Daniel 3, A Fornalha de Fogo

-Tema: FIDELIDADE



Daniel 3
-INTRODUÇÃO: Houve um espaço de cerca de 20 anos se passaram entre os capítulos 2 e 3. O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua de ouro com 30 metros de altura e 3 metros de largura (v.1) e chamou todos os seus governantes: Sátrapas (legisladores), Prefeitos e Governadores (executivos), Juízes e Magistrados (Judiciário) Conselheiros (Ministros), Tesoureiros (secretários administrativos) para uma grande reunião (v.2,3).
Muitas vezes caímos em situações que são armadas para nos queimar. Neste momento precisamos ter a confiança de que o Senhor não nos livra ‘do’ problema, mas nos livra ‘no’ problema.

Você já passou pelo fogo?

Vamos compreender o poder que aqueles jovens sentiram ali na fornalha, ao experimentar coisas que são mais poderosas do que o fogo:

1- O poder do louvor: v.1-12

Nabucodonosor Fez um decreto real irrevogável. O arauto leu o decreto do rei para o povo (v.4) dizendo que quando tocassem os instrumentos: Cítara, Gaita de foles, Saltério, Trombeta, Harpa e Pífaro (v.5), ao ouvir a música todos deveriam se prostrar diante da estátua (v.6). Quem não obedecesse seria lançado numa fornalha de fogo ardente. Todos os povos se prostraram diante da estátua (v.7).
Isso mostra o poder do louvor. A música alegra, emociona e envolve. Por isso o rei usou a música como estratégia.
Quando você passar pelo fogo lembre-se que seu louvor tem poder de aliviar a dor da perseguição. Não agradeça a Deus somente quando tudo estiver bem. Adore ao Senhor de todo coração e Ele te livrará do fogo.
Você louva a Deus no meio das dificuldades?
Adore ao Senhor até no meio da fornalha!

2- O poder da Obediência: v.13-22

Misael, Hananias e Azarias se mantiveram firmes e não se ajoelharam diante da imagem e os outros ficaram furiosos (v.12). Por que eles não se ajoelharam? Por causa da Palavra de Deus que declara que “não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso” (Êxodo 20.3-5).
Eles foram levados perante o rei (v.13-22) e Nabucodonosor deu uma segunda chance para eles se ajoelharem (v.15). Todos se ajoelharam ao ouvir a música novamente. Mas Misael, Hananias e Azarias se mantiveram firmes e não se dobrara.
Existem muitos problemas que tentam dobrar a vida de um cristão, mas você não pode se render facilmente. Precisa manter-se firme para não perder a fé. A obediência irrestrita a Deus é uma forma poderosa de alcançar livramento em situações difíceis.
Você tem obedecido à vontade de Deus?
Obedeça a Deus mesmo que não compreenda!

3- O poder do Livramento: v.23-30

Nabucodonosor ficou tão furioso que mandou amarrá-los e aumentar sete vezes mais o fogo (v. 19-21). Eles foram lançados no fogo e Nabucodonosor percebeu algo estranho (v.24), pois havia 4 homens no fogo e “o aspecto do quarto homem era semelhante a um filho dos deuses” (v.25). Eles estavam soltos passeando no fogo e nada tinha lhes acontecido. Nabucodonosor queria saber quem era aquele quarto homem e como eles ainda estavam vivos.
Quem era o quarto homem? O próprio Deus havia prometido que “quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” (Isaías 43.2) então enviou ao Senhor Jesus para estar com eles.
O rei se aproximou do fogo e os chamou para sair da fornalha (v.26,27). Misael, Hananias e Azarias saíram totalmente salvos sem qualquer cheiro de fumaça (v.27).
Você crê que Deus pode te livrar?
A mão do Senhor te socorre na tribulação!

Deus te livra do fogo!

CONCLUSÃO: v.28-30

Através daquela fornalha Nabucodonosor conheceu o poder de Deus louva ao Senhor pelo seu poder de livrar (v.28-30). É nos momentos mais difíceis de nossa vida que louvamos a Deus com maior intensidade e fervor.
E você?
Não se deixe influenciar pelo mundo
Ofereça seu louvor somente a Deus
Não tenha medo de perseguição
Jesus passa pelo fogo com você
Deus te livra do perigo
Seja fiel a Deus!!!

Veja o SLIDE: Daniel 3

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp