Gratidão X ingratidão

-Tema: GRATIDÃO
Lucas 17.11-19
-Introdução: Como é doloso ser tratado com ingratidão por pessoas que amamos! Uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, sempre quer mais. A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando não agradeceram pelas milhares de frutas que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido (Gênesis 3.1-8).
Jesus fez tudo por nós e também enfrentou a ingratidão. Certa vez mandou os leprosos ir se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei (v. 14 = Levítico 14.1-32) e “indo” (v.14) enquanto iam, foram curados por Deus. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato? Qual a diferença de uma pessoa que tem gratidão para uma pessoa ingrata? A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não votaram para a agradecer, também não receberam nenhuma bênção mais, somente aquela cura. Já o leproso grato, voltou e Jesus lhe disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, ou seja, recebeu além da cura, a salvação. Quando somos gratos, Deus sempre tem mais para nos dar.

Você tem sido Grato a Deus e às pessoas?

Vamos ver algumas características da gratidão e da ingratidão:

  1- Gratidão é VER e ingratidão é CEGA: v.17

A primeira característica da ingratidão é a cegueira, pois a pessoa ingrata não consegue perceber o que recebe de bom e só vê o que é ruim. Pode receber um grande benefício e não enxergar, mas vê um pequeno defeitinho. Como se eu ganhasse um carro novo e só reparasse em um arranhão que tivesse. Uma pessoa grata percebe qualquer gesto, mesmo um bom dia e por isso agradece.
Os nove leprosos ingratos, não olharam para Jesus, nem O viram, só queriam ser curados. O único leproso grato olhou para Jesus, viu suas chagas antes e depois que foi curado, por isso tinha gratidão.
Você tem visto as coisas boas que as pessoas fazem ou somente as coisas ruins?
Olhe e veja coisas boas acontecendo ao seu redor!


ASSISTA:
2- Gratidão é LEMBRAR e ingratidão é ESQUECERv.15

Outra característica da ingratidão é o esquecimento. Talvez os nove leprosos ingratos tenham se esquecido do rosto de Jesus dizendo que não se lembravam mais quem os curou, ou se esqueceram do lugar que Jesus estava, mas o fato é que se esqueceram. Às vezes se esqueceram até que eram leprosos. Para o único leproso grato, o rosto de Jesus era inesquecível e procurou saber onde Jesus estava para agradecer.
A pessoa ingrata não se lembra do que lhe foi feito mesmo que tenha sido a um segundo. Sua mente é bloqueada para não lembrar o que recebe de bom, mas o que acontece de ruim se lembra todos os dias mesmo que tenham se passado anos. A mente da pessoa ingrata não consegue se lembrar por que está sempre ocupada pesando em si mesmo e só quer mais. Já a pessoa grata se lembra mesmo que a própria pessoa que o ajudou se esqueça do bem que fez.
Você se lembra de algo de bom que alguém tenha lhe feito, mesmo que seja pouco?
Procure se lembrar de algum fato para agradecer!

3- Gratidão é FALAR e ingratidão é CALARv.15

O ingrato se cala diante do que recebe de bom, mas abre a boca bem alta para pedir e muito mais para reclamar se faltar alguma coisa. A pessoa grata não fica em silêncio, mas diz ‘muito obrigado’ por qualquer coisa que recebe.
Os nove leprosos ingratos chegaram gritando pedindo para ser curados (v.13), mas depois não falaram nada. O único leproso grato voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Não adianta apenas lembrar o que recebeu de bom, é preciso também expressar para que a pessoa saiba.
Você tem falado palavras de gratidão ou tem se calado?
Expresse seu agradecimento em palavras!

Exercite a gratidão!

-CONCLUSÃO:

Precisamos lutar contra nossa natureza carnal e ingrata. Para isso podemos guardar as palavras deste sermão e exercitar estas três ações:
Gratidão = VER + LEMBRAR + FALAR
Ingratidão = cega + esquecida = muda.

Não seja cego, esquecido e mudo.
Veja, lembre e fale agradecendo a todos por tudo.
Ore a Deus para que mude seu olhar, sua mentalidade e seu falar e depois que coloque o capacete da salvação [Efésios 6.17] para proteger sua cabeça te mantendo puro.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Siga Google+.

20 comentários:

  1. Sou grato a Deus pela sua vida por esta sempre aprendeno com sua mensagem

    ResponderExcluir
  2. ... Agradeço a DEUS por tudo ... Principalmente pela Vida ... Obrigado Pai ...

    ResponderExcluir
  3. neste momento venho te agradece que hoje dia 14-01-13 apos fazer um estudo deste texto tive a maior experiência com cristã após ler Efésios 6;17 jamais me esquecerei senti os 3(PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO)junto a mim te agradeço pois todos os dias este blog te me ajudado muito a evoluir como serva obrigada DALANA REIS IMW ENGENHO VELHO

    ResponderExcluir
  4. o moço num mataria vc escrever menos, neh????

    ResponderExcluir
  5. aprendi muito Pastor com essa ministração!Obrigado!!
    Sou Pastor também e estou preparando um sermão aqui e me baseei nesse seu sermão!!!
    Muito Obrigado por se permitir ser canal de DEUS!!! Louvo a DEUS por sua vida!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela mensagem, pastor. Eu me inspirei muito com ela e aprendi bastante também. Que Deus continue revelando a Sua Palavra ao Senhor!
    Eliane

    ResponderExcluir
  7. muito obrigado Pastor, gosto muito das suas pregações, me identifico muito com a sua maneira de se expressar nos estudos e sermões.

    ResponderExcluir
  8. Antes de orar pedindo, ore agradecendo. Pensso que por mais que o meu copo não esteja transbordando (não tenha a casa que gostaria, o carro, a pessoa amada, o dinheiro) Deus nunca deicha o copo vaziu (tenho meus pais, saúde, conforto, teto, alimento, proteção...).

    Sou grato por tudo, tudo que tenho não é tudo que quero, não sou conformista, mas ainda assim existe um número quase que incontável de pessoas no mundo que tem muito menos que eu. O copo não está transbordando mas Deus não deicha me faltas nada.

    ResponderExcluir
  9. Deus obrigado por + essa revelação! É verdade.

    ResponderExcluir
  10. Sermao abençoado ,vai me ajuda muito em uma ministração onde creio que Deus vai me usar grandimente. E aprendi muito com essa palavra ser grato ,sou grata a Deus por td q tenho e por td q sou,sou grata por ser escolhida pra falar sobre a verdadeira palavra de Deus. Regina serva do Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Artigo muito bom. Todo ser humano deve ser grato e os cristãos ainda mais. Devem ser gratos uns para com os outros e, principalmente, para com o Senhor Jesus.
    Que Deus continue abençoando os responsáveis por este site.

    Prof Robson Chagas
    Diretor do Itemol

    ResponderExcluir
  12. UMA BÊNÇÃO...

    ResponderExcluir
  13. Agradeço a Deus pelo seu ministério, pois tenho aprendido muito. sou grata a Jesus por tudo.

    ResponderExcluir
  14. Deus contínuo ti usando. Profeta deus muito obrigado

    ResponderExcluir
  15. MARIA DOS REIS.
    Muito boa pregação aprendi mais ainda sobre as grandezas de DEUS, que ele venha sobre as nossas vidas nos modelando, como ele fez com o barro, só tenho a agradecer.

    ResponderExcluir
  16. Jeane Pereira
    Pastor, muito bom esse estudo! Que Deus continue a te inspirar! Obrigada por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  17. Essa pregação é extraordinária,pois é assim q muitos de nós vivemos,temos que ter a consciência que precisamos mudar dia após dia,e sermos mais gratos por tudo o que Deus tem nos proporcionado todos os dias.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.