Como reagir sem amargura

-Tema: CURA INTERIOR



Êxodo 15.22-27
-Introdução: Quando adolescente li um livro chamado ‘Açúcar Amargo’[1] que contava sobre a dura vida dos boias-frias que trabalhavam no corte de cana. Aquelas pessoas tiravam o doce da cana com muita luta e o drama mostra a amargura de uma jovem que descobre o valor da vida como boia-fria. A mensagem do livro é que o açúcar que chega doce às nossas mesas é amargo para muitas pessoas. Aprendi que para vencer precisamos lutar muito e até com lágrimas.
  Vivemos em meio a pessoas estressadas. Todos estão pressionados por cobranças diárias como obrigações a cumprir e contas a pagar. Existem pessoas que estão azedas pela falta de amor, não sabem dar um abraço ou até mesmo receber uma demonstração de carinho. A sabedoria Bíblica nos ensina como reagir diante de provocações: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15.1).
  Um grande perigo é que às vezes erramos por reação. Talvez você nunca daria um pontapé em alguém mas seria capaz se antes levasse um esbarrão ou pisada no pé.
Após sair do Egito, o povo enfrentou um problema que já devia ser esperado visto que teriam que passar por um deserto para chegar à terra prometida. A falta de água era inevitável. Mas eles reagiram como se não soubessem disso. Após três dias de caminhada acharam água e provavelmente foi de afoitos, beber, mas a água era amarga, por isso lhe chamaram de ‘Mara’ ou amargura.
A reação do povo foi murmurar contra Moisés. Ficaram amargurados como aquela água. E quanto mais reclamavam, mais a boca amargava.
Isso nos mostra por que as pessoas reclamam tanto. Por que estão amarguradas. Precisamos ter compaixão quando vemos alguém assim. Como Moisés enfrentou aquele povo, muitas vezes também lidamos com pessoas que estão cheias de amargura. Precisamos ter “cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hebreus 12.15).

Como reagir com pessoas amarguradas?

Vamos refletir na reação de Moisés para aprender o que fazer diante de situações e pessoas amarguradas:

1- Clame a Deus: v.25ª  “Moisés Clamou ao Senhor”

A primeira reação de Moisés foi orar a Deus pedindo sabedoria para o que fazer diante daquela situação. Evite reagir antes de orar, pois você pode errar. Davi afirmou que estava mal antes de se confessar, mas depois que orou foi restaurado (Salmos 32.3-5). A oração deve vir sempre em primeiro lugar (Salmos 37.5 e Mateus 6.33).
Transforme seus problemas em motivos de oração.
Resista à amargura clamando a Deus!                  

2- Veja a Solução: v.25b “o Senhor lhe mostrou uma árvore”

Após a oração Deus mostrou uma árvore para Moisés. Embora pareça impossível, aquela árvore seria a ferramenta útil para solucionar o problema.
Como Moisés, devemos nos concentrar na solução do problema e não da dificuldade. Não se fixe no que falta e sim no potencial que já tem e Deus te capacitará.
Não olhe apenas os espinhos. Contemple a flor. Se fixarmos no problema, nossa mente se fecha para novas possibilidades e ficamos cegos. Mas quando oramos, Deus abre os nossos olhos para enxergar uma saída como fez com Geazi quando Eliseu orou por ele para que fossem abertos os seus olhos para ver (II Reis 2.17).
Vença a amargura enxergando uma solução!

3- Tome uma atitude: v.25c “Lançou-a Moisés na água”

Após orar e ver a solução, Moisés tomou uma atitude. Lançou aquela árvore na água e as águas se tornaram doces para beber. Talvez aquela árvore fosse a única sombra ali e ele abriu mão dela para que houvesse água boa para todos.
Moisés não se importou com o que os outros pensassem de sua atitude, se parecia ridícula ou loucura. Ele não deu ouvidos a isso para não perder a direção de Deus. A árvore provavelmente não teria nenhuma característica para purificar a água. O segredo estava em obedecer a uma direção de Deus.
A atitude de Moisés foi criativa e inovadora. As maiores descobertas do mundo surgiram assim. Por isso não devemos ter medo de nos abrir para novas possibilidades. Os maiores líderes do mundo foram aqueles que souberam tomar atitudes corretas.
O psicólogo Augusto Curi[2] orienta em seus livros a surpreender as pessoas com atitudes novas de amor e carinho para que sejam curadas de suas amarguras. A bíblia confirma isso ao dizer “não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o Bem” (Romanos 12.21).
Tenha uma atitude positiva diante da amargura!

Você pode vencer a amargura!

-CONCLUSÃO:

“longe de vós toda amargura” Efésios 4.31
A amargura deve ser combatida todos os dias. Não com ira ou com a própria amargura, mas com amor. A cada dia encontramos pessoas e situações que são azedas e nos fazem mal, mesmo assim contamos com a doçura do Espírito Santo para nos curar.
O cristão deve ser alegre e feliz, cheio de amor e paz, ser paciente e manso que são características que nos assemelham a Jesus Cristo e são frutos do Espírito Santo de Deus em nossa vida (Gálatas 5.22,23).
Quando enfrentar amargura, não absorva seu gosto ruim. Antes de fazer qualquer coisa ore, depois abra os olhos para ver a solução e então tome uma atitude abençoadora.
Cuide de seu coração para que não receba amargura em sua alma.

[1] PUNTEL, Luiz. Acucar Amargo. Editora ATICA, ano 1987, 111 pags. SERIE VAGA LUME.
[2]  CURY, Augusto Jorge. O Mestre do Amor, Editora Academia da Inteligência, São Paulo, 2002. Página 23.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp