DNA espiritual

-Tema: VIDA CRISTÃ


I João 3.7-10
-Introdução: O exame de DNA faz uma análise da estrutura molecular da pessoa. Para fazer este exame é preciso apenas de um fio de cabelo, algumas gotas de sangue ou qualquer excremento proveniente das pessoas a serem examinadas. Uma das maiores utilidades do exame de DNA é descobrir a paternidade de uma pessoa.
Já pensou se pudéssemos fazer um exame de DNA espiritual? Poderíamos descobrir se uma pessoa é de Deus ou do diabo.
A Bíblia tem a fórmula para descobrir se uma pessoa é ou não filha de Deus.

Você é filho de Deus?

Vamos comparar o exame de DNA com a paternidade espiritual de uma pessoa*:

1- DNA de Filho de Deus: v.9 e 11

O resultado do DNA de um filho de Deus é
         -não vive na prática do pecado;
         -tem a Divina semente (Palavra de Deus);
         -é nascido de Deus;
         -ama o próximo.

O resultado de seu DNA é:
         D = Deus
         N = Necessita
         A = Amar

Ou seja: Um Filho de Deus Necessita Amar!

Este é o DNA do crente: não viver na prática do pecado, ter sempre a semente da Palavra de Deus, ser nascido de Deus e amar o seu irmão.
“Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor!” (I João 4.8) esta é a essência do seu Ser. Para ser um filho de Deus é preciso amar.
Você é nascido de Deus? Tem a semente da Palavra de Deus em sua vida? Você luta contra o pecado? Ama o seu irmão? Se você faz estas coisas você é um filho de Deus!
Deus quer ser seu Pai e que você seja Seu filho!

2- DNA de Filho do Diabo: v.8 e 10

O resultado do DNA de um filho do diabo é:
         -pratica o pecado;
         -não pratica a justiça;
         -não procede de Deus (não nasceu de novo);
         -não ama o próximo.

O resultado de seu DNA é:
         D = Diabo
         N = Não
         A = Ama

Ou seja: Um Filho do Diabo Não Ama!

Este é o DNA de um filho do diabo: tem prazer em praticar o pecado, não quer fazer o que é justo, não nasceu de Deus (novo nascimento) e não ama o seu próximo.
Jesus chamou os fariseus de filhos do maligno e disse que o diabo é o pai da mentira (João 8.44) e que “o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno” (Mateus 13.38). A essência do inimigo é o mal e tenta contaminar pessoas com sua maldade.
 CUIDADO: se você tem prazer em praticar o pecado, não procura praticar a justiça, não nasceu de novo, fala mentira e principalmente se não ama ao próximo, você não estará enquadrado no DNA de um filho de Deus.
Deus não te criou para ser filho do diabo!

Seja Filho de Deus!

CONCLUSÃO

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome” (João 1.12).
Os cientistas estão fazendo mutações genéticas no DNA humano procurando cura de doenças e soluções para a saúde. Mas nem sempre dá certo. Ás vezes cria-se outras doenças.
O inimigo tem contaminado o DNA espiritual do ser humano para adotar o maior número possível de filhos. Não aceite nenhuma característica do mal em sua vida.
Deus pode transformar seu caráter, personalidade e moldar seu temperamento como um Filho de Deus. Para isso Jesus deu o seu sangue para “destruir as obras do diabo” (v.8) e mudar a sua ‘construção genética espiritual’* totalmente e te transformar em um filho de Deus.
Hoje mesmo você pode nascer de novo e se tornar um filho de Deus!

Ilustração: enquanto pregar, faça uma dinâmica como se tivesse um exame de DNA em mãos e o resultado mostra se é ou não filho de Deus. Vá abrindo o exame para ilustrar. Veja o modelo:
   
___________________
*Apenas uma comparação com finalidade ilustrativa. Não tem nenhum significado místico.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp