Crente original ou pirata?

-Tema: FIDELIDADE  


II Timóteo 2.11-13
-Introdução: Hoje existe muita falsificação. Entre um CD ou DVD original e um pirata, há quem prefira o falsificado.
Você saberia diferenciar entre uma laranja de verdade e uma de plástico? (mostrar para exemplificar) Elas têm muitas aparências e alguma diferença.  A de plástico é perfeitinha demais para ser real, mas a maior diferença é o conteúdo.
Da mesma maneira que existem coisas falsificadas, também existem cristãos ‘piratas’, ou seja, copiados do original.  Ser um cristão original é ser cópia direto da matriz que é nosso Mestre Jesus Cristo. Deus é o único totalmente fiel (Lamentações 3.23).

Você é um crente original ou pirata?

Devemos ser fiéis:

1- Quando ser fiel

Apocalipse 2.10 “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Devemos ser fiéis a Deus em todos os momentos de nossas vidas. Até o fim! Sempre! Não é bom questionar a Deus por recompensas de nossa fidelidade. Ele é fiel e nos recompensará. O limite de nosso compromisso com Deus é ‘até a morte’ e Jesus nos deu o exemplo disso morrendo por nós na cruz. Como Jesus recebeu a ressurreição por ser fiel até a morte, nós também receberemos a vitória.

2- Como ser fiel

III João 1.5 “procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos”
É muito importante ser fiel com as pessoas. Ser verdadeiro mesmo que não entendam ou aparentemente mereçam. Então devemos ser fiéis para com todos. Não fazer acepção de pessoas e manter nossos compromissos em dia.
Davi foi um exemplo de fidelidade a Deus. Não pecou contra Saul em momento algum nem questionou que ele fosse um ungido de Deus. Respeitou o rei até o fim e foi recompensado por Deus (I Samuel 24.4,5).

3- Quanto ser fiel

Lucas 16.10 “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”
Não importa a quantidade e sim a qualidade. Quem é criterioso com pequenas coisas sempre consegue vencer nas maiores. Precisamos tomar cuidado com ‘mentirinhas’ e ‘pecadinhos’ que parecem pequenininhos, mas são perigosos “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor” (Cântico dos Cânticos 2.15).
Temos como exemplo os mártires da fé cristã que não mediram conseqüências para manter sua fidelidade a Deus (Hebreus 11.33-40).

Seja fiel em tudo e com todos até a morte!

-CONCLUSÃO: Lucas 12.42-48
O quê está condicionado à sua fidelidade? Às circunstâncias, problemas, dificuldade ou mesmo à fidelidade dos outros?
Não copie ninguém que possa depois te decepcionar e comprometer sua fidelidade a Deus. Seja original. Copie Jesus Cristo (I Coríntios 11.1). Ele não te decepcionará.
Seja fiel incondicionalmente!
Deus é fiel!
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp