Fugindo Para Deus

Profeta Elias

I Reis 19.1-8 
Introdução: Quem nunca teve vontade de fugir? Quando recebemos uma má notícia é esta a impressão que temos. Elias foi um grande e destemido profeta, mas neste momento ficou com medo de uma mulher perversa chamada Jezabel. Ele fugiu.
Mesmo com medo Elias foi para o deserto e ali mesmo debaixo de uma árvore ele orou ao Senhor. Estava tão triste e desanimado que pediu para morrer. Deus não ouviu esta oração, tanto que Elias nem morreu (II Reis 2.1-8) foi arrebatado. Elias adormeceu e foi acordado por um anjo de Deus que trazia alimento.
Tiago disse que “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos” (Tiago 5.17 ) e muitas vezes estamos como Ele, tristes e desanimados da vida, só falamos besteira com Deus. Já pensou se Deus fosse dar ouvidos às besteiras que falamos?

Você está precisando de ânimo?

Quando Elias estava debaixo daquela árvore algo aconteceu para reanimá-lo para a caminhada:

1- Um toque de anjo: v.5 e 7

Duas vezes o anjo tocou em Elias quando estava dormindo. Alguém já te tocou quando você dormia para te acordar? Às vezes levamos susto! Mas Elias sentiu aquele ‘toque de anjo’, ou seja, um toque animador, de consolo e força. Muitas vezes precisamos de alguém que nos toque e nos anime. Por isso Deus mandou aquele anjo ao deserto para tocar em Elias. Jesus curava as pessoas à distância com uma só palavra, mas preferia tocar com amor. Um toque de amor pode curar!
Você já sentiu o toque de Deus em sua vida?
Jesus quer tocar em sua vida e renovar suas forças!

2- Uma ordem urgente: “levanta-te” v.5 e 7

Duas vezes também o anjo falou para Elias se levantar. Desta vez não era algo manso como o toque e sim uma ordem enérgica “levanta-te e come”.
Muitas vezes quando estamos desanimados precisamos ouvir uma ordem séria como essa: ‘Bola pra frente rapaz!’. Deus não quer nos ver desanimados por isso nos manda levantar. Quando ficamos prostrados parece que as coisas pioram a cada hora. Mas quando nos erguemos conseguimos ver a solução.
Quando estiver desanimado e alguém te chamar atenção te mandando levantar e prosseguir, não fique aborrecido com esta pessoa que pode ser como um ‘anjo’ [mensageiro] de Deus para te animar. Deus não gosta de gente parada. Jesus só chamou pessoas que estavam trabalhando.
Você já ouviu a voz do Senhor te mandando levantar?
Jesus quer que você se levante para fazer uma obra em sua vida e renovar suas forças!

3- Um alimento que sustenta: v.8

Além de nos tocar com amor e nos mandar levantar, Deus também provê para nós o alimento que nos fortalece para a caminhada. Ali havia pão quentinho sobre brasas e água fresca numa botija (v.6). Com aquele alimento Elias teve forças para caminhar quarenta dias e noites até o monte de Deus em Horebe (v.8).
Jesus é o Pão da vida (João 6.48) e a água da vida (João 4.10) que nos satisfaz plenamente. Quem se alimenta deste pão e bebe desta água suas forças nunca se esgotam. Esta é a fonte de ânimo e energia de um cristão.
Muitos cristãos às vezes se esquecem que sempre que precisarem terão este pão e esta água à sua disposição para fortalecê-lo. Quando o crente está fraco é porque não está se alimentando em Jesus.
Sempre que estiver fraco se lembre que Jesus é o Pão e a Água da Vida que te alimentam para sempre.
Você tem comido deste pão e bebido desta água?
Jesus quer alimentar você com o Pão e Água da vida para te manter animado!

Não pare de lutar!!!

CONCLUSÃO

Quando estiver desanimado, peça ao Senhor para te tocar com amor, te dar uma palavra de vitória e te alimentar para sua caminhada. Você é um profeta de Deus, não temas o espírito de Jezabel que tenta derrubar os servos de Deus e a Igreja de Cristo (Apocalipse 2.20). Peça ao Senhor que renove suas forças para continuar sua caminhada. Siga adiante e vá para o monte de Deus! Lá e o seus lugar.
Não fuja de Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp