Rei, Profeta e Sacerdote: a missão de Jesus revelada em seu nascimento

Tema: NATAL

ouro incenso e mirra

Mateus 2.1-12

Introdução: O nascimento de Jesus foi cheio de acontecimentos e personagens controversos. José, Maria, os pastores e os magos foram avisados por anjos e em sonhos.
Havia uma estrela que sinalizava a presença de Jesus na terra, uma luz que veio ao mundo (Isaías 9.2), mesmo assim muitos não perceberam.
Um rei que o odiava (Herodes) e três reis que o amavam (magos) mostrando que mesmo que o inimigo se levante, Ele é o Rei dos reis. Eram chamados de magos por que estudavam astronomia e este era um título dado aos sábios da época.
Os sacerdotes que sabiam com precisão onde Jesus nasceria (Belém) não o viram. Já os pastores, que eram proibidos de adorar no templo, por sua profissão ser considerada imunda, tiveram o privilégio de ver Jesus.

Qual a missão de Jesus ao vir ao mundo?

Vamos refletir sobre a missão de Jesus comparando os presentes doados pelos magos, como símbolos de sua missão ao vir ao mundo:

1- Ouro = rei: v.11c

A família de Jesus era pobre, prova disso que deram a oferta sacrificial de dois pombinhos (Lucas 2.24). Deus, por sua provisão, mandou aqueles reis magos levarem ouro para Jesus para servir como fonte de sustendo naquele período em que teriam que fugir para o Egito.
O ouro significa que Jesus é Rei. Somente um Rei superior poderia receber ouro de outros reis.
Jesus é o Seu Rei?
Dê a Ele o tesouro de seu coração!

2- incenso = sacerdote: v.11c

O incenso era utilizado pelos sacerdotes no templo. O significado do incenso era a oração (Salmos 141.2). Um sacerdote acendia incenso quando fazia as orações pelo povo.
Os magos deram incenso a Jesus por que era uma oferta sagrada além de servir para espantar moscas no ambiente onde estivesse a criança recém nascida.
O incenso simboliza que Jesus seria sacerdote. Segundo a bíblia Ele é o supremo sacerdote segundo a linhagem de Melquisedeque (Hebreus 7.17 e 21). Os magos sabiam que Jesus intercederia por nós como sacerdote para sempre.
Jesus é o Sumo Sacerdote que intercede por nós.
Você reconhece Jesus como seu Sacerdote que intercede por sua vida?
Então entregue a Ele seus pedidos e orações!

3- Mirra = profeta: v.11c

A mirra é um óleo cheiroso extraído de uma planta espinhosa. Era utilizada pelos profetas para ungir as pessoas que fossem consagradas reis ou para ministrar cura aos leprosos.
Os magos deram mirra para Jesus por que era usada como óleo em crianças para dar frescor e hidratar a pele, além de servir como repelente de moscas. Os magos sabiam que Jesus era o profeta esperado por séculos.
Jesus é o profeta supremo que haveria de vir, cumprindo todas as profecias a seu respeito e anunciando um novo tempo da Graça de Deus!
Jesus é o Profeta de sua vida?
Deixe-o anunciar o que será de seu futuro: a vida eterna!

Receba Jesus como seu Rei, seu Profeta e Sacerdote!

CONCLUSÃO

Estas três funções mostram três pessoas que sempre precisamos em nossa vida. Todos precisam ter um rei ou governante que lhe seja superior. Todos precisam de um sacerdote ou alguém que lhe ajude ou defenda. Todos precisam de um profeta ou alguém que lhe ensine a verdade. Contudo ninguém consegue exercer ao mesmo tempo estas três tarefas. A plena realização dessas necessidades está completa em uma só pessoa: Jesus Cristo!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp