Aliança de Deus com Noé

Tema: ALIANÇA COM DEUS

pregação aliança com Deus

Gênesis 9.8-16

Introdução:
Deus havia se arrependido de ter criado a raça humana (Gn 6.3-6) e resolveu destruir tudo o que fez. Mas ao ver a fidelidade de Noé (Gn 6.9) resolveu fazer com ele uma aliança (Gn 6.18) para através de sua vida e da preservação de espécies restaurando toda sua criação. Este foi um plano salvador de Deus para a humanidade cheia de pecado. 
O dilúvio aconteceu e Deus salvou aqueles animais e a família de Noé, apenas oito pessoas, formando 4 casais que seriam uma família fiel a Deus.
Quando saíram da arca, Noé fez um altar e ofereceu um sacrifício ao Senhor (Gn 8.20) que aceitou sua oferta e marcou sua aliança com todo o universo (Gn 8.21), com os animais (Gn 9.2,3 e 10), com a humanidade (Gn 9.11) e com a família de Noé (Gn 9.1).
Aliança é um pacto, um acordo ou trato, a diferença é que não tem prazo de vencimento a menos uma das partes quebre o contrato. Toda aliança apresenta o contrato com as partes, tem bênçãos pela obediência, maldições da desobediência, exige sacrifício de sangue (Gn 9.5)e tem um sinal visível para servir de memorial (Gn 9.12-16).


Como Deus estabelece sua Aliança?

Lembrando sempre que estamos na Nova Aliança, vamos aprender a partir da aliança de Deus com Noé, como é a aliança de Deus conosco:

1- Aliança de paz: v.11

Deus promete proteger a terra para que não mais fosse totalmente destruída. Também estabelece leis de paz (Gn 9.6) para que os homens não se matem entre si. Também garante o equilíbrio da natureza entre dia e noite, sol e chuva, frio e calor (Gn 8.21) para manter a paz na terra.
Deus proveu alimento para a família de Noé (v.3) que antes comia apenas ervas e frutos, agora poderia comer também a carne de animais com restrição de comer o sangue (v.3).
Deus mandou a família de Noé se multiplicar e crescer para povoar a terra prometendo lhes proteger (v.7).
A aliança de paz do Senhor é para nos proteger e sustentar. Ele cuida de nossas vidas e nos provê o que precisamos para viver.
Deus quer fazer uma aliança de Paz com você!

2- Aliança Eterna: v.12

Deus deixa claro que a aliança é eterna (v.12) e perpétua (v.16).
A aliança de Deus sempre é eterna, não tem prazo de vencimento como os contratos humanos. Deus nunca rompeu seu acordo conosco. O homem é que abandona o Senhor e invalida sua aliança. Por isso as alianças além de ter bênçãos prometidas têm também maldições consequentes da desobediência.
Deus garante que a Aliança seria eterna e que se lembraria (v.15,16) de cumprir sua promessa sobre toda a terra.
Nesta aliança eterna sabemos que é o homem que abandona a Deus e não o contrário.
Nunca deixe o Senhor! Ele nunca te abandonará!

3- Aliança visível: v.13

Sempre após uma tempestade vem um arco-íris como símbolo de vida e paz.
O arco de Deus é o sinal da Aliança posto nos céus para que todos vessem. Deus tem prazer em nos assumir publicamente por que nos ama. Do mesmo modo devemos assumir a aliança que temos com Ele publicamente para que todos saibam.
Jesus disse que “qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lucas 9.26) então devemos ser como o apóstolo Paulo que falou: “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16).
O propósito de um sinal visível é que nos lembremos e todos saibam da Aliança. Por isso na Nova aliança temos a Santa Ceia e o Batismo como sinais visíveis e públicos dos que fazem parte desta Aliança (Mateus 26.28).
Jesus não teve vergonha de carregar a cruz para nos salvar. Não tenha vergonha de assumir sua Aliança com Deus!
Deus quer ter uma aliança visível com você!

Deus quer fazer uma aliança com você!

CONCLUSÃO

Aquele dia em que apareceu o Arco-íris foi o dia mais lindo do Antigo Testamento, quando Deus estabeleceu sua primeira aliança com a humanidade e com a terra.
Já no Novo Testamento o dia mais lindo foi quando aquela pedra do sepulcro se abriu e a vitória de Cristo foi triunfante marcando a Nova Aliança que jamais poderá ser anulada por que foi feita com o sangue do Cordeiro de Deus.
Hoje a beleza desse dia se repete a cada vez que alguém se arrepende de seus pecados e faz uma Aliança com Deus.

Faça uma Aliança com Deus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp