Impedimentos à oração

COMPARTILHE:

27 comentários

-Tema: ORAÇÃO
Salmos 72.20
-Introdução: Davi compõe as mais belas orações da Bíblia. Por isso as palavras deste versículo são preocupantes: “Findam as orações de Davi, filho de Jessé”. Isso me leva a refletir o porquê de suas orações terem terminado. Poderia ser apenas uma conclusão literária de um grupo de salmos de Davi. Mas será que ele parou de orar? Teria morrido? Esfriou na fé? Não sabemos.
Gostaria de trazer essa reflexão para nossas vidas e pensar: quando acabarão minhas orações? Desejo que terminem só quando eu morrer como a Bíblia diz: “orai sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17).
Vemos muitas pessoas que deixam suas orações acabarem com facilidade. Uns por que são impacientes e querem receber rápido, na hora que querem. Outros por ingratidão, depois de abençoados não sentem mais necessidade de buscar ao Senhor.
Você parou de orar?
Vamos meditar sobre algumas coisas que impedem nossas orações:

1- Pecado: Salmos 66.17-20
O pecado não confessado é um impedimento às orações. Quando Adão e Eva pecaram a primeira coisa que fizeram foi se esconder de Deus (Gênesis 3.9,10). Assim também quando a pessoa está em pecado não consegue orar pois “as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” (Isaías 59.2).
No momento de oração não pode faltar a confissão de pecados. É preciso falar o nome do pecado para o Senhor confiando que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9).
Quando confessamos os pecados, sentimos aceitos por Deus e temos mais liberdade de entrar na presença do Senhor pelo Sangue de Jesus que nos lava (Hebreus 10.19) sabendo que “o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Você tem confessado os seus pecados ao Senhor!
Confesse e receba o perdão!


ASSISTA:
2- Incoerências: Tiago 3.9 e 4.3
Algumas incoerências como a língua que fala uma coisa com Deus em oração e cantando nos louvores, mas depois fala outras coisas, como se Deus não ouvisse tudo. Em oração diz que ama o irmão e nas conversas fala mal.
Além da língua tem também o egoísmo. Tiago explica que não recebemos o pedido de oração por que pedimos mal, com segundas intenções.
Deus sabe de tudo, o que falamos, pensamos e sentimos, por isso devemos orar de “todo o coração” (Jeremias 29.13) e não divididos em partes.
Se formos sinceros em nosso pedido, sabemos que Deus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3.20).
Você tem sido sincero em seu pedido a Deus?
Ore ao Senhor de todo o seu coração!

3- Relacionamentos ruins: I Pedro 3.7
Outra barreira para oração são os relacionamentos conduzidos de maneira errada. Não adianta a pessoa ser crente fervoroso dentro da igreja apenas.
O texto fala especialmente para os maridos por que na época os homens eram maioria à frente da Igreja e por isso o apóstolo se preocupa com a integridade deles como líderes. Hoje esse versículo vale para filhos/as, esposo/a, sogro/a, cunhado/a, vizinho/a, etc.
Há pedidos de oração que filhos recebem por causa de mães que perseveram de joelhos. A família é uma rede onde Deus lança suas bênçãos.
Da mesma forma há respostas que não vêm por que Deus sabe que se, por exemplo, prosperar o pai, os filhos podem não estar preparados para isso, ou se abrir porta de emprego para a mulher, naquele momento a família pode se desestruturar por não estar pronta para sua ausência no lar.
Você sabia que é pecado não orar? Leia I Samuel 12.23. Principalmente não interceder pelas pessoas que estão próximas de nós, por que Deus quer a integridade da família. Se não for bom para o lar, não é da vontade de Deus. Por isso cuide de seus relacionamentos familiares. É importante nutrir a casa com louvor, Palavra e oração. Não peça apenas para você, mas contemple todos de sua casa.
Você tem cuidado de sua família em oração?
Ore em casa tanto quanto na Igreja!

4- Falta de humildade: Lucas 18.10-13
A falta de humildade também impede a oração por que a pessoa nem sente que precisa de Deus. Sabemos que satanás foi expulso do céu por causa do orgulho e ele tenta levar essa sentimento na vida das pessoas para se sentirem melhores que outros como se não precisassem de ninguém, nem mesmo de Deus.
Na oração não podemos determinar nada para Deus. Não temos o direito de exigir nada. Nem somos merecedores. O Senhor que por sua Graça determina suas bênçãos na Palavra para nós recebermos. Precisamos pedir com humildades, buscar com insistência e bater com amor para receber a resposta (Mateus 7.7).
Como diz o ditado ‘Deus não dá asa à cobra’. Ele sabe quem somos e se há orgulho no coração ou não. Por isso muitos pedidos não são aceitos. Na verdade não estamos preparados. O tempo que passamos em oração serve para nos moldar e preparar para a resposta. Quando oramos e as coisas não mudam é por que precisamos mudar. Então precisamos colocar “a boca no pó; talvez ainda haja esperança” (Lamentações 3.29).
Você tem orado com humildade?
Humilhe seu coração diante do Senhor e Ele te ouvirá!

Não pare de orar!
-CONCLUSÃO:
Ao iniciar a oração devemos pedir ao Senhor que o Espírito Santo nos ajude a orar “como convém” (Romanos 8.26). Orar para orar. Pedir ao Senhor que nos proporcione momentos com Ele. Desligue telefones, feche portas (Mateus 6.6). Esforce para concentrar na oração “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5). Então você poderá orar livremente e nem verá as horas passando.
Lembre-se de confessar os pecados, corrigir incoerências em palavras e ações, cuidar da família e relacionamentos e ser humildade diante do Senhor. Ore sempre em nome de Jesus (João 16.24), segundo a Sua vontade (I João 5.14) e com perseverança (Lucas 18.1-8).

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

27 comentários:

  1. Bom demais... Glória Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Deus falou muito ao meu coração através desse estudo. Levarei para compartilhar na minha igreja. Que Deus continue abençoando grandemente a sua vida Pastor.

    ResponderExcluir
  3. nossa que estudo maravilhoso abre nossos olhos para as coisas que as vezes cometemos pequenos erros na oraçao que impedem ela de subir com cheiro agradavel ate o trono do senhor JESUS.obrigado por vcs existirem continuem ate o fim amem.

    ResponderExcluir
  4. zelia pereira- 22 de outubro de 2012 - CAMPINA GRANDE -PB

    VOU REVER TODO MEU PROCESSO DE ORAÇAO ATRAVES DESSES ESTUDOS SOBRE ORAÇAO. AS IGREJAS PRECISAM ENSINAR MAIS DIDATICAMENTE SOBRE A PALAVRA PARA OS FILHOS DE DEUS DE FORMA CLARA E OBJETIVA. NAO ADIANTA SERMÕES ELOQUENTES. pRECISAMOS DE PALAVRAS SIMPLES QUE PRODUZAM EFEITO EM NOSSOS CORAÇÕES. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO RICAMENTE SUA VIDA PASTOR E SEU MINISTÉRIO

    ResponderExcluir
  5. EU ADOREI ESSE ESTUDO MUITO BOM ALIAS ESSE BLOG FOI DIRECIONADO POR DEUS DANDO SABEDORIA AO PASTOR WELFANY QUEO SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO...

    ResponderExcluir
  6. Realmente Pastor,não está nada facil a cada dia o cristão orar,precisa ele se preparar mesmo trabalhando não perder contato com o senhor, que não é dificio, agora se o crente esperar só orar na hora de dormir tá dando espasso para o inimigo agir de diverssas maneiras ,principalmente dando-lhes oculpação trabalho ,compromissos ,muitas atividades que não acaba nunca. abraços (azevedo)

    ResponderExcluir

  7. Eu Amei o Blog
    Parabens! Respondeu minhas duvidas
    Que Deus Abençõe

    ResponderExcluir
  8. lindo,que Deus continua te usando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  9. Tem a impressão, como no caso de muitos, de que não obtém resposta a suas orações?

    http://estudossobreabibliaonline.blogspot.com.br/2013/06/a-oracao-que-deus-ouve.html

    ResponderExcluir
  10. Orem por mim, tenho 25 anos e nunca namorei e nem consegui emprego muito menos amigas. Nao aceito isso.

    ResponderExcluir
  11. quen nao determina um orario de oraçao nunca ora e preciso se esvasia e orar edvan

    ResponderExcluir
  12. jesus preciso de vc, me ajude a fazer tua vontade,ser fiel a ti,e fazer tudo o que eu aprendi nesse estudo

    ResponderExcluir
  13. Louvando seja Deus por este estudo.como aprende.pra um adolescente como eu aprendi mt

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado pelo estudo preciso estar senpre estudando porque me acomodo muito facil

    ResponderExcluir
  15. Gláucia Carvalho22 de julho de 2015 14:59

    Glória seja dada a Deus, por ter alguem que O SENHOR escolheu e capacitou para preparar estudos impactantes para nós ajudar na caminhada com Cristo. A Paz do SENHOR. Amém!!!

    ResponderExcluir
  16. Amém.tenho muita dificuldade na oração pessoal. Porém sei da sua necessidade. Grande esclarecimento.

    ResponderExcluir
  17. Lindo estudo pastor. Ore porque Deus está ti usando para nos abençoar com essas mensagens e o demónio não está a gostar nem pouco. Mas Deus abençoe pastor

    ResponderExcluir
  18. Muito bom amém q nosso bom Jesus nos ouvir eu Necivaldo

    ResponderExcluir
  19. Maravilhoso estudo. Revendo a minha maneira de orar!

    ResponderExcluir
  20. esse estudo e uma bençam esta mim ajudando por de+

    ResponderExcluir
  21. Que Deus abençõe os criadores deste aplicativo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.