Como vai a fé?

COMPARTILHE:

12 comentários

-Tema:
Lucas 17.5,6.
-Introdução: O mais importante físico do mundo, o inglês Sthephen  Hawking,  apresenta teorias sobre o universo e sobre as menores partículas de um átomo, contudo reconhece não poder descobrir muitas coisas dentro de si mesmo. Vive uma luta entre o constante crescimento intelectual e o atrofiamento físico por causa de uma doença degenerativa que vai a cada dia limitando mais seus movimentos. Hoje não pode mastigar, falar, tocar, andar e muitos atos simples para nós, necessitando de aparelhos para andar e se comunicar. Apesar de tudo isso, esse homem é perseverante e prossegue rumo a suas descobertas vencendo seus obstáculos físicos, mentais e emocionais. Infelizmente afirma que não acredita em Deus. Mesmo assim tem uma determinação para lutar pelo que 'acredita'. O dinheiro, o conhecimento, a fama e o poder não resolvem seu maior problema mas ele não desiste de ser feliz porque acredita em alguma coisa. Isso é ter fé!

Você tem fé?
Em nosso texto base Jesus falava sobre os escândalos e os discípulos lhe pediram que aumentasse a fé deles. Eles reconheceram que tinham uma fé pequena e que podiam tropeçar. A fé é que nos mantém firmes na presença de Deus.
A fé tem tamanho?
Jesus disse que sim. Ele tinha a arte de diagnosticar a raiz do problema, de ir à sua verdadeira origem. E aqui ele vai à origem (semente / fé). Nós viemos de uma semente.
Então o que seria uma fé grande?
Jesus disse que uma fé grande é como um grão de mostarda.
Porque será que Jesus comparou a fé a um grão de mostarda?
O que determina o tamanho da fé é o que ela é capaz de fazer.
A semente produz a árvore. e a fé remove a árvore do lugar. (v.6)

O que há de especial na fé e no grão de mostarda?

1.  Vida: João 12.24
    Quando olhamos para uma semente não vemos vida nenhuma, mas sabemos que há vida naquele grão.Sua fé é como uma semente que mesmo quando é jogado a no chão e você sente que morreu, aí então você poder crescer e frutificar.
    Ao ser jogado e enterrado no chão ele deixa de existir e surge uma nova vida: árvore. 
A fé mesmo na morte produz vida.

2.  Poder: Marcos 9.23
    A semente tem o poder de romper a terra, tem força para vencer os obstáculos do solo. Da mesma forma a fé faz o impossível acontecer.
    Cicatrizes: A história da mãe que salvou o filho de um jacaré.

3.  Humilde: Marcos 9.24
    A semente é algo humilde e singelo mas muito frutífera. Ela se humilha sob o chão e é exaltada sobre a terra. Quando reconhecemos nos falta de fé estamos já agindo com fé. Só Deus pode fortalecer nossa fé. Quando oramos precisamos ser honestos com Deus e admitir nossa falta de fé pedindo-o para nos ajudar a crer porque Ele é o motivo da nossa fé.
A fé em si é algo pequeno, mas crescente. O argumento do homem é grande mas diminui e se cala ante à fé. A fé não carece de explicação, ela é a prova em si.

4.  Cresce:  Mateus 13.31 e 32     
    Jesus poderia ter comparado a fé com uma semente grande como a de abacate mas não o fez porque a semente não precisa ser grande para ser uma árvore grande (Marcos 4.26-32). Da mesma forma a fé é algo que deve crescer em nós a cada dia. Nossa experiência alimenta nossa fé.
    A semente cresce para baixo (raízes) e para cima (galhos e folhas).
    Crescer é um processo doloroso e demorado. Precisa ser regado e adubado para haver o crescimento desejado.
Você tem sentido que sua fé está crescendo?
-CONCLUSÃO:
   A pergunta do início da mensagem continua:
  Como vai a sua fé? Você tem fé?
  Jesus olha com os olhos da fé. Quando via uma semente ele já enxergava a árvore.
  Se desejarmos colher precisaremos de sementes e se queremos vitória precisamos de fé.
    Veja o que disse o cientista[1]:
  “Se chegarmos a descobir uma teoria completa, com o tempo esta deveria ser compreensível para todos e não só para um pequeno grupo de cientistas. Então, todo o mundo poderia discutir sobre a existência do ser humano e do Universo. No caso de encontrarmos a resposta a esta questão, alcançaríamos o triunfo final da razão humana, porque nesse momento coneceríamos a mente de Deus. Teríamos tornado realidade todos os nossos sonhos”.  Stephem Hawking

         A fé é o início e o fim de todas as coisas. Depois de especular e esquadrinhar todos os caminhos, por fim onde se chega é à fé. O que a ciência procura de tantas formas o indouto encontra sem explicações pela fé.
-APLICAÇÃO:
         Desafio de fé. Declare o que você crê, faça propósitos de buscar a Deus mais e crescer na fé.      Se disponha a viver pela fé, “pois tudo o que não provém da fé é pecado”  Romanos 14.22.


[1] Revista Super Interessante, Agosto de 1993, Pág 25. Editora Abril.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga Google+.

12 comentários:

  1. Esta mensagem é uma benção, Glórias a Deus!

    ResponderExcluir
  2. otimo sermao me edificou bastante , gloria a DEUS

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho mais fé... tô tão fraca... não consigo mais acreditar em Deus... E minha vida é maravilhosa, tenho tudo que preciso...mas não tenho forças pra suporta o ódio e magoa que cresce eu meu coração... Um dia me destruíram... e quando eu vejo, as pessoas que me fizeram tanto mal se dá bem, e minha vida só desmoronando, me pergunto aonde está a justiça divina? Será se eu sou o fruto de tanto mal, e a justiça se voltou contra mim... e por isso meus inimigos têm a graça de me ver destruída? se eu pudesse morrer... a vida não me pertence e sim a Deus... por isso ainda a preservo... mas peço a Deus todos os dias que a tire de mim , que eu não a mereço, que não a quero... O Deus, como doe... blasfemo tanto, mas tanto... odeio tanto minha vida, e muitos a queiram tê-la... orem por mim irmãos, pois sozinha eu não posso mais... e Deus me abandonou.... Não suporto mais tanto ódio, ranco e amargura...eu não posso mais viver... eu suporto mais...Me ajude a perdoar, e recomeçar... desgraça e inferno e o que chamo todos os dias,não consigo controlar... minha alma clama por socorro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para ter uma reversão dos fatos e preciso que vc perdoe de todo o seu coração aqueles que te afligiram. depois confiar (em Deus. se colocar-mos uma situação nas mãos de Deus e ficamos preocupados ou impacientes e o mesmo que não confiar. nosso Deus ele move os céus e a terra pra fazer aquilo que nos não conseguimos fazer, mais não move uma palha quando o fato pode ser feito por nos mesmo. afinal ele e Deus do impossível.

      Excluir
    2. filha nao ando a 13 anos pois quebrei minha coluna e comprimiu a minha medula pois meu marido nao largou de mim tenho um filho de 6 anos que Deus me deu meu marido esta com a coluna quebrada mesmo assim cuida de mim eu cuido da casa do meu filho nao tenho tudo que amo mas amo tudo que tenho sou felis com Jesus pois ele quem me da força. voçe tem de tudo e vive opremida nao olha oque fasem para voçe entre tudo para Jesus e ele tudo fara força amiga se nao caira pisa na cabessa de satanas e viva feliz com JESUS.

      Excluir
    3. Ao ler todas as palavras da Ir Maria. Lembrei do profeta Elias, homem de Deus, muito usado pelo Senhor, poderoso nas Mãos de Deus... Mas o mesmo era homem igual a todos nos e que estava sujeito as mesma coisas que hoje passamos, tribulações, perseguição e etc.. e seus amigos profetas sendo mortos, todo o povo a servir a outros deuses. O mesmo caiu em uma grande depressão e já não queria mais viver, chegou a pedir a morte. Mais Deus o amava tanto que não permitiu que isso acontecesse, através de um anjo Deus falou com ele o alimentou o fortaleceu com sua palavras de animo. Pois bem Sr Maria o que eu quero lhe dizer é que Deus também lhe ama e embora você não perceba a presença dele ao seu lado lhe encorajando e te fortalecendo. ele esta aí ao seu lado sempre. Perdoar significa esquecer todo o passado, todas as magoas e todo o mal que lhe foi feito. a partir de hoje faça uma aliança com o Senhor e vença todas as batalhas em Deus... eu acredito que Deus tem falado com você, pare para ouvir o que Ele tem pra te falar e não olhe para ondas do mar! olhe para Jesus e vá em direção Dele. Deus te abençoe Sempre.

      Excluir
  4. É simples! vai para o cantinho do seu quarto, ajoelhe e ore o pai nosso, nesta ordem: peça perdão pelo seus pecados e logo após diga: Jesus Cristo ensina-me a te ouvir e ter atitude para cumprir a tua palavra, independente dos meus julgamentos, amém. Fique em silêncio, levante a hora que desejar. A partir daí se prepare que sua vida vai mudar. Faça deste procedimento o alimento de sua vida, de dia, de tarde de noite. Foi assim que Deus mudou a minha Vida, protege até hoje a minha família e nos sustenta com resultados que antes eu chamava de milagre, mas hoje compreendo que é simplesmente o modo de vida que Deus quer para todos nós. Experimente! Amém.

    ResponderExcluir
  5. Abençoado Pastor Welfany, Ide e pregai o evangelo, está página é uma benção, é o cumprimento da palavra de Deus. Sou Seminarista e muitas das vezes sou solicitado para pregar. Ontem surgiu um convite, e o tempo é curto para meditar e buscar um estudo aprofundado nas escrituras sagradas. Vejo que recorrer aos seus ensinamentos me facilitou, dando o caminho para meditar e procurar na bíblia a palavra, com a vontade de Deus. Tenho várias esboços, feitos por mim, logicamente orientados pelo Espirito Santo, e espero um dia poder ter uma página igual a sua para propagar a palavra de Deus. Que Deus continue lhe abençoando, com a sua família para ajudar a nós, um povo que merece e precisa buscar a salvação eterna. Amém.

    ResponderExcluir
  6. este estudo foi muito bom para minha vida espiritual e me ajudou muito glorias a

    ResponderExcluir
  7. Glória a Deus, eu recebo todas as bençãos em minha vida em nome de Jesus! Amém. Deus abençoe vcs e o Pastor tbm.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus, eu recebo todas as bençãos em minha vida em nome de Jesus! Amém. Deus abençoe vcs e o Pastor tbm.

    ResponderExcluir
  9. Infeliz comparação da atitude do inglês Sthephen Hawking com a fé cristã. Ele mesmo declara que Deus não existe e que o cristianismo é um engodo para tolos. Fé e espiritualidade é o que ele menos tem. Ele não serve de modelo para um texto tão belo, pronunciado por Jesus Cristo, alguém que ele abomina enquanto pessoa.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.