Sinais do fim

Tema: VOLTA DE JESUS

relógio fim do mundo

Marcos 13.3-13
Ouvimos muito sobre a volta de Jesus e o final dos tempos, mas quais são as palavras de Jesus a respeito disso e quais são os sinais destes acontecimentos?
Não sabemos quando será a volta de Jesus nem a grande tribulação ou arrebatamento, mas podemos ter certeza que já temos os sinais do fim que Jesus chamou de ‘princípio das dores’.

Quais são os Sinais do Fim?

Vamos analisar este texto e aprender sobre os sinais do fim do mundo e a volta de Jesus:

Falsos profetas: v.5,6

O primeiro sinal que Jesus nos adverte é que haveria falsos profetas e falsos cristos.
Alguns exemplos de falsos profetas são:
     -aqueles que cobram para fazer orações e ungir com óleo;
     -comércio da fé (II Pedro 2.3);
     -pregadores que marcam a data da volta de Jesus;
     -seitas e falsas religiões;

Guerras: v.7,8ª

O segundo sinal do Fim dos tempos são as guerras. No século XX tivemos duas guerras mundiais. Nações têm se levantado contra a própria nação (guerras civis) e reinos  contra os próprio reino (revoluções).

Terremotos: v.8

Outro sinal do fim é o aumento dos tremores que mostram como a terra está em desequilíbrio apontando para um fim. 
Segundo o APOLO 111, aproximadamente 100 tremores de baixa intensidade abaixo de 2.5 graus ocorrem diariamente, mas esse número cresce a cada dia, à medida que novas estações sísmicas são instaladas e também devido à maior sensibilidade dos instrumentos.

Fome: v.8

Já temos 7 bilhões de habitantes no planeta e há estudos que comprovam que o mundo terá 9 bilhões de pessoas em 2045 e não tem capacidade para manter com alimentos este número de pessoas2.

Perseguição: v.9 e 11

Esta profecia nunca foi tão real como está detalhada aqui.
A Igreja já sofreu perseguições e massacres cruéis, mas haverá um tempo em que será uma perseguição institucionalizada. O texto explica que os servos de Deus serão levados diante das autoridades para prestar depoimento de sua fé. É o que está acontecerá com o Projeto de Lei 122 que criminaliza a pregação das igrejas como ato de homofobia.

Avivamento: v. 10,11

Antes de acontecer o fim também acontecerá um grande avivamento na terra. O evangelho será pregado em todas as nações e os crentes, mesmo perseguidos serão cheios do Espírito Santo.
A Bíblia está sendo traduzida para milhares de línguas com rapidez devido aos novos recursos tecnológicos de tradução como, por exemplo, o Google tradutor. Missionários têm sido enviados de todos os países para todo o mundo.
Jesus seria injusto se voltasse sem que algum povo estivesse avisado. Por isso antes do fim haverá um grande avivamento preparando o  mundo e a Igreja para a volta de Jesus.

Tribulações nas famílias: v.12

Um grave problema que já vivemos é que as famílias têm sido alvo de muitas tribulações. Lares têm sido destruídos pelos vícios, prostituição e outras maldades. Além disso, grande parte da juventude atual não quer mais constituir família e o homossexualismo tem sido defendido fortemente como um estilo de vida superior ao modelo tradicional de família.
Este processo de desconstrução da Família é também cumprimento das profecias sobre o fim do mundo.

Salvação pela Perseverança: v.13

Depois de apresentar todos os problemas do princípio das dores, Jesus ensina aos crentes como serão vitoriosos. Cada vencedor receberá um galardão como prêmio de suportar tudo. A perseverança é o segredo para suportar todas estas coisas. Os cristãos precisam aprender que perseverar significa vencer obstáculos.
Muitos evangélicos não estão sendo perseverantes, pois por qualquer probleminha saem de suas igrejas e há até pastores que incentivam trocar de igreja. Isso é problema por que um servo de Deus tem que aprender a perseverar ‘até o fim’ e não até ter uma dificuldade.

Panorama dos Sinais do Fim



1  https://www.apolo11.com/perguntas_e_respostas_sobre_terremotos.php?faq=5 
https://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-130/populacao-mundial-7-bilhoes-613876.shtml


ebook manual simbólico do apocalipse


E-book: Manual Simbólico do Apocalipse

Quem disse que o Apocalipse é um livro que anuncia coisas ruins? Com certeza quem divulga que o Apocalipse é um livro de más notícias são pessoas que não conhecem a Boa Nova do Evangelho. O Apocalipse faz parte desta Boa Notícia para aqueles que serão salvos, mas para quem não será salvo realmente é uma má notícia. O evangelho é uma boa notícia de que todos podem ser salvos e felizes em Cristo Jesus.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp