apetite voraz pela Palavra de Deus. Quem está morto ou enfermo espiritualmente não sente esta fome.

Se sabemos tudo isso sobre a Bíblia então chegou a hora de pegar este maravilhoso livro e conhecê-lo a cada dia mais e mais para que penetre em nossas mentes, corações e se torne parte de nossa vida prática a cada momento que vivemos.
Comece agora!

E-book: Interpretação Bíblica

Como Ler, Estudar e Compreender a BÍBLIA?
Aprenda a ler, estudar, compreender a Bíblia de forma simples e prática.
A Bíblia é ou apenas contém a Palavra de Deus? Como um livro fechado, para mentes e corações fechados, a Bíblia apenas contém a Palavra de Deus. Já para quem se abre diante das letras nela impressas com mente e coração dispostos a compreender, a Bíblia é a voz de Deus falando direta e profundamente.
Adquira o eBook:
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp