Gratidão X ingratidão

Tema: GRATIDÃO

dez leprosos curados por Jesus

Lucas 17.11-19
Introdução: Como é doloso ser tratado com ingratidão por pessoas que amamos! Uma pessoa ingrata nunca se satisfaz, sempre quer mais. A natureza humana é ingrata desde o jardim do Éden quando não agradeceram pelas milhares de frutas que podiam comer e só quiseram aquele fruto proibido (Gênesis 3.1-8).
Jesus fez tudo por nós e também enfrentou a ingratidão. Certa vez mandou os leprosos ir se apresentar ao sacerdote para cumprir o mandamento da lei (v. 14 = Levítico 14.1-32) e “indo” (v.14) enquanto iam, foram curados por Deus. Contudo apenas um voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Qual a diferença entre os 9 leprosos ingratos e o único leproso grato? Qual a diferença de uma pessoa que tem gratidão para uma pessoa ingrata? A diferença é que os nove leprosos ingratos foram seguir sua vida e não votaram para a agradecer, também não receberam nenhuma bênção mais, somente aquela cura. Já o leproso grato, voltou e Jesus lhe disse: “levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, ou seja, recebeu além da cura, a salvação. Quando somos gratos, Deus sempre tem mais para nos dar.



Você tem sido Grato a Deus e às pessoas?

Vamos ver algumas características da gratidão e da ingratidão:

  1- Gratidão é VER e ingratidão é CEGA: v.17

A primeira característica da ingratidão é a cegueira, pois a pessoa ingrata não consegue perceber o que recebe de bom e só vê o que é ruim. Pode receber um grande benefício e não enxergar, mas vê um pequeno defeitinho. Como se eu ganhasse um carro novo e só reparasse em um arranhão que tivesse. Uma pessoa grata percebe qualquer gesto, mesmo um bom dia e por isso agradece.
Os nove leprosos ingratos, não olharam para Jesus, nem O viram, só queriam ser curados. O único leproso grato olhou para Jesus, viu suas chagas antes e depois que foi curado, por isso tinha gratidão.
Você tem visto as coisas boas que as pessoas fazem ou somente as coisas ruins?
Olhe e veja coisas boas acontecendo ao seu redor!

2- Gratidão é LEMBRAR e ingratidão é ESQUECER: v.15

Outra característica da ingratidão é o esquecimento. Talvez os nove leprosos ingratos tenham se esquecido do rosto de Jesus dizendo que não se lembravam mais quem os curou, ou se esqueceram do lugar que Jesus estava, mas o fato é que se esqueceram. Às vezes se esqueceram até que eram leprosos. Para o único leproso grato, o rosto de Jesus era inesquecível e procurou saber onde Jesus estava para agradecer.
A pessoa ingrata não se lembra do que lhe foi feito mesmo que tenha sido a um segundo. Sua mente é bloqueada para não lembrar o que recebe de bom, mas o que acontece de ruim se lembra todos os dias mesmo que tenham se passado anos. A mente da pessoa ingrata não consegue se lembrar por que está sempre ocupada pesando em si mesmo e só quer mais. Já a pessoa grata se lembra mesmo que a própria pessoa que o ajudou se esqueça do bem que fez.
Você se lembra de algo de bom que alguém tenha lhe feito, mesmo que seja pouco?
Procure se lembrar de algum fato para agradecer!

3- Gratidão é FALAR e ingratidão é CALAR: v.15

O ingrato se cala diante do que recebe de bom, mas abre a boca bem alta para pedir e muito mais para reclamar se faltar alguma coisa. A pessoa grata não fica em silêncio, mas diz ‘muito obrigado’ por qualquer coisa que recebe.
Os nove leprosos ingratos chegaram gritando pedindo para ser curados (v.13), mas depois não falaram nada. O único leproso grato voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Não adianta apenas lembrar o que recebeu de bom, é preciso também expressar para que a pessoa saiba.
Você tem falado palavras de gratidão ou tem se calado?
Expresse seu agradecimento em palavras!

Exercite a gratidão!

CONCLUSÃO

Precisamos lutar contra nossa natureza carnal e ingrata. Para isso podemos guardar as palavras deste sermão e exercitar estas três ações:

Gratidão = VER + LEMBRAR + FALAR
Ingratidão = cega + esquecida = muda

Não seja cego, esquecido e mudo.

Veja, lembre e fale agradecendo a todos por tudo.

Ore a Deus para que mude seu olhar, sua mentalidade e seu falar e depois que coloque o capacete da salvação [Efésios 6.17] para proteger sua cabeça te mantendo puro.

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


e-book kindle oração

E-book: ESCOLA DE ORAÇÃO

A oração é uma das principais disciplinas espirituais e aprender a orar é essencial para todo cristão. Contudo esse é um desafio muito grande. Em um mundo agitado e com as pessoas cada vez mais sobrecarregadas, se torna difícil tirar tempo para oração. Mas o propósito de Deus é que voltemos para a Sua presença e a melhor forma de fazer isso é orando.
Neste livro vamos fazer um propósito de oração de 21 dias aprendendo a orar. Cada aula traz um texto bíblico baseado no profeta Daniel como homem de oração e ensina de forma prática uma lição, uma mensagem, uma aplicação e uma tarefa. Depois uma breve oração, que servirá para te motivar a falar com suas próprias palavras. Vamos orar!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp