As três Marias

Tema: Mulher


Lucas 1.38 – João 12.3 – Lucas 8.1-3
-Dinâmica: começar perguntando aos participantes principalmente mulheres quem tem Maria no nome ou mãe com este nome. O resultado será surpreendente. Então diga que falará sobre ‘As três Marias’ do Novo Testamento, mas que há outras Marias que também podem ser grandes exemplos.
-Introdução: O nome Maria é muito comum. Muitas mulheres têm o nome composto com este nome famoso. Há até uma constelação formada por três estrelas seguidas que têm o nome de ‘as três Marias’ para lembrar a importância destas personagens bíblicas.
Maria significa ‘soberana’, ‘senhora’, ‘maioral’ e ‘mulher que ocupa o primeiro lugar’.
Sempre que se fala em Maria, logo se lembra da mãe de Jesus, contudo havia outras Marias na Bíblia.

Qual exemplo de mulher cristã?

Vamos aprender com o exemplo das Marias no Novo Testamento sobre o exemplo de mulher cristã: 

1- MARIA mãe de Jesus - SANTIFICAÇÃO: Lucas 1.38

A mãe de Jesus foi um exemplo de SANTIFICAÇÃO. Tinha uma vida dedicada a Deus. Certamente o Senhor Deus não entregaria Seu Filho para ser educado por uma pessoa despreparada.
Sua atitude diante do anjo mostra seu temor (v.29), sua virgindade (v.34), sua vida cheia do Espírito Santo (v.35).
 Maria foi escolhida por Deus para ser mãe de Jesus por que ela tinha uma vida santificada.
E você, mulher, tem santificado sua vida a cada dia?
Deus quer te preparar para receber grandes bênçãos, então se santifique!

2- MARIA irmã de Lázaro - GRATIDÃO: João 12.3

Esta mulher foi reconhecida por Jesus por sua gratidão a Ele. Seu irmão Lázaro havia sido ressuscitado (João 11), então Maria queria demonstrar gratidão a Jesus. Ela pegou o melhor ungüento que tinha para derramar aos pés de Jesus.
A gratidão de Maria irmã de Lázaro era tão grande que não importou com ninguém que estivesse vendo ou o que pensariam de sua atitude (v.4), nem mesmo com o valor do ungüento e de forma humilde se prostrou aos pés de Jesus e o adorou (v.3).
Jesus recebeu a oferta de gratidão de Maria e disse que: “Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua” (Marcos 14.9). Jesus não se esquece quando somos gratos a Ele.
E você, mulher, tem sido grata ao Senhor pelas bênçãos que tem recebido?
Demonstre sua gratidão a Jesus oferecendo o melhor para Ele!

3- MARIA Madalena - SERVIÇO: Lucas 8.1-3

Esta Maria foi liberta por Jesus de espíritos malignos e depois de salva fez parte de um grupo de mulheres que prestavam apoio ao ministério de Jesus.
Quando Jesus morreu, Maria Madalena esteve junto à cruz com Maria mãe de Jesus (João 19.25) e suas amigas foram preparar seu o corpo de Jesus (Marcos 16.1), quiseram ficar ali (Mateus 27.61), mas foram impedidas e no domingo pela manhã ela foi a primeira a saber da ressurreição de Jesus (Marcos 16.9).
Maria Madalena foi uma verdadeira Serva do Senhor até o último momento não desanimando em situação alguma.
E você, mulher, tem servido ao Senhor?
Sirva ao Senhor em todo tempo e lugar não importando as circunstancias!

Seja uma mulher de Deus!

-CONCLUSÃO:
O exemplo destas mulheres serve para todos nós. Precisamos aprender a ser santos, como Maria Mãe de Jesus. A gratidão é muito importante em nossa vida para com Deus e com o próximo, como fez Maria irmã de Lázaro. E a exemplo de Maria Madalena, precisamos aprender a servir a Deus fielmente.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp