As sete trombetas do Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

sete trombetas

Apocalipse 8 e 9
INTRODUÇÃO: As sete trombetas são anúncios sobre a consumação dos tempos e o cumprimento das profecias (I Coríntios 14.8). Ao tocar de cada trombeta, acontecimentos despertam o povo de Deus para se preparar para o fim (Mateus 24.31).
A Igreja precisa conhecer sobre isso para não ser apanhada de surpresa nos últimos dias. Deus envia estes sinais ao seu povo como João que ouviu a voz do Senhor como trombeta (Apocalipse 1.10). Este estudo deve ser realizado com um olho na Bíblia e outro nas notícias para discernir os fatos e sinais.


Quais são as 7 Trombetas?

Fique atento ao ressoar das sete trombetas:


As sete trombetas do Apocalipse
1ª Trombeta
Apocalipse 8.7
Desmatamento e queimadas
da terça parte da terra
2ª Trombeta
Apocalipse 8.8,9
Vulcões e Tsunamis sobre a terça parte do mar
3ª Trombeta
Apocalipse 8.10,11
Poluição da terça parte da água doce
4ª Trombeta
Apocalipse 8.12,13
Poluição do ar escurecimento da terça parte do céu
5ª Trombeta
Apocalipse 9.1-11
Perseguição espiritual por demônios soltos do abismo
6ª Trombeta
Apocalipse 9.13-21
Guerras a partir do rio Eufrates: IRAQUE
7ª Trombeta
Apocalipse 11.15-19
Ressurreição dos mortos
e Arrebatamento da Igreja


1ª Trombeta - Desmatamento e queimadas da terça parte da terra: Apocalipse 8.7

Ao tocar a primeira trombeta acontece uma chuva de fogo e a terça parte da erva verte é queimada. Podemos entender que isso seja o desmatamento e queimadas da terça parte da terra.

2ª Trombeta - Vulcões e Tsunamis sobre a terça parte do mar: Apocalipse 8.8,9

A partir do toque da segunda trombeta, uma montanha em chamas se lança ao mar e contamina a terça parte das águas matando animais marinhos e destruindo embarcações. Isso pode ser cumprido através de vulcões e tsunamis que a cada vez são mais fortes e frequentes.

3ª Trombeta - Poluição da terça parte da água doce: Apocalipse 8.10,11

Um astro chamado Absinto, que significa amargor cai sobre as águas poluindo os rios e nascentes. Absinto é o nome de uma planta amarga muito comum no oriente médio usada de forma medicinal¹. Esta profecia se cumpre com a poluição da terça parte da água doce.

 4ª Trombeta - Poluição do ar escurecimento da terça parte do céu: Apocalipse 8.12,13

A quarta trombeta fez que terça parte do sol, lua e estrelas se escurecesse. Isso se cumpre com a poluição do ar escurecimento do céu.
As quatro primeiras trombetas atingem a natureza e uma águia avisa que as próximas três serão para a humanidade, chamando-as de "três ais" (Apocalipse  8.13).

 5ª Trombeta - Perseguição espiritual por demônios soltos do abismo: Apocalipse 9.1-11

O toque da quinta trombeta revela um tempo de perseguição espiritual por demônios soltos do abismo (I Pedro 3.19).
Estes gafanhotos são referências a demônios porque servem ao Abadom que significa destruidor em hebraico aplicado para se referir ao lugar de sofrimento e sepultura (Provérbios 15.11 e 27.20) e em grego é Apoliom².

 6ª Trombeta - Guerras a partir do rio Eufrates região do Iraque: Apocalipse 9.13-21

A sexta trombeta anuncia que haverá guerras a partir do rio Eufrates, região do Iraque e Síria, como sinal de que está próximo o fim. Os cavaleiros descritos por João parecem apontar para as armas bélicas modernas.
As seis primeiras trombetas lembram as pragas no Egito (Êxodo 7 a 12). Entre a sexta e a sétima trombeta há um intervalo com a visão do livro que João comeu (Apocalipse 10) e a visão das duas testemunhas (Apocalipse 1-14).

 7ª Trombeta - Ressurreição dos mortos e Arrebatamento da Igreja: Apocalipse 11.15-19

Grande parte dos teólogos entende que a sétima trombeta é a Ressurreição dos mortos e Arrebatamento da Igreja3. Isso é confirmado em I Coríntios 15.52,53.
Conforme o texto de I Tessalonicenses 4.16,17 acontecerá:
Ressurreição dos mortos em Cristo
2º Arrebatamento da Igreja

Prepare-se para a volta de Jesus!

CONCLUSÃO 

O número 7 tem um simbolismo especial na Bíblia significando perfeição. No Apocalipse o número 7 demonstra que está perto de ser concluída a vontade de Deus para a humanidade. As sete trombetas são os últimos avisos Divinos sobre a volta de Jesus.

Leia mais ESTUDOS DO APOCALIPSE


¹ SANTOS, João Batista Ribeiro. Dicionário Bíblico: conhecendo e entendendo a Palavra de Deus. São Paulo: Didática Paulista, 2006. Página 16.
² Idem, página 11.


ebook manual simbólico do apocalipse

E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.

#pregacao #EstudoBiblico #apocalipse

Siga-nos nas redes sociais:

Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8
PIX CNPJ: 39.291.393/0001-75

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp