Com quem você se parece?

-Tema: DISCIPULADO  



Mateus 22.15-21
-Introdução: Já ouvi um ditado que diz que ‘as coisas se parecem com seus donos’ e às vezes parece verdade. Quando você olha no espelho, com quem ou o quê você acha que se parece? A pessoa provavelmente se identifica com seus progenitores e ao meio em que vive.
Os fariseus procuravam alguma coisa contra Jesus e tentaram ver se Jesus seria capaz de proibir pagar o imposto a Cézar para acusá-lo de rebelião. Mas Jesus soube responder sabiamente e nos deixou grandes lições, primeiro que devemos arcar com nossos compromissos sociais e também servir a Deus.
Com este texto Bíblico vamos refletir sobre a Semelhança com Jesus e a necessidade que temos a cada dia de ser “imitadores de cristo” (Efésios 5.1) buscando nos parecer com Jesus, sabendo que “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2.6).

O que é ser semelhante a Jesus?

Vamos aplicar o texto para entender quais as características de uma pessoa semelhante a Jesus:

1- SER MARCADO 

v.19 “mostrai-me a moeda”
O Mestre era didático e ensinava coisas novas o tempo todo. Pediu uma moeda para mostrar e refletir sobre ela, por isso Jesus quis ver a moeda que é distinta pelas marcas impressas nela. De acordo com a marca, tamanho e peso sabia-se o valor.
Ser parecido com Jesus é ter suas marcas. Que marcas? As marcas da cruz “já não vivo eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2.20). Se você tem levado sua cruz (Lucas 9.23), você é marcado pela presença de Jesus.
Você tem carregado as marcas da cruz de Cristo?
Negue-se a si mesmo e tome a sua cruz!

2- TER VALOR

v.19 “trouxeram-lhe um denário”
O denário era uma diária de serviço, por isso tinha muito valor, o preço de um dia inteiro de trabalho. Era uma moeda comum, por isso foi tão fácil de alguém trazer uma até Jesus na mesma hora.
Ser parecido com Jesus é ter valor! Para este mundo não temos valor, mas para Deus você tem muito valor, pois ele trabalhou para te conquistar (Isaías 53.11).
Você sabia que você tem valor para Deus?
Jesus te comprou por um alto preço!

3- SER PURO

v.20 “de quem é a efígie e a inscrição?”
Para ter valor, uma moeda precisava passar por um processo de purificação sendo derretida no fogo antes de ganhar seu formato e ser colocada no mercado.
Ser semelhante a Jesus é ser purificado! A conversão é um processo de procurar se parecer com Jesus a cada instante se aproximando mais de Deus, fugindo do mundo, da carne, do pecado e resistindo ao diabo (Tiago 4.6-8).
Somos purificados pelo Sangue de Jesus (I João 1.7) e passamos por provas de fogo para nossa santificação (Salmos 66.10) sendo também selados pelo fogo do Espírito Santo que nos batiza/lava (Mateus 3.11).
Você tem procurado se purificar?
Busque ter um coração puro como o de Jesus!

4- SER DIFERENTE

v.21 “daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”
Jesus perguntou aos fariseus de quem era a imagem impressa na moeda e então declarou que se parece com César deveria ser dada a ele e acrescentou: “daí a Deus o que é de Deus”.
O que seria de Deus? Certamente aquilo que é “à sua imagem e semelhança” (Gênesis 1.27). Deus só quer aquilo que se parece com Ele. Por isso Jesus recusou aquela moeda e pediu para dar a Deus o que é de Deus.
Ser semelhante a Jesus é ser diferente do mundo.
O ser humano foi criado ‘à’ [crase: para a] imagem e semelhança de Deus. Não fomos criados para ser diferentes de Deus. O que distancia o ser humano de seu Criador? O pecado diferencia a humanidade de Deus (Isaías 59.2 e Romanos 3.23).
Você tem procurado ser diferente do mundo?
Tenha Jesus como seu padrão a seguir!

Procure ser semelhante a Jesus!

CONCLUSÃO

O mundo estabelece muitos padrões de comportamento, beleza, moda e etc. devemos sempre saber que o nosso padrão é Jesus e que nós devemos ser “padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (I Timóteo 4.12).
O que é do mundo se parece com o mundo e recebe as coisas do mundo.
Quem é de Deus se parece com Deus e recebe as coisas de Deus.
Com quem você quer se parecer?

Queira ser parecido com Jesus!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp