Aliança de Deus com Davi

rei davi com sua harpa

Salmos 89.3,4
Introdução: Davi sabia o que era uma Aliança. Ele fez alianças com várias pessoas como com Jônatas, uma aliança de amizade (1Samuel 18.3; 20.16; 23.18), com Abner uma aliança de troca para que trouxesse até ele sua esposa Mical (2Samuel 3.12,13), com o povo de Hebrom uma aliança real onde começou a reinar antes de dominar todo o Israel (2Samuel 3.21; 5.3; 1Crônicas 11.3; 23.3). Em todos estes acordos com pessoas Davi sabia de suas obrigações e as cumpriu. Embora tivesse feito tantos acordos com homens, Davi ainda não tinha feito uma Aliança com Deus.
Davi era um adorador. Muito mais que pastor, músico, soldado, general ou rei, ele era um adorador. E seu maior sonho era construir uma casa para adorar a Deus. Para isso trabalhou muito e juntou muito ouro, madeiras raras, pedras e utensílios preciosos para construir um templo (1Crônicas 22.2-5; 14). Contudo o Senhor não lhe permitiu construir o templo, mas lhe prometeu que seu descendente construiria.
Davi queria ver o Templo de Deus, mas este não foi o sinal visível da Aliança de Deus com ele. O Senhor não permitiu por que Davi havia derramado muito sangue nas guerras (1Crônicas 28.3) e para construir a casa de Deus deveria ser alguém pacífico como foi Salomão, que significa ‘paz’ (1Crônicas 22.9).

Qual é o sinal da Aliança com Deus?

Vamos descobrir alguns princípios estabelecidos por Deus em sua aliança com Davi através de alguns sinais visíveis em sua vida:


1- O Trono - Aliança para a família: Salmos 132.10-12

O trono era um sinal visível da Aliança de Deus com a Família de Davi. O trono se tornou algo real para Davi. Ele via seu trono todos os dias. E talvez se perguntasse ‘quem se sentará neste trono depois de mim?’. Embora tivesse treze filhos (2Crônicas 14.4), isso não garantia sua dinastia. Ele sabia que o trono e a coroa são estabelecidos por Deus. Por isso Deus lhe deu uma promessa de que seus filhos se assentariam para sempre no trono de Israel como dinastia real do povo de Deus.
Davi era um excelente pastor, ótimo músico, soldado e general invencível, bem como rei poderoso, mas como pai deixou muitas faltas. Foi um pai ausente e teve problemas terríveis que foi Amom seu filho abusar de sua irmã Tamar (2Samuel 13.1-10) e Absalão matou Amom (2Samuel 13.20-33). A partir de então Davi passou a se preocupar mais com a família.
Através dessa promessa, Deus estava fazendo uma Aliança com a família de Davi. Essa era uma promessa de que sua geração seria abençoada por Deus.
Creia que Deus tem promessas para sua família como nos diz Atos 16.31 “crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e tua casa”. Precisamos cuidar primeiro da família se não estamos negando a fé (I Timóteo 5.8).
Deus quer fazer uma Aliança com sua Família!    

2- Os inimigos - Aliança de misericórdia: 2Samuel 7.8-16

A presença de inimigos era um sinal visível da Aliança de Misericórdia que Deus lhe tinha prometido, por isso falou no Salmos 23.5: "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice trasborda”.
Os inimigos sempre estavam diante de Davi. Ele sempre lutou contra adversários. Deus lhe tirou de “detrás das malhadas” de ovelhas (v.8), livrou ele dos seus inimigos (v.9), Deus preparou um lugar para o povo não ser perturbado pelos “filhos da perversidade” (v.10), deu-lhe “descanso dos inimigos” e lhe permitiu edificar uma casa para descanso (v.11).
Quanto ao descendente de Davi, Deus lhe prometeu o reino estabelecido (v.12) e que construiria uma casa para Deus (v.13). O Senhor prometeu que trataria Salomão como um Pai (v.14), mas que se pecasse “castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens”, ou seja, os inimigos voltariam.
Nesta Aliança, Deus garantiu que sua “misericórdia não se apartará” (v.15), mesmo que houvesse qualquer adversidade e que para sempre um descendente de Davi reinaria em seu lugar (v.16).
Os inimigos na vida de Davi e Salomão, bem como todos os outros descendentes, serviam para lembrar das misericórdias do Senhor e clamar por sua Graça.
Por que uma Aliança de Misericórdia? Por que se fosse de justiça, não seríamos merecedores (Romanos 14.6). Quando temos inimigos e adversidades, são geralmente coisas que procuramos com as próprias mãos.
Mesmo que tenhamos adversidades, elas são visíveis para nos fazer dependentes de Deus por que “quando sou fraco é que sou forte” (2Coríntios 12.7). Nesta Aliança de misericórdia, mesmo que tenhamos problemas, a graça de Deus é superabundante e nos supre completamente , pois “fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar” (I Coríntios 10.13).
Deus tem uma aliança de Misericórdia com você!

3- Os descendentes - Aliança para eternidade: Atos 2.29-36

Ver seus descendentes era um sinal da Aliança para Eternidade que o Senhor fez com Davi. Ele viu vários de seus descendentes (I Crônicas 3.1-9), criou filhos e conheceu alguns netos.
Mas Davi teve um descendente que ele não viu que foi Jesus Cristo. Tanto José pai terreno de criação de Jesus (Mateus 1.12-16) como Maria mãe de Jesus (Lucas 3.23-38), ambos são descendentes da família real de Davi. Foram 28 gerações de Davi até Cristo (Mateus 1.17). Por isso Jesus era chamado de ‘Filho de Davi’ (Mateus 22.42).
Jesus cumpriu definitivamente a promessa de que um descendente de Davi se assentaria no trono eternamente. Ele é o único que pode ser rei eterno por que é o Rei dos reis (Apocalipse 19.16).
Os planos de Deus para Davi não eram apenas para aqueles tempos. Não era uma Aliança só para seus filhos e netos. Foram planos de uma Aliança para Eternidade.
Do mesmo modo, Deus quer fazer conosco uma Aliança para a eternidade. Não importa se veremos acontecer tudo o que Deus tem para nós. O importante é que a Fidelidade de Deus excede ao nosso limite de tempo e espaço:
"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 29.11).
Deus tem uma aliança para a Eternidade com você!

Faça uma Aliança com Deus!

CONCLUSÃO

Como Davi, devemos ser responsáveis em nossos compromissos com os homens, mas nunca perder o senso da Adoração a Deus e da intimidade com o Senhor. Certamente esse foi o caminho que Davi trilhou para chegar a ter uma Aliança com Deus.
A Aliança que Deus tem para nós, à semelhança de Davi, é uma Aliança para nossa Família, por que o Senhor não quer ver nossos entes queridos sofrendo e Ele ama aqueles que amamos. É uma Aliança de Misericórdia por que passamos por muitos problemas e em todos os momentos a Misericórdia de Deus é que nos assiste e não permite que sejamos consumidos (Lamentações 3.21,22). Também é uma Aliança para a Eternidade por que ultrapassa todos os limites humanos e vai além do que pedimos ou pensamos (Efésios 3.21).

______________________________ 
Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp