O que não pode faltar

-Tema: SANTIFICAÇÃO


"O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" Salmos 23.1
-Introdução: Uma boa tradução para este versículo poderia ser ‘o Senhor é o meu pastor e não sentirei falta de nada’. Há pessoas que têm muito e sentem falta de algo enquanto outros, com quase nada, sentem-se satisfeitos.
   Davi disse estas palavras expressando o sentimento de gratidão pelo que Deus lhe dava e do mesmo modo que cuidava de suas ovelhas não deixando faltar nada, Deus também cuida de nós.
Quando Jesus é o nosso pastor, sentimos satisfação interior e tudo fica bom. Temos a água da vida que nos sacia e o Pão da Vida que nos sustenta (João 4.14 e 6.35,48).

O que está faltando?

Vamos aprender um pouco sobre algumas coisas que não podem faltar em nossas vidas:


1- Maná - PALAVRA

Josué 5.12 "Um dia depois de terem comido do produto da terra, o maná cessou, e os filhos de Israel não mais o tiveram; mas, naquele ano, comeram do que foi colhido na terra de Canaã"
A Palavra de Deus é o alimento que sustenta nossas vidas.
O povo de Deus enquanto caminhava no deserto recebia do Senhor todos os dias o maná para ser seu alimento diário. O maná nunca faltou. Somente quando entraram na terra prometida eles comeram os frutos da terra e então o maná parou de chover sobre eles, pois não estavam mais no deserto e não seria mais necessário.
Enquanto estivermos caminhando nesta terra, simbolizada pelo deserto, precisamos nos alimentar diariamente com a Palavra de Deus. Só quando chegarmos à Canaã celestial poderemos comer o manjar na bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.7-9).
Do mesmo modo que nos alimentamos todos os dias também precisamos de uma porção diária da Palavra de Deus para nos fortalecer espiritualmente. Quando o cristão fica sem se alimentar, vai enfraquecendo e corre risco de adoecer ou morrer espiritualmente.
Você tem se alimentado da Palavra de Deus?
A Bíblia é como um alimento que te sustenta!

2- Fogo – ESPÍRITO SANTO 

Levítico 6.12,13 "o fogo sempre ficará aceso sobre o altar; não deve ser apagado. O sacerdote acenderá lenha no altar cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo queimará continuamente sobre o altar; não deve ser apagado"
O fogo é símbolo de luz, força, energia, calor e vida do Espírito Santo.
Como o fogo vai se apagando? Quando falta lenha. Para realizar o culto a Deus “o sacerdote acenderá lenha nele a cada manhã” (v.12).
A oração é como a lenha que mantém acesa esta chama no coração. A igreja é a lareira onde cada pessoa é uma brasa de maneira que um irmão aquece ao outro.
Quando a pessoa começa a faltar de culto, não tem disciplina na oração, vai se enfraquecendo aos poucos e apagando. Quando percebe já está morna ou até mesmo fria. Não deixe sua chama apagar.
Você tem mantido acesa a chama do Espírito Santo?
Tenha uma vida de oração e a brasa não apagará!

3- Vestes limpas - SANTIFICAÇÃO 

Eclesiastes 9.8 "Que as suas vestes sejam sempre brancas, e que nunca falte óleo sobre a sua cabeça"

As estes simbolizam na Bíblia a prudência da pessoa. Uma pessoa preparada devia estar bem vestida. José foi condenado por não ter como explicar sua inocência, pois foi encontrado sem suas vestes (Gênesis 39.12-20). Quando o povo de Deus foi sair do Egito Deus mandou que estivessem vestidos e calçados, prontos para sair (Êxodo 12.11). Todos os anos Ana mãe de Samuel fazia uma veste nova para seu filho servir ao Senhor no templo (I Samuel 2.19).
O mundo procura de todas as maneiras tirar nossas vestes ou manchar nossa vida. Jesus voltará para nos buscar “se, todavia, formos encontrados vestidos e não nus” (2 Coríntios 5.3).
Quando as vestes sujam? Quando deixamos de confessar nossos pecados e lavar nossa vida no sangue de Jesus (Apocalipse 7.14).
Você está preparado? Suas vestes estão limpas?
Santifique sua vida e se prepare!

4- Azeite – UNÇÃO 


Mateus 25.3,4 "As imprudentes, ao pegar as suas lamparinas, não levaram óleo consigo, mas as prudentes, além das lamparinas, levaram óleo nas vasilhas"
O texto de Eclesiastes 9.8 também disse “nunca falte óleo sobre a sua cabeça”. O óleo ou azeite simboliza energia, combustível para manter a luz acesa.
Jesus contou a parábola das dez virgens onde cinco foram imprudentes não levando reserva de azeite para suas lamparinas. Já as outras cinco foram prudentes e levaram azeite suficiente para a noite toda.
A presença do Espírito Santo é como uma luz interior que aquece o coração do cristão. É o combustível que impulsiona sua vida.
Como a unção vai acabando? Quando a pessoa se torna relaxada em seu compromisso com Deus. Fica se encostando-se a outros irmãos, no pastor ou outro líder esperando que dê um pouco de seu azeite. Mas como as virgens prudentes não puderam dar seu azeite para as néscias por que iria faltar para ambas, assim também a unção é individual.
A unção falta quando a pessoa deixa pra orar só quando precisa. Como as virgens que deixaram para comprar azeite quando acabasse. Você deve buscar unção para sua vida e nunca deixar o azeite faltar, nem ficar dependente da oração dos outros.
Você tem mantido o azeite em sua vida?
Busque a unção de Deus em todo o tempo!

Não deixe sua bênção acabar!

CONCLUSÃO 


Apocalipse 3.11 "Venho sem demora. Conserve o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa"

Deus quer que tenhamos uma vida completa, por isso Jesus veio para nos dar “vida e vida em abundância” (João 10.10).
Vemos muitos cristãos que começam com muito vigor e depois vão se enfraquecendo. Isso por que deixam faltar coisas essenciais para sua vida cristã.
Não pode faltar em sua vida a  Palavra de Deus que é como um Maná, um pão que te sustenta, o Espírito Santo que é como um fogo que te aquece, vestes limpas que te mantêm preparado par ser abençoado e a unção que te capacita para vencer.

______________________
Citações Bíblicas: NAA - Nova Almeida Atualizada da SBB - Sociedade Bíblica Brasileira

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp