Encontre uma Pregação

10

O perigo das perdas espirituais

-Tema: VIGILÂNCIA
II Reis 6.1-7 e Lucas 15.8-10
-Introdução: Nestes dois textos, um do Antigo e outro do Novo Testamento, encontramos duas histórias de pessoas que perderam um objeto. Um homem que perdeu um machado dentro d’água e não tinha como encontrá-lo e uma mulher que perdeu uma moeda e procurou insistentemente. Ambos encontraram. O machado foi devolvido por interferência milagrosa do profeta Eliseu e a moeda foi encontrada por perseverança da própria mulher.
Vamos fazer uma comparação através de alegoria entre o que foi perdido pelo homem e a mulher. O machado, vamos chamar de ferramentas espirituais e a moeda de valores espirituais. O homem, compararemos ao cristão em si e a mulher à Igreja como um todo.
O que você tem perdido?
Vejamos algumas coisas que a Igreja não pode perder:

1- Ferramentas espirituais:

Semelhante àquele homem, muitas vezes perdemos uma ferramenta importante que está em nossas mãos e ficamos sem condições para o ministério. Vejamos algumas ferramentas espirituais que não podemos perder:
a)ComunhãoII Reis 6.1-3: ‘O machado era emprestado’ (v. 5) e por causa daquele machado estaria em risco a comunhão do homem que o perdeu com quem o emprestou. O propósito deles ali era fazer uma casa para estarem juntos. A comunhão é uma ferramenta para o fortalecimento da Igreja.

b)Serviço II Reis 6.4,5: eles estavam trabalhando e por causa do machado tiveram que parar para procurar. Existem coisas que acontecem para fazer a Igreja parar e não podemos deixar de servir.
c) Culto: os discípulos de Eliseu estavam com ele para aprender e certamente cultuavam ao Senhor juntos. A adoração é uma ferramenta importantíssima para a Igreja. Através do culto é que aprendemos e nos formamos como Igreja.
d)Oração: associada ao jejum, a oração é a força da Igreja. Esta ferramenta é a ‘chave mestra’ para tudo na obra do Senhor.
e) Palavra: A Bíblia é uma ferramenta que deve ser usada e manuseada por todo servo de Deus (II Timóteo 2.15). Ela é a fonte e recurso para tudo que fazemos na Igreja. Não podemos trocar o estudo da Bíblia por qualquer outra atividade, pois se tornaria apenas entretenimento religioso. A pregação e o ensino Bíblico devem ser prioridade na Igreja, se não, significa que têm valor secundário.

2- Valores espirituais:
Dracma de Lleida com a legenda Iltirtar
Como aquela mulher, muitas vezes a Igreja também perde alguns valores e deve procurá-los com afinco para não ficar sem seu tesouro e pureza. Vejamos alguns valores que como Igreja não podemos perder ouse perdemos devemos procurar:
a)TestemunhoLucas 15.8: ‘acende a luz’ como a mulher que acendeu a luz para encontrar a moeda, a Igreja precisa lutar para manter sua luz acesa na comunidade onde está para levar o brilho do evangelho aos que estão perdidos em trevas.
b)Perseverança Lucas 15.9: ‘até encontrar’. A mulher foi perseverante. Não desistiu enquanto não achou a moeda. Assim também devemos ser perseverantes e procurar até achar os valores que precisamos para ser uma Igreja forte e madura.
c) Perdão Lucas 15.8: Quando a mulher ‘varre a casa’, ela também tirou algumas sujeiras que encontrou. Da mesma forma quando a Igreja procura os valores que precisa, às vezes encontra algumas sujeiras e é preciso primeiro arrumar a casa para então se alegrar. O perdão é um valor importante para manter a igreja limpa de toda mágoa e pecado.

d)Alegria Lucas 15.9,10: a mulher festejou com suas amigas e Jesus declarou que no céu também tem festa. A Igreja deve ter um ambiente festivo. Mas não de um clube social. O motivo da festa deve ser a salvação de almas e conseqüência de um ambiente sadio.
e) Respeito: A dracma da mulher tinha um sentido de  virgindade. Se não a encontrasse significaria que tinha perdido sua pureza e poderia ser julgada por isso, o que justifica sua avidez em procurar a dracma. Do mesmo modo, a Igreja hoje deve procurar os valores do respeito como Paulo orientou ao Timóteo como tratar, mulheres, donzelas, idosos e líderes (I Timóteo 5). Precisamos aprender a respeitar mais o irmão e ter temor de Deus antes de tudo. Será que as tantas divisões no meio do povo de Deus não significam que se perdeu o respeito e o temor?

Não perca o que Deus te Deus!

-CONCLUSÃO‘Eis que venho, sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa’. Apocalipse 3.11
As ferramentas que Deus nos dá são importantes para vencer as lutas e o valor que recebemos do Senhor não pode ser subestimado nunca.Cuide do que tem recebido de Deus, que Ele te recompensará. Ele faz flutuar o que se perdeu e te dá alegria dobrada!


10 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DE SEU CANTO AMADO, SEUS ESBOÇOS ESTA ME CERVINDO MUITO, QUE DEUS TE DÊ SEMPRE ESSA SABEDORIA PARA TRANSMITIR A PALAVRA COM VERDADE E OBEDIÊNCIA NO ESPÍRITO, SOU DE MANAUS E AQUI O FOGO É PURO TAMBEM. PAZ DE CRISTO E UM FELIZ ANO NOVO CHEIOS DE BENÇÃOS.

    ResponderExcluir
  2. paz seja muito bom os esboços,as imagens transmiti uma grande realidade. parabens

    ResponderExcluir
  3. PARABENS QUERIDO PASTOR, E QUE DEUS CONTINUE ABENCOANDO SUA VIDA , FAMILIA E MINISTERIO.
    VOSSO ADMIRADOR.
    PR. JOSE SOUZA
    USA

    ResponderExcluir
  4. a paz espero que DEUS continue abençoando a sua vida,que DEUS continue te usando com essas mensagens direto do trono um abraço campo grande ms

    ResponderExcluir
  5. a paz do senhor que Deus continue a ministrar poderosamente em sua vida ,e como consequencia somos muito abençoados tambem atraves de suas mensagens.

    ResponderExcluir
  6. Que a paz do Senhor seja contigo amado! Me chamo Milena e gostaria de dizer q as mensagens elaboradas por ti, tem sido de GRANDE ajuda para mim... No auxilio no casamento, como ensinar meu filho e como viver uma vida certa na presença daquele que não há falhas: Jesus! Enfim peço a Deus que te abençoe e continue a te inspirar.Fica na paz de quem é a PAZ!

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor Jesus, encontrei por acaso essa perola que é esse blog, parabéns estou muito contente, por que podemos ainda nos deleitar com a palavra de Deus, que o Senhor Jesus continue lhe usando mais e mais...

    ResponderExcluir
  8. pastor,Deus lhe abencoe, tem sido uma bençao as pregaçoes e esboços para igreja,fico alegre por ter encontrado seu blog sem imaginar que existia essa maravilha.

    ResponderExcluir
  9. Olá pastor a paz queria saber se tem algum problema compartilhar suas mensagens na minha igreja?
    Suas mensagens são maravilhosas que Deus possa está te abençoando conseguir elaborar uma mensagem pra poder pregar e adoraria compartilhar suas mensagem um abraço fique na paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, as mensagens estão aqui para ser compartilhadas. Pregue e deixe Deus te usar com a inspiração e poder do Espírito Santo.

      Excluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor.
Muito obrigado por participar!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...