Transformando maldições em bênçãos

Tema: BÊNÇÃO

pregação bênção e maldição

II Samuel 16.5-14
Introdução: Com certeza você conhece pessoas que estão deprimidas, cabisbaixas com pouca autoestima devido a complexos adquiridos no passado. Talvez fruto de palavras que ouviram dizendo que não teria jeito ou que não seria ninguém.
Muitas vezes esquecemos promessas de Deus por que em nosso interior ecoam palavras de maldições proferidas por pais ou amigos.
Davi muitas vezes passou por isso. Quando foi escolhido por Deus, seu pai e irmãos nem fizeram caso dele (I Samuel 16.11), Golias o insultou com palavras (I Samuel 17.41-45), Nabal recusou ajudar (I Samuel 25.10), Mical sua esposa o desprezou (II Samuel 6.16), o rei Saul o perseguia (I Samuel 19.9) e até seu filho Absalão o traiu (II Samuel 15.1-18).
No texto lido vemos o momento em que Davi é afrontado por Simei que xingava e jogava pedras. Como rei, Davi poderia ter mandado um de seus soldados defendê-lo, mas não quis fazer isso. Abisai, um de seus comandantes, propôs matar Simei, mas Davi não aceitou (v.9,10).
Você tem medo de macumba, praga, mal olhado, inveja e outras coisas? Essas coisas pegam em servos de Deus? Será que tem como transformar maldição em bênção?

Como transformar maldições em bênçãos?

Vamos aprender com o exemplo de Davi como reagir diante de maldiçoes e transformá-las em bênçãos para nossas vidas:

1- Não aceite maldições, ORE a Deus: v.12

Davi não se importou com as maldições a ele proferidas por que estava concentrado nas promessas de Deus sobre sua vida. Não se esquecia que era um ungido de Deus e tinha promessas de proteção sobre si (Salmos 105.15).
Davi não respondeu Simei à altura com outras maldições e pedras. Ele orou a Deus humildemente pedindo para defendê-lo e transformar aquela maldição em bênção.
Quando alguém te amaldiçoar, apresente sua afronta a Deus que te promete que “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria” (Isaías 61.7).
Outro exemplo é Ezequias quando recebeu uma carta de Senaqueribe. O rei Ezequias levou a carta ao templo e apresentou no altar de Deus aquela maldição e teve o livramento (Isaías 37.14).
Apresente a Deus toda afronta contra sua vida, pois você está nas mãos de Deus e pense ‘agindo Deus quem impedirá?’ (Isaías 43.13) e ‘se Deus é por nós quem será contra nós?”(Romanos 8.31).
O que você faz quando alguém te amaldiçoa?
Em lugar da maldição Deus vai te dar dupla honra!

2- Prossiga seu caminho e fuja das pedras: v.13

Davi sabia que não podia parar. Se parasse não prosseguiria seu caminho. Devia ir adiante até onde Deus o honrasse.
Muitas vezes o inimigo manda alguém para nos parar. Para nos distrair do propósito de Deus e desviar nossa caminhada. O diabo sabe que não pode te impedir, mas tenta pelo menos te atrasar de receber a vitória.
Quando Neemias foi restaurar os muros de Jerusalém aconteceu a mesma coisa. Dois homens, Sambalate e Tobias tentaram atrapalhar e amaldiçoaram Neemias, contrataram uma falsa profetiza para falar mal dele e o chamaram várias vezes, mas Neemias sempre respondia que não podia parar sua obra por que estava muito ocupado (Neemias 6.1-4). Neemias declarou: “o nosso Deus converteu a maldição em bênção (Neemias 13.2).
Não pare sua caminhada. Prossiga. Avante. Mesmo que te atirem pedras, Jesus te defenderá como defendeu aquela mulher que seria apedrejada (João 8.1-11). Não dê atenção a maldições que só vão te atrasar.
Você tem prosseguido seu caminho ou pára sempre que tem um obstáculo?
Não tenha medo de pedradas, Jesus te defenderá!

3- Deixe Deus agir e te defender: II Samuel 19.16-23

A história de Davi com Simei continua em II Samuel 19.16-23 quando se reencontram e Simei se humilha pedindo perdão a Davi. Simei sabia que Davi era ungido de Deus e que precisava de seu perdão, por que se não seria castigado pelo Senhor. Deus exaltou Davi. Mais uma vez ele se recusou vingar. Perdoou seu inimigo.
Muitas pessoas quando tem oportunidade se vingam das pessoas e isso não agrada a Deus (Romanos 12.17-21).  A vingança muitas vezes é com palavras, fofocas e outras ações, mas Deus não aceita isso.
Certa vez um homem chamado Balaão foi pago para amaldiçoar o povo de Deus “Porém o SENHOR, teu Deus, não quis ouvir a Balaão; antes, trocou em bênção a maldição, porquanto o SENHOR, teu Deus, te amava” (Deuteronômio 23.5).
Para Deus te defender você deve deixar Ele agir (II Crônicas 20.17) e fazer como Deus disse a Davi “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmos 46.10). Davi mesmo aconselhava “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal” (Salmos 37.8).
Tenha sempre em mente que “todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11). Então se você for humilhado, saiba que Deus te exaltará e quanto estiver por cima não humilhe ninguém para não ser rebaixado depois. Permaneça humilde como Davi foi humilde quando foi humilhado e quando foi exaltado.
Você tem deixado Deus agir em sua vida e te defender ou tem reagido com vingança?
Não pague o mal com o mal, mas deixe Deus te defender!

Deus transforma toda maldição em bênção!

CONCLUSÃO

A Bíblia promete que “a maldição sem causa não se cumpre” (Provérbios 26.2). Creia nisso!
Davi muitas vezes viu Deus agir em sua defesa transformando toda situação de maldição em bênção dobrada para ele.
Quando Samuel foi ungir Davi, Deus disse que era o escolhido (I Samuel 16.7 e 12), Golias foi vencido pelo poder do nome do Senhor com apenas uma pedrinha (I Samuel 17.45-49), Nabal morreu subitamente (I Samuel 25.38,39), Mical ficou estéril (II Samuel 6.23), Saul se suicidou (I Samuel 31.5) e Absalão morreu pendurado numa árvore (II Samuel 18.9). Semei se humilhou, por isso foi poupado (II Samuel 16.19). Deus livrava Davi de todos seus inimigos.
Não aceite maldições em sua vida. Apresente a Deus em oração todas as suas afrontas. Prossiga seu caminho fugindo das pedradas e não se vingue. Deixe Deus agir em sua defesa.
Creia que toda maldição se transformará em bênção!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp