2

O Senhorio de Jesus

-Tema: COMPROMISSO
João 10.1-16
-Introdução: Um pastor de ovelhas tem um cuidado especial com sua criação. Temos o exemplo bíblico de Davi que apascentava suas ovelhas com seu cajado para guiá-las e resgatar de algum perigo e a vara para espancar qualquer animal feroz como fez com um leão.
Em Lucas 2.11, os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus como “o Salvador que é Cristo, o Senhor. Muitos querem ser apenas salvos por Jesus, mas não querem que ele seja seu Senhor.
A palavra Senhor na Bíblia vem da linguagem do escravo que se refere ao seu amo como proprietário e dono. Esse é o Sentido de Senhor (Adonai).
Jesus nos salva, mas quer ser o nosso Senhor, dono e interferir diretamente em nosso viver.
Você reconhece o Senhorio de Jesus?
Vejamos à luz deste texto o que significa o Senhorio de Jesus Cristo e qual é o papel do pastor e da ovelha:
1- O bom pastor:
Neste texto podemos perceber a presença do pastor quando Jesus fala dele mesmo. Jesus é o verdadeiro pastor e vejamos o que Ele faz:
-v.2: entra pela porta
É educado e amoroso. Entrar pela porta se refere ao nascimento de Jesus através de uma mulher e não como satanás que usa o corpo de outras pessoas. Jesus está batendo à sua porta: abra! (Apocalipse 3.20).
-v.3: chama as ovelhas pelo nome e v. 14: as conhece
Isso revela conhecimento e intimidade. Jesus chamou os apóstolos pelo nome e a alguns ele deu um novo nome como Simão (aquele que ouve) que ganhou nome de Pedro (rocha firme) e Saulo (o grande) que ganhou o nome de Paulo (o pequeno). Jesus te chama pelo nome!
-v.3: vai adiante das ovelhas
O pastor deve conduzir as ovelhas indo adiante delas para as guiar. Assim é o Senhorio de Jesus, Ele deve ir adiante de nós. Jesus quer guiar você!
-v.9: é a porta das ovelhas
Jesus é a porta para que as ovelhas conheçam a salvação e sejam livres. Na verdade aqui traz a figura de um pastor que fica na porta do aprisco protegendo as ovelhas. Também significa uma saída para quem está preso em algum vício, por exemplo. Jesus é a porta, a saída pra você!
-v.11 e 15: dá a sua vida pelas ovelhas
Isso ninguém mais faz. O restante qualquer pastor poderia fazer, mas dar sua vida somente Jesus poderia fazer. Por isso Ele é digno de ser Senhor de nossas vidas! Jesus deu a Vida por você!          
        
2- A verdadeira ovelha:
O texto também revela as características de uma verdadeira ovelha pelo que ela faz:
-v.2 e 4: entra pela porta
A ovelha também entra pela porta e a porta é Jesus, a única forma de se pertencer a Deus. Por isso nenhum outro atrativo deve marcar a vida de um cristão além do Senhorio de Jesus Cristo em sua vida. Quando a pessoa vem a igreja interessada em outra coisa que não isso ela  não persevera. Mas se Jesus Cristo é o Senhor de sua vida pode suportar qualquer provação.  Você já entrou por esta porta que é Jesus?
-v.3: ouve a voz do pastor e v.4: reconhece
Uma ovelha conhece a voz do seu pastor. Do mesmo modo devemos conhecer a voz de Jesus falando ao nosso coração intimamente. Você conhece a voz de Jesus?
-v.4: segue o pastor
Jesus deve ser o número 1 em nossa vida. O único Senhor. Ele está à nossa frente. Devemos segui-lo e não que ele venha atrás de nós nos seguindo.
Você tem seguido a Jesus ou está indo à frente Dele?
-v.5: foge do mal
Uma ovelha é dócil e frágil e não procura o mal. Então da mesma forma devemos lutar contra tudo que é ruim.
Você tem fugido do mal ou procura coisas ruins?
-v.10: tem abundância
O pastor provê para a ovelha pastos verdejantes e águas tranqüilas (Salmos 23.2) e não permite que o ladrão a roube. Jesus tem uma vida abundante pra você!

Receba o Senhorio de Jesus em sua vida!

-CONCLUSÃO
‘Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim’ João 10.14
Você conhece a Jesus? Ele é o Senhor e dono de sua vida? Você se reconhece como uma ovelha?
Entregue o senhorio total de sua vida a Jesus. Ele quer ser o dono absoluto de tudo em você.
Isso significa que você não fará mais a sua vontade e sim a de Deus.
 Ele deu a sua vida totalmente por nós e quer que nos entreguemos por inteiro a Ele.
COMPARTILHE esta Pregação:

2 COMENTE!

Muito lindo e abençoado este texto, e com certeza Jesus tem todo o direito sobre nós, visto que pagou o preço com sua própria vida, só temos que nos render a Ele em sujeição e obediência...agirmos como verdadeiras ovelhas do seu rebanho.
Deus abençoe os amados irmãos!

Respostas

Este esboço veio na hora certa porque estou fazendo estudos para novos convertidos na implantação de Igreja.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!