O selo do Espírito

selo de cera marcado com carimbo de anel

II Coríntios 1.21,22 “Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração”

Introdução: O selo nos tempos bíblicos era uma marca feita sobre animais, escravos ou bens para destacar quem seria o seu dono. O selo também era um lacre (Daniel 6.17) sobre algo determinado por uma autoridade superior. Cartas também eram seladas (I Reis 21.8) com a marca de um anel real para mostrar o valor do que havia ali decretado e quem estava enviando. Era também como uma assinatura feita com sinete ou um carimbo sobre uma massa.
Este significado do selo mostra que quando se falava em selo no Novo Testamento, atribuindo ao Espírito Santo, refere-se a algo que foi marcado como propriedade de Deus, algo que foi concluído.

 Para saber mais sobre o assunto, leia o estudo: Símbolos do Espírito Santo.

Você já recebeu o selo do Espírito?

Vamos procurar compreender o significado do Selo do Espírito para nossas vidas:

1- Marca de Propriedade: II Timóteo 2.19

O selo traz a ideia de possuir ou marcar propriedade.  Ao colocar o selo como um símbolo, o local está sinalizado de quem pertence tal coisa como uma autenticação do dono. Isso serve para mostrar que os crentes em Jesus são propriedade particular de Deus (I Pedro 1.9). Somente quem recebe a Jesus Cristo e o declara como Senhor de sua vida é que temo selo do Espírito Santo (I Coríntios 12.3).
Você se sente propriedade de Jesus? Ou se comporta como se fosse dono de si mesmo?

2- Marca de Santidade: Êxodo 39.30

O sumo-sacerdote ao assumir seu posto, recebia uma coroa que consistia numa lâmina de ouro onde estaria escrito: SANTIDADE AO SENHOR! (Êxodo 28.36-38).
Da mesma forma nós hoje somos sacerdotes do Deus Vivo e podemos ministrar em Sua presença, mas a única exigência do Senhor é Santidade. Se um sacerdote entrasse na presença do Senhor e estivesse em pecado ele morria.
A santidade é o compromisso com Deus e a luta contra o pecado.
Você tem buscado a santidade em sua vida?

3- Marca de Promessa: Efésios 1.13 e 4.30

A Bíblia diz que somos selados com o Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13). Os crentes têm sido selados (Efésios 4.30), mas devem ter o cuidado para não destruir a impressão deste selo (II Coríntios 1.22).
A vinda do Espírito Santo é a maior promessa de Jesus para seu povo. Quando recebemos o Espírito Santo, somos selados, marcados por Deus.
Você crê na promessa do Espírito Santo?

4- Marca de Salvação: Apocalipse 7.2,3

Antes da volta de Jesus, Deus mandará selar os seus para suportarem à Grande Tribulação e os selados pelo Espírito Santo não receberão a marca da besta. O selo de Deus será a garantia da salvação e proteção contra todo o mal.
A marca do Espírito Santo selando as frontes dos crentes significa uma convicção profundo de fé e mentes esclarecidas contra todo o engano e perseguição do inimigo. A certeza da salvação é uma marca do selo do Espírito em nossas mentes.
Você tem essa convicção em sua mente e coração que é protegido e salvo por Deus?

Receba o selo do Espírito Santo!

CONCLUSÃO

Certamente o selo do Espírito não é algo visível, mas será em nosso coração, como afirma o texto básico desta mensagem (II Coríntios 1.22).
Como diversos produtos hoje se preocupam em ter o ‘selo de garantia’, ‘selo de originalidade’ ou ‘selo de qualidade’, também precisamos nos preocupar como igreja de que os cristãos sejam selados com esta garantia, qualidade e originalidade combatendo a pirataria espiritual.

 Para saber mais leia o estudo: O Selo de Deus.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp