9

Aliança de Deus com Abraão

-Tema: ALIANÇA COM DEUS
Gênesis 12.1-3
-Introdução: Sem dúvida a história de Abraão é uma das maiores referências para nós no Antigo Testamento por que ele foi chamado “pai da fé” (Romanos 4.16) e “amigo de Deus” (Tiago 2.23). Por isso a Aliança de Deus com Abraão nos ensina como podemos fazer uma Aliança com Deus.
[cccc.bmp]No texto de Gênesis 12.1-3 Abrão ainda não tinha uma aliança com Deus, mas foi chamado pelo Senhor, que o estava preparando para um pacto eterno com Ele. Neste momento Deus lhe fala 3 coisas principais que deveria fazer:
- v.1 “sai da tua terra e da tua parentela” – significa deixar tudo por amor a Deus (Marcos 10.29). Servir a Deus significa renúncia de tudo que temos e somos. Antes de fazer uma aliança com Deus, Abrão precisava se soltar de tudo que o prendia. Do mesmo modo não podemos estar presos a nada e ninguém para servir a Deus. A família não pode ser empecilho para servir a Deus por que a família é uma bênção e não maldição.
-v.2 “Sê tu uma bênção!” – isso nos ensina que não apenas devemos ter ou receber bênção e sim devemos ser uma bênção. Então tudo o que temos e fazemos será abençoado. Não é preciso correr atrás de bênçãos, pois elas vão te alcançar (Deuteronômio 28.2). após este chamado Abrão vai para o Egito e enfrentou lutas (Gn 14), separações na família (Gn 13) e muitas dificuldades mas em tudo foi abençoado.
-v.3 “abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra. Além de ser abençoado, Deus lhe prometeu proteção de que se alguém o amaldiçoasse, seria amaldiçoado pelo próprio Deus. Por isso não devemos ter medo de nada nem de ninguém. Quando servimos a Deus, não só nossas famílias são abençoadas como também todas as famílias da terra.
Esta foi somente a preparação para fazer Aliança com Deus. Nós cristãos estamos na Nova Aliança da Graça no Sangue de Jesus, então tudo o que Deus falou a Abraão pode ser multiplicado por milhares para que saibamos a tão grande Aliança de Deus para conosco. As alianças de Deus com estes homens no passado nos ajudam a entender como devemos fazer uma aliança com Deus.
Como fazer uma Aliança com Deus?
Vamos aprender a partir da experiência de Abraão como fazer uma Aliança com Deus em três momentos preparativos para este pacto:


1- Aliança de Fidelidade: Gênesis 14.18-20
Abrão lutou contra cinco reis da região de Sodoma para defender Ló e seus familiares. Quando voltava da batalha encontrou o sacerdote Melquisedeque, que significa ‘rei de justiça’. Era rei de Salém (Paz=Shalom) que poderia ter sido o nome antigo de Jerusalém.
Melquisedeque segundo alguns teólogos é um tipo de manifestação de Cristo no Antigo Testamento, pois não tem linhagem do passado nem do futuro (Hebreus 7.1-10). Melquisedeque era sacerdote do Deus Altíssimo e só apareceu este momento para abençoar Abraão.
O que Melquisedeque fez? Partilhou pão e vinho com Abrão, o que nos lembra da ceia do Senhor partilhada por Jesus (Mateus 26.26-28). Abençoou Abraão com bênção sacerdotal.
O que Abrão fez? De tudo o que tinha entregou o dízimo ou décima parte (v.20c). Foi a primeira vez que alguém deu dízimo pela fé.
O que devemos fazer para ter uma Aliança de Fidelidade? O fato de Abrão ter ceado pão e vinho e entregado o dízimo significa fidelidade a Deus. Do mesmo modo devemos ser fiéis ao Senhor. A Santa Ceia significa a renovação da Aliança e o Dízimo compromisso de fidelidade a Deus.
Aliança com Deus significa ser abençoado, mas também ser fiel ao Senhor. Deus é fiel em sua Aliança.
Seja fiel em sua Aliança com Deus!
                        
2- Aliança de Fé: Gênesis 15.5,6
O problema de Abrão é que não tinha filhos e sonhava em ser pai. Abrão se preparou psicologicamente para entregar sua herança a seu empregado mais velho chamado Eliézer, contudo Deus lhe disse que não seria assim, pois ele teria um filho (Gênesis 15.2-4).
Mas já tinha 99 anos e sua esposa 90. Parecia algo impossível. Mas deus lhe prometeu que lhe daria não somente um filho e sim uma multidão de filhos que seria uma grande nação.
Deus chamou Abrão para fora da tenda e lhe mandou contar as estrelas se pudesse para saber como seria sua posteridade. Somente com este gesto Abrão creu no Senhor.
O que Abrão fez para ter uma Aliança de Fé? Ele saiu de sua tenda, contou as estrelas e creu em Deus.
 O que precisamos fazer para ter uma Aliança de Fé?
- v.5a“sai da tua tenda” do teu conforto, comodismo, isolamento e religiosidade.
-v.5b “conta as estrelas, se é que podes” comece a imaginar o que Deus pode fazer de melhor por você. Se ocupe com pensamentos úteis (Filipenses 4.8) que te acrescentem fé.
- “Abrão creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça” (v.6). Simplesmente creia! Nós não somos justos nem merecedores do amor de Deus, mas quando cremos somos justificados por Deus (Romanos 5.1).  
A Aliança de Deus é feita pela Fé, não é algo humano e sim Divino baseado tão semente em sua fé.
Creia em Deus e faça uma Aliança de fé com o Senhor!

3- Aliança de Conversão: Gênesis 17.1-11
Após uma caminhada de preparação, chega o momento de Deus fazer Aliança com Abrão. A primeira coisa que Deus faz para marcar este momento é mudar o nome de Abrão (pai exaltado) para Abraão que significa ‘pai de nações’ (v.5) e o nome de sua esposa Sarai (minha princesa) para Sara com sentido de princesa e ‘mãe de povos’ (v.15). A mudança de nome tem sentido de mudança de vida ou conversão.
Toda Aliança tem uma parte que deve ser cumprida para cada lado como sinal do pacto. No momento da Aliança Abraão prostrou-se em terra (v.3) e Deus lhe disse qual a sua parte na Aliança que seria fazê-lo ser pai (v.4), abençoar sua descendência de modo que se multipliquem na terra (v.6,7) e a posse de toda a terra por onde já tinha peregrinado (v.8). A parte de Abraão seria circuncidar todos os homens marcando-os em sua carne com o sinal visível da Aliança para sempre (v.10-14).
O que Abraão fez para ter uma Aliança de Conversão? Ele obedeceu ao chamado de Deus para santidade (v.1), mudou de vida e de nome (v.5) fez um pacto visível com Deus (v.24-27).
O que precisamos fazer para ter uma Aliança de Conversão?
-v.1 “anda na minha presença e sê perfeito” ou seja santo. Deus quer que tenhamos uma vida de santidade. O que é viver em santidade? É andar na presença de Deus e buscar se aperfeiçoar a cada dia fugindo do pecado e de toda aparência do mal (I Tessalonicenses 5.22) por que sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus 12.14).
-v.5 “já não será o teu nome e sim”. Mudança de nome significa transformação  de vida. Transformação ou conversão. É preciso mudar algo em nossas vidas. Se você tinha nome de que fazia algo errado terá bom nome (Provérbios 22.1) de que vive uma nova vida (Isaías 55.7). Deus mudava os nomes dos homens como sinal de que havia transformado seus corações. A Palavra de Deus promete que quando chegarmos à glória receberemos um novo nome (Apocalipse 2.17).
-v.10 “esta é a minha aliança que guardareis”. O sinal da Aliança era a circuncisão. Agora não mais, pois temos um sinal em nossos corações (Jeremias 4.4). A aliança tem um sinal visível apenas para lembrar o pacto que foi feito. Jesus fez a Ceia como “memorial” de sua morte e ressurreição (I Coríntios 11.24,25). Por isso devemos guardar a Aliança e sempre nos lembrar o que o Senhor tem feito por nós e fazer nossa parte também.
Faça uma Aliança com Deus!
-CONCLUSÃO:
Deus já fez Aliança conosco. É momento de nos conscientizarmos disso e fazer uma Aliança com Ele também.
Como Abraão, esta Aliança deve ser de Fidelidade a Deus em tudo, uma Aliança de Fé para em cada situação crermos no Senhor e uma Aliança de Conversão buscando a cada dia a santidade de vida.


COMPARTILHE esta Pregação:

9 COMENTE!

mesmo que não seja o que eu procurei eu gostei dessa mensagem tanta coisa que eu não sabia!!

Respostas

mais ou menos não entendo essas coisas mais da para entender alguma coisa!kk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Respostas

Muita coisa que não estava entendendo na biblia, encontrei aqui de uma forma precisa , como a interpretação de cada trecho, cada versiculo... Achei, cada parte interessante.... É bom que vai nos dando entendimento na palavra do senhor... Gostei muito... Deus continue dando sabedoria para ajudar muitos que estão no começo.... Obrigada!!!!

Respostas
pr_oliveira2009@hotmail.com mod

excelente Deus vos abencoe

Respostas
Lorena Andrade mod

a palavra do Senhor e viva e eficaz, se renova toda manhã.. quanto mais lemos, ainda é pouco, cada dia tem coisas novas a aprender!!!!

Respostas

uma benção, me ajudou a esclarecer duvidas para preparar meu sermão e pregar sobre a vida de abraao. DEUS vos abençoe..

Respostas

gostei muito das mensagens que Deus continuei te dado sabedoria

Respostas

Muito bom esses estudos pra nos da entendimento e para edificar a nossas vidas...

Respostas

Essa msg fala exaramente o sou e aq preciso fazer para mudar d vida,mas irmao sei q a camingada e longa e q is obistaculos sao muitos mas com Deus no controle n existe barreiras q possa empedir minha vitoria,eu creio,obrigado pela msg.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!