Encontre uma Pregação

5

Três tipos de pessoas no juízo final

-Tema: VOLTA DE JESUS
Mateus 25.31-40
-Introdução: Toda vez que lia o texto citado ou falava sobre o juízo final só conseguia imaginar dois tipos de pessoas diante do juízo Divino: os justos e os injustos. Mas olhando bem tem mais pessoas ali de acordo com as palavras de Jesus.
O mundo faz muitas separações entre pessoas, divisões de grupos sociais e exclusão das minorias, mas sabemos que somente Deus pode julgar. Não podemos discriminar as pessoas ou diferenciar entre um e outro. Deus é o Juiz e Ele vai julgar dizendo quem é quem no dia do Juízo Final.
No último dia Deus reunirá todas as pessoas de todas as nações e não haverá diferenças humanas, todos serão iguais diante do Rei até que Ele nos diferencie de acordo com Seu justo julgamento. Haverá três tipos de pessoas no meio da multidão do Juízo final.

De que lado você está?
Vamos refletir sobre os três tipos de pessoas no juízo final e pensar que tipo de pessoa temos sido:

1- OVELHAS - obedientes: v.34-40
As ovelhas representam as pessoas obedientes a Jesus. Neste texto Jesus os chama de Justos, que são pessoas que foram justificadas pela salvação em Cristo.
Ovelha é um animal dócil, simples e fácil de domar, por isso Jesus nos chamou de ovelhas. Devemos ser obedientes a Deus e ir onde Ele quer nos levar.
Jesus colocou suas ovelhas à sua direita e disse que eram bem vindos ao céu por que tinham lhe dado água, comida, veste e O visitado todas as vezes que precisou. Suas ovelhas lhe perguntaram quando fizeram isso e Ele respondeu que todas as vezes que obedeceram ao mandamento de amar ao próximo e ajudaram uma pessoa chamada de ‘pequenino’ era Jesus quem estavam ajudando.
Por isso devemos obedecer a Deus e “tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3.23).
Você é uma ovelha de Jeus?
Aceite a Jesus como seu Pastor e obedeça-O!
                              
2- CABRITOS - desobedientes: v.41-46
Os cabritos representam as pessoas desobedientes à Palavra de Deus. No texto Jesus os chama de injustos, que são pessoas que não se importam com a justiça que é a vontade de Deus.
Cabrito é um animal difícil de domar. Gosta de pular cercas, empoleirar em lugares difíceis, não gosta de ser amarrado e foge com facilidade. Por isso Jesus comparou os cabritos com os injustos ou desobedientes.
No Juízo Final os desobedientes serão colocados à esquerda do trono de Deus e serão condenados por não amar a Deus e ao próximo.
O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 2.27) por isso, quando amamos às pessoas estamos amando Jesus e quando deixamos de amar alguém entristecemos a Ele.
Você tem desobedecido a Jesus como um cabrito?
Obedeça à Palavra de Deus como uma ovelha!

3- PEQUENINOS -  inocentes: v.40 e 45
Outro grupo de pessoas citadas por Jesus são os pequeninos. Os pequeninos representam pessoas inocentes. São pessoas que tiveram menos condições de escolher ou entender a vontade de Deus.
Creio que pessoas com problemas mentais, psicológicos ou que de alguma forma foram privadas de conhecer a Palavra de Deus, não serão julgadas da mesma maneira que aqueles que tiveram plenas condições de receber o evangelho.
Na sociedade há pessoas que são pequeninas por estarem em condições inferiores à maioria. Podemos citar como exemplo os deficientes mentais. Os outros se acham grandes em relação a estes pequeninos.
Jesus disse que estaria presente na vida destas pessoas.
Você acha Jesus pequeno?
Jesus é o Grande Deus Criador de tudo!
Ele nasceu pequeno, viveu e morreu, mas ressuscitou e voltará grandioso e cheio de glória e poder.
Se Jesus é grande e disse que está na vida dos pequeninos, então estes também têm esta grandiosidade em suas vidas.
A bíblia deixa bem claro que “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11).
Você tem sido injustiçado, diminuído?
Jesus está em sua vida te fazendo Grande!

Seja uma ovelha obediente!
-CONCLUSÃO:
No dia do Juízo Final de que lado você gostaria de estar? Do lado direito como ovelha obediente de Jesus ou do lado esquerdo como um cabrito desobediente?
Provavelmente você quer ficar do lado direito, mas para isso precisa se tornar uma ovelha de Cristo.
Ah! Uma coisa importante!
Ninguém pode determinar quem é quem. Jesus disse que como não se pode seperar o joio do trigo também só poderá julgar no último dia (Mateus 13.41). Não compete a nós julgar, somente obedecer.
Não discrimine pessoas como inferiores, nem perca uma oportunidade de fazer o bem por que Jesus cuida de seus pequeninos.

5 comentários:

  1. Amém. Só não entendi muito os dos inocentes porque se e inocente então não tem culpa se não tem culpa não tem de quer ser julgado, então eu só fico com o que Jesus deixou escrito na bíblia. Mateus 25:33-46 (40 “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus "menores" irmãos, a mim o fizeram’)
    (45 “Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes "mais pequeninos,"
    também a mim deixaram de fazê-lo’.)não tem nada aver esse seu pensamento com o que eu lí.

    ResponderExcluir
  2. o pastor esta confundindo o jungamento das naçoes que se dara no final da grande tribulaçao com ojuizo do trono branco que se dara no final do milenio

    ResponderExcluir
  3. Realmente temos que ter muita cautela com o juízo final,pois sabemos que todos ali no julgamento não terá outra chance!
    então os pequenos aqui não será os débil mental,mas sim os pobres,os menos distacados da sociedade...etc.

    ResponderExcluir
  4. boa palavra pastor !!
    deixa de lado as criticas

    ResponderExcluir
  5. Os anônimos não existem e nem devem se dar créditos, continue pregando Pr. pois sempre vai haver fariseus no mundo par criticar.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
Muito obrigado por participar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...