Andando com Deus

Tema: VIDA COM DEUS

Noé construindo a arca

Gênesis 5.28,29
-Introdução: Todos conhecemos a vida de Noé pela história da arca, tendo a construção desta como seu maior feito. Seu nome significa repouso, descanso ou consolo, pois seu pai Lameque o abençoou dizendo que Deus usaria Noé para mudar a terra e por fim aos pecados do mundo.
Mas quem era Noé? Por que o Senhor o escolheu para construir a arca e recomeçar a vida na terra? Como era a conduta deste servo de Deus? E como era o ambiente em que vivia?

Você tem andado com Deus?

Vamos aprender com Noé como podemos andar com Deus e ter uma aliança com o Senhor:

1- Fugir do pecado: Gênesis 6.11-14

Há milhares de anos a terra já estava contaminada com o pecado. “Viu o Senhor” Deus vê tudo e vê a malicia do coração do homem. Nós muitas vezes não vemos, mas Deus vê.
“Era continuamente mau todo desígnio do seu coração”; às vezes erramos, e voltamos atrás, mas aqui fala de quando se continua sempre no erro e não há arrependimento, isso é ruim aos olhos de Deus.
 Gênesis 6.11 a 14 – Aos olhos de Deus estava tudo errado. Tudo o que criou e que era bom já não era mais bom (cheia de violência).
“Então disse o Senhor a Noé” (v.13)- Deus fala com seus servos e lhes mostra sua vontade (Amós 3.7)- Gen 7: 14- Deus avisou a Noé e avisa seus servos que voltará.
“Faze uma arca de tábuas de cipreste” (v.14)- Deus chama seus servos para recomeçar, para construir uma nova vida. O cipreste foi a mesma madeira usada para construir o templo (I Reis 5.10). Imagine a dificuldade e o trabalho que deu construir aquela arca. Assim Deus nos chama para trabalhar na sua obra, construir seu reino. Você esta ajudando a construir essa arca?
No meio de um mundo cheio de pecado o servo de Deus está sempre ocupado, construindo a obra de Deus. Não podemos ter tempo para pecar.
Noé já tinha quinhentos anos, provavelmente os únicos que o devem ter ajudado foram seus filhos Sem, Cão e Jafé, e a arca era muito grande, gastaria muita madeira e muito trabalho, gastaram cem anos para construí-la. Porém não olharam a dificuldade e sim a recompensa. Mesmo que gastemos a vida inteira fazendo a obra de Deus, vale a pena.
A terra está corrompida, Deus quer reconstruí-la e conta conosco.

2- Andar com Deus: Gênesis 6.8 e 9

O mundo estava cheio de pecado, “porém Noé achou graça aos olhos do Senhor” porque Deus olhava para o mundo e viu pecado, mas via Noé e se agradava, porque ele era diferente, fiel a Deus. Deus vê tudo e quer olhar para nós e se agradar de nossas vidas.
“Noé andava com Deus” – isso resume a vida de Noé, o seu maior feito, ele simplesmente andava com Deus (discípulo).
“Era homem justo e integro entre seus contemporâneos” – no meio de sua geração ele fazia diferença.
Deus quer que andemos com ele e vivamos uma vida exemplar em nossa geração.
Gênesis 7.1 – Deus chamou ele e sua casa, sua família para entrar na arca porque eram consagrados a Deus. Hoje o Senhor chama nos a entrar em sua casa, com toda a nossa família  e vivermos na presença de Deus sempre.

 3- Obedecer a Deus: Gênesis 6.22

Parece Ridículo construir um grande barco esperando chuvas que encham a terra, mas Noé obedeceu sem questionar. O mundo também acha ridículo ocuparmos nosso tempo com obra de Deus, nos preparando para a volta de Jesus.
A construção da arca era algo visível para o mundo saber que estava errado, que tudo aquilo um dia teria um fim. Noé foi caçoado pelo povo que devia achar loucura construir aquele barco, mas aquela obra anunciava a vinda do juízo de Deus (I Pedro 3.20 e 21 e II Pedro 2.5).
Quando obedecemos a Deus e construímos seu reino, estamos anunciando para o mundo a vinda de Jesus, porque como as águas inundaram todo o mundo assim será quando Jesus voltar e julgar o mundo todo.
Gênesis 7.5 – Noé fez tudo “segundo Deus lhe ordenara”, ele seguiu a vontade de Deus e não fez como quis.
Muitos atendem o chamado de Deus, querem obedecer, mas querem fazer segundo a sua própria vontade, e não a do Senhor.
Noé dedicou a sua vida a esta obra. Vivia por uma causa e foi recompensado. A que você tem dedicado a sua vida?
Gênesis 7.15 e 16 – Noé obedeceu a Deus e o Senhor cumpriu a sua palavra e mandou o dilúvio sobre a terra.
“E o Senhor fechou a porta após ele”. Quando obedecemos, Deus aprova nosso trabalho e nos protege. Quando Jesus voltar ele vai colocar seus servos dentro e vai fechar a porta do céu.

4- Compromisso com Deus: Gênesis 6.18

Noé e sua família tinham um compromisso de fé com Deus (Hebreus 11.7). Dentro da arca tinham a certeza de estarem protegidos por Deus e que estavam cumprindo o seu propósito. A Igreja é uma família de fé, uma arca que nos abriga do dilúvio de problemas do mundo.
Gênesis 8.1“Lembrou-se Deus de Noé”. Deus não se esquece de seu servos, tem compromisso com quem o tem com Ele.
Gênesis 8.16 e 20“Sai da arca”. Cumprido o tempo determinado Deus mandou Noé sair da arca.
Deus não quer que fiquemos trancados na igreja a vida toda, Ele quer que saiamos a pregar o evangelho no mundo.
“Levantou Noé um altar ao Senhor” quando recebeu a vitória, cultuou ao Senhor, erguendo um altar de adoração a Deus.
Faça em sua vida um altar ao Senhor, vivendo uma vida de adoração. Ao sair da Igreja precisamos estar sempre em louvor a Deus. Muitos se refugiam na arca (Igreja) e são salvos do dilúvio (problemas), mas quando o problema acaba e saem da Igreja, não vivem no altar de Deus.
Gênesis 9.11 a 16“Este é o sinal da minha aliança”.
O compromisso (pacto) entre Deus e Noé tinha um sinal: um arco entre as nuvens, que lembra a paz que Deus trouxe ao mundo. Que lindo é um arco-íris, que anuncia a aliança de Deus com o homem.

Jesus é a sua Aliança com Deus!

Conclusão

No meio do mundo em que vivemos, precisamos ser íntegros e andar com Deus. Hoje vivemos dias semelhantes aos de Noé, e temos a mesma missão de nos preparar para o fim, avisando a todos, e entrar com nossa família na arca do Senhor.
Quando Jesus subiu aos céus, foi entre as nuvens, e também entre as nuvens virá. Este é o sinal que temos de nossa aliança com Deus, Jesus é o nosso sinal (Mateus 24.37 a 39).
Como as águas vieram de surpresa para o mundo e levantou aquela arca, assim o Senhor virá e levará a sua Igreja.

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp