O que queres que eu te faça?

Tema: UNÇÃO     


II Reis 2.1-14

Introdução: De todas as coisas que você poderia pedir a Deus, o que você pediria? Jesus disse que “tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21.22).
Por que muitas vezes não recebemos o que pedimos? “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.3). Muitas pessoas não pedem corretamente como Tiago e João que pediram para se assentar ao lado de Jesus como privilégio sobre os outros (Marcos 10.35-40) e a filha de Herodias quando o rei lhe disse para pedir qualquer coisa, ela pediu a cabeça de João Batista (Marcos 6.21-28). Por outro lado vemos exemplos como Salomão que Deus lhe disse par pedir qualquer coisa e ele escolheu bem, pediu sabedoria para reinar (I Reis 3.5-9). Também a mulher siro-fenícia quando Jesus provou sua fé, soube pedir humildemente e recebeu mais que migalhas, a salvação de sua alma e a cura de sua filha (Mateus 15.27,28).
Jesus nos mandou pedir em seu nome (João 14.14), o que significa que devemos pedir segundo a vontade do Senhor (I João 5.14). Seria como se você tivesse um cartão de crédito, com saldo suficiente para o que precisa e se não soubesse a senha não pudesse usar. A nossa conta no céu está cheia de créditos e a senha é o nome de Jesus!
O maior exemplo de pedir corretamente é Elias que ungiu Eliseu profeta em seu lugar (I Reis 19.16). Mais tarde “Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” (II Reis 2.9). De fato a unção que estava sobre Elias passou em dobro para Eliseu e este deu continuidade ao seu ministério profético.
Quando pedimos o Espírito Santo, Deus nos dá (Lucas 11.13) este é o melhor pedido que o crente pode fazer, pois cheio do Espírito Santo terá plenitude de Deus para vencer todas as coisas: saúde, família, vida financeira, etc. Não há nada que possamos precisar mais do que a presença do Senhor em nossas vidas!

O que você tem pedido a Deus?

Vamos aprender com Eliseu como receber o que Deus quer para nós:

1- Siga os passos: v.2, 4 e 6

DISCIPULADO é uma ferramenta para o seu crescimento espiritual.
 Três vezes Elias mandou Eliseu ir embora e ele não aceitou por que queria ficar ‘na cola’ de seu mestre. Isso nos ensina que é preciso ser discipulado, imitador, seguidor de alguém que seja profeta de Deus e te ensine.
O apóstolo Paulo dizia a seus discípulos “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Coríntios 11.1). Quem você tem seguido? Quem você tem imitado? Calcule o seu tempo com TV, internet, amigos, lazer, vaidades e compare com seu tempo de leitura da Bíblia, oração, jejum, comunhão, louvor e culto.
Da mesma forma que você investe naquilo que é importante para você, invista em sua vida espiritual. Muitas vezes os crentes evitam outros irmãos por acharem chatos ou exigentes. Mas as vezes é isso que você precisa, de alguém para te ajudar a ser vigilante. Um servo de Deus deve exortar (Hebreus 3.13) ao seu irmão com amor.
Com quem você tem andado?
Procure Servos de Deus para edificar sua vida!

2- Olho vivo: v.10

VIGILÂNCIA é imprescindível para não perder a bênção!
A condição para que Eliseu recebesse do Espírito que estava em Elias era que Eliseu o visse sendo levado por Deus. Ele tinha que ver, ou seja, estar de olho e participar. Com isso, aprendemos que é necessário ser perseverante e vigilantes.
Eliseu viu tudo (v.12) e foi abençoado.
Tem pessoas que vão à igreja e só veem coisas negativas como defeitos dos irmãos (Lucas 6.41). Por isso perdem sua bênção. Quem quer ser abençoado fica de olho na bênção e não em problemas alheios.
Jesus disse “se creres verás a glória de Deus” (João 11.40). Eliseu aprender sobre a importância dos olhos e quando foi cercado por inimigos em Samaria orou por seu discípulo para que Deus lhe abrisse os olhos (II Reis 6.17) e visse os carros e cavalos de fogo.
Peça ao Senhor para abrir os seus olhos como abriu os olhos de Saulo (Atos 9.18). Erga os seus olhos e veja (João 4.35) o propósito de Deus em sua vida. Para ver é preciso primeiro crer (João 20.29).
Você tem conseguido ver a bênção de Deus em sua vida?
Abra seus olhos para perceber a bênção de Deus!

3- Tome atitude: v.12-14

Após o arrebatamento de Elias, Eliseu “tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes” (v.12) e depois tomou ‘o manto que Elias lhe deixara cair’ (v. 13,14). Este gesto significa que Eliseu rompeu com o passado e vestindo as vestes de Elias seria como seu mestre. Mas ele não só vestiu o mesmo manto como tomou as mesmas atitudes tocando o rio Jordão para que se abrisse com Elias tinha feito antes (cf. v.8 e v.14).
Precisamos nos despir de tudo que é do mundo, através da obra da libertação e santificação e então nos revestir de novas vestes “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4.22-24).
O crente tem que se revestir da armadura de Deus (Efésios 6.10-18), calçar os pés com a preparação do evangelho da paz para não andar em caminhos errados, mas seguir os servos de Deus e colocar o capacete da salvação para não ver, ouvir, falar ou pensar besteira.
Se Deus te deu uma posição, um ministério, um talento ou dom, pare de ficar andando pra lá ou pra cá, pare de ver coisas erradas, tome seu ‘manto’, seu compromisso e siga adiante no propósito de Deus para você.
Tomar o manto significa assumir responsabilidades. Ele seria visto a partir dali como o próprio profeta Elias. Mas com aquele manto ele abriu o rio e passou. O manto de profeta abre caminhos para sua vida.
Servos de Deus devem tomar atitudes dirigidas pelo Espírito Santo como Pedro e João quando saíam do templo e o mendigo queria esmola, mas disseram “olha para nós” e “Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3.3-5).
Quando você sai da igreja, saia com atitude, você recebe o ‘manto’ ou cobertura espiritual para vencer.
Você tem assumido atitudes de um servo de Deus?
Tome atitudes de fé que Deus te abençoará!

Peça e receba o poder de Deus!

CONCLUSÃO

João 15.7 “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”
   
Deus não quer apenas te dar uma bênção, ele quer que você seja uma bênção (Gênesis 12.2) e para isso quer te revestir com o poder do Espírito Santo.
   Já pensou se Eliseu tivesse pedido outra coisa como saúde, dinheiro, terras ou qualquer outra coisa? O que pedisse teria acabado, mas pediu o melhor, a unção do Espírito Santo!
   Se Eliseu não tivesse seguido o seu mestre até o fim, se não estivesse olhando ou se não tomasse atitudes de profeta não teria recebido a unção dobrada do Espírito Santo.
   O profeta Elias operou 13 milagres, já Eliseu operou 26 milagres, o dobro exatamente.

Os milagres de Eliseu são:

1. Abriu o rio Jordão (II Reis 2.14);
2. Sarou as águas de Jericó (II Reis 2.22-23);
3. 42 adolescentes despedaçados por duas ursas (II Reis 23, 24);
4. Providenciou água a três Reis (II Reis 3.15, 16, 20);
5. Aumentou o azeite da viúva (II Reis 4.6, 7);
6. O filho da sunamita (II Reis 4.14 16,17);
7. Ressuscitou o menino (II Reis 4.19, 35);
8. Tirou a morte da panela (II Reis 4.41);
9. A multiplicação dos pães (II Reis 4.42-44);
10. Curou Naamã da lepra (II Reis 5.14);
11. Colocou lepra em Geazi, seu auxiliar (II Reis 5.27);
12. Fez nadar um machado (II Reis 6.6, 7);
13. Revelou ao rei de Israel o esconderijo dos siros (II Reis 6.9, 12);
14. Deu visão espiritual a Geazi (II Reis 6.17);
15. Segou o siros (II Reis 6.18);
16. Tornou a devolver-lhes a visão (II Reis 6.20);
17. Livrou-se da morte por revelação divina (II Reis 6.31, 32);
18. Previu alimentação ao povo de Samaria (II Reis 7.1, 18);
19. Sentenciou Benadade à morte (II Reis 8.10, 15);
20. Profetizou o mal que Hazael faria a Israel (II Reis 8.12; 10.32);
21. A unção de Jeú a rei (II Reis 9.1-3,6);
22. A vitória de Jeoás (II Reis 13.17, 19,25);
23. Sentenciou a morte de um capitão (II Reis 7.2, 19,20);
24. Anunciou uma seca por sete anos (II Reis 8.1);
25. A derrota dos moabitas (II Reis 3.18, 24);
26. Depois de morto ressuscitou um defunto (II Reis 13.21).


O que você pediria a Deus hoje?
Peça ao Senhor o melhor que é Seu Espírito!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp