O equilíbrio no LAR

Tema: FAMÍLIA

pregação família

Efésios 5.22-25 e 6.1-4
Introdução: é necessário que haja equilíbrio na família para a felicidade no LAR. Neste estudo vamos tratar sobre o equilíbrio na família, um fator que precisa ser mais refletido nos dias atuais.
A falta de equilíbrio faz com que as coisas fiquem confusas e instáveis, por isso vamos utilizar a figura de uma balança para ilustrar a necessidade de equilíbrio na família (coloca a figura da balança).

Como alcançar o equilíbrio no LAR?

A resposta a esta pergunta será montada em um acróstico da palavra LAR começando pela letra do meio 'A', que também será a coluna da balança:

1- AMOR: Rute 1.16-17

amor na família

O nome desta balança que equilibra o LAR é o AMOR. O amor equilibra e aperfeiçoa a família, entãosobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3.14).
Um lindo exemplo Bíblico de amor na família é o de Rute que exemplifica uma família diferente, sua família não eram filhos, irmãos, pai, mãe ou marido, era a sua sogra e ela demonstrou uma amor companheiro para com ela. Rute abriu mão de sua LIBERDADE para assumir a RESPONSABILIDADE com a sua sogra e depois teve liberdade dobrada.
Quando o amor é o centro de tudo no Lar, a família sempre será feliz.

O AMOR tem sido o ponto de equilíbrio e perfeição em sua casa?
Tudo o que fizer, tenha como critério o AMOR!

2- LIBERDADE: Lucas 10.38-42

liberdade na família

O primeiro peso que vamos colocar na balança é a LIBERDADE. Ela é um peso muito grande para a família e gera muitas RESPONSABILIDADES.
Mas não podemos ter somente LIBERDADE porque causa desequilíbrio, como diz Gálatas 5.13: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor”.
Um exemplo Bíblico de LIBERDADE na família é o de Marta e Maria. Por um momento Marta se sentiu obrigada a fazer suas tarefas e achou que a irmã estava abusando da LIBERDADE com Jesus. Mas o Senhor instituiu a verdadeira LIBERDADE naquela família. A LIBERDADE de ouvir a Palavra de Deus.

Você tem usado a LIBERDADE em sua casa, de maneira adequada?
Sua LIBERDADE vai até onde não impeça a do outro!

3-RESPONSABILIDADE: Jó 1.1-5

pregação responsabilidade família

O segundo peso que vamos colocar na balança para dar equilíbrio é a RESPONSABILIDADE. Ela é um peso muito grande para a família, mas gera uma grande LIBERDADE.
Como diz Romanos 13.8 “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.
Um exemplo Bíblico de RESPONSABILIDADE na família é o de Jó. Ele se sentia responsável por seus filhos e se levantava de madrugada para interceder por eles. Jó tinha grande liberdade, era rico e seus filhos também eram livres (tinham suas casas e iam e vinham festejando) mas Jô assumiu a responsabilidade intercessora de um pai que teme a Deus.

Você tem assumido suas RESPONSABILIDADES na família?
Seja RESPONSÁVEL em tudo que fizer pelo seu Lar!

Com Deus é possível equilibrar o LAR!


CONCLUSÃO

LAR = Liberdade + Amor + Responsabilidade


Para concluir vamos nos lembrar de três famílias na Bíblia que não tiveram este equilíbrio.

1- Filho pródigo (Lucas 15.18-32)

Exemplo de falta de equilíbrio do filho para com os Pais com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).

2- Hananias e Safira (Atos 5.1-16)

Exemplo de falso de equilíbrio do casal para com Deus. Com excesso de liberdade, pouco amor e nenhuma responsabilidade).

1- Sacerdote Eli (I Samuel 3.11-14)

Exemplo de falta de equilíbrio do Pais para com os filhos com excesso de liberdade, excesso de amor e pouca responsabilidade)

Não deixe a balança do LAR se desequilibrar em sua casa. Quando há excesso de Liberdade aumentam-se depois as consequências ou responsabilidades e quando se é responsável recebe como recompensa grande liberdade.

Procure equilíbrio em seu LAR!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp