Equilíbrio Espiritual

pregação equilíbrio espiritual

João 13.1-16
Introdução: Hoje vemos muito desequilíbrio espiritual nas pessoas. Como se já não bastassem os desequilíbrios de temperamento. Por que as pessoas são desequilibradas espiritualmente? Por que falta amor, que é o que nos move a perseverar na presença de Deus e continuar servindo ao Senhor em comunhão com os irmãos e com a Igreja. Em muitas situações parece que estamos andando numa corda bamba, de tantas situações incertas que enfrentamos e precisamos pedir a Deus equilíbrio para continuar.
Jesus tinha um amor tão grande por seus discípulos que deu uma grande lição de amor, perseverança e equilíbrio emocional e espiritual ao lavar os seus pés.
 O hábito de lavar os pés era comum naquele tempo, porém, era executado sempre por um escravo ou por alguém que estava em situação de humilhação em relação àquele que recebia este favor de ter seus pés lavados.

Por que Jesus suportou tanta humilhação? Como aguentou a humilhação desde a manjedoura até à cruz? O texto explica:

1º) “amou-os até o fim” v.1, o amor era o combustível que movia Jesus. A prova de que Ele é Deus encarnado, pois “Deus é amor” (I João 4.8). Até quando você seria capaz de amar alguém? O segredo da perseverança de Jesus foi que Ele amou até o fim!
2º) Jesus sabia quem era o inimigo pois tinha “o Diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que o traísse” v.2. Mas Ele sabia que seu inimigo não era Judas e sim o diabo. Mesmo assim Jesus perseverou com o propósito de amá-lo, pois sabia quem era o seu inimigo. Do mesmo modo precisamos saber quem é o nosso verdadeiro adversário para que não lutemos contra as pessoas e nos desanimemos de amar.
3º) Jesus sabia quem Ele era: “Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara tudo nas mãos, e que viera de Deus e para Deus voltava”, v.3. Por isso quis mostrar seu amor. Precisamos saber quem somos para estar preparados para amar e perseverar. Quando você sabe quem você é, você não se importa com o que os outros dizem. Essa convicção de Jesus de quem Ele era, bem como o seu propósito, lhe deram forças para continuar.

Como se equilibrar espiritualmente?

Vamos aprender ainda mais sobre o exemplo de Jesus e também do mau exemplo de Pedro que foi desequilibrado emocional e espiritualmente. O que fazer:

1- Evite Extremos: v.8,9

Pedro foi extremista. ‘Ou tudo ou nada’. Num momento disse que não aceitava que Jesus lhe lavasse os pés e em seguida queria que lhe lavasse as mãos e a cabeça. Isso é extremismo. Muitas pessoas são assim. Tiago 1.6 diz “aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento”. E Paulo também adverte para que não sejamos “que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina” (Efésios 4.14).
Bem diz o ditado ‘angu de um dia só não engorda cachorro’. Pois a leitura bíblica ou oração de um dia só também não resolve. O crente extremista quer que Deus resolva seus problemas de uma vez, mas não é assim.
O remédio para a inconstância é a perseverança!   

2- Seja Humilde: v.14,15

Jesus deu o maior exemplo de humildade para seguirmos. Precisamos parar com mania de grandeza, de fazer coisas muito maravilhosas e sonhos mirabolantes que não conseguiremos levar adiante. É melhor ser modesto e verdadeiro. É melhor prometer o pouco e cumprir do que falar muito e não poder fazer.
Ser humilde não é se sentir mal ou pior do que os outros. Mas também é não querer ser melhor do que os outros. É ser capaz de suportar a humilhação e saber esperar a hora da recompensa pois os “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” (Mateus 23.12).
O segredo da humildade é a Paciência!

3- Seja Obediente: v.7 e 16

Precisamos aprender a obedecer sem questionar a Deus. Jesus disse que “o que eu faço, tu não o sabes agora; mas depois o entenderás” v.7, então podemos confiar e obedecer a Deus sem medo. Além disso, Jesus também disse que “Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou” v.16, por isso precisamos saber que nosso lugar é de obedecer e não determinar o que Deus deve fazer.
Muitas vezes é preciso amar e perseverar por obediência como Jesus que foi obediente e amou até o fim. Em muitas situações devemos amar por obediência, não por que gostamos de alguém, mas por que Jesus mandou perdoar, suportar e amar, caminhando a segunda milha, dando a capa e a túnica e ainda oferecendo a outra face (Mateus 5.39-45).
Para obedecer precisamos ter Fé!

Deus quer que você tenha uma vida espiritual crescente e constante!

CONCLUSÃO

Muitas coisas acontecem para nos fazer parar, mas precisamos ter uma constância em nossa vida espiritual. Sempre vemos pessoas que começam uma dieta, uma leitura de um livro ou da Bíblia e não conseguem continuar. Quando fazemos um propósito precisamos cumprir (Números 30.2 e Eclesiastes 5.1).
Deixe o que tiver que deixar, mas não se detenha no caminho dos pecadores, não se assente na roda dos escarnecedores (Salmos 1.1). Prossiga para o alvo deixando o passado para trás (Filipenses 3.14,15).  
‘Avante e para o Alto’ esse deve ser o lema do cristão que quer ser perseverante e crescer espiritualmente a cada dia sem ficar variando entre cair e levantar.

Busque equilíbrio espiritual!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp