A renovação da águia

Tema: RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

águia mensagem

"mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" Isaías 40.31

Introdução: Uma antiga tradição, acreditava que a águia mantinha toda sua beleza e força porque tinha a capacidade de se renovar. Por isso Isaías diz que precisamos nos renovar à semelhança da águia. 
   A águia é umas das mais belas aves que vive 70 anos aproximadamente, mas aos 40 passa por uma difícil decisão: morrer ou se renovar de forma dolorosa.
Você já sentiu que precisa renovar suas forças? Há momentos em nossas vidas que não dá pra continuar como estamos, precisamos de uma renovação completa.

Como renovar minha vida?

Vamos comparar o processo de renovação da águia com a renovação de nossa vida:

1- Pára tudo e tira tempo para se renovar

Depois que toma esta decisão, renovar-se é prioridade. Assim a águia se renova buscando tempo e lugar para si diante de Deus.
O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas. Por isso muitas decisões são tomadas sem pensar.
Tempo é uma questão de prioridade. Se você quiser renovar sua vida precisa tirar tempo para isso. Deixe tudo o que está te ocupando desnecessariamente.
Você está disposto a dedicar tempo para sua restauração?
A prioridade em sua vida é sua restauração!

2- Sobe a um alto monte para estar só

Durante o processo de renovação a águia fica solitária na mais alta montanha onde está protegida e pode descansar passando pelo tratamento.
Precisamos estar acima dos problemas, ir mais alto para perto do Senhor e louvar o seu nome com Jesus ensinou “orarás a teu Pai em secreto” (Mateus 6.7).
O próprio Senhor Jesus se retirava para o monte a fim de orar a Deus sozinho e renovar sua vida de comunhão com o Pai. No alto do monte Ele foi transfigurado em glória (Marcos 9.1-8).
O monte significa um lugar acima dos principados e potestades (Efésios 6.12). Quando estiver num vale de lutas e tribulações, suba ao alto monte da oração para estar acima dos problemas na presença do Senhor e do alto, nas regiões celestiais (Efésios 1.3) contemplar as bênçãos como solução.
Você tem se retirado para oração e santificação?
Só você pode consagrar sua vida na presença de Deus!

3- SACRIFÍCIO: quebra o bico, arranca as unhas e retira as penas

A águia está envelhecida, com o bico gasto, unhas rachadas e penas desgastadas. Para se renovar precisa quebrar o bico, arrancar as unhas e penas para que nasçam tudo de novo.
Para se renovar é preciso sacrificar algo. Assim como a águia precisamos renovar nossos lábios, nossas mãos e nossa cobertura espiritual. Retirar tudo que está velho em nossa vida. Isso certamente é dolorido. Mas entre a dor do fim iminente e a dor de um processo de cura, este é a melhor opção.
Muitas vezes somos como uma criança que não quer deixar passar remédio na ferida por que vai arder. É preciso enfrentar a dor do tratamento para ser restaurado.
Como Jesus não achou difícil dispor de sua glória para suportar a cruz, sabendo do poder da ressurreição,  “tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós” (Romanos 8.18).
Você está disposto a sacrificar algo em prol de sua vitória?
Abra mão do que for preciso para receber sua bênção!

4- Espera pacientemente

A águia tem que esperar isolada por 150 dias até o processo de restauração seja completo. Durante este período não é vista por ninguém. Fica sem caçar esperando sua renovação.
Precisamos evitar o imediatismo. Estamos acostumados com coisas automáticas e muitas vezes pensamos que tudo deve ser assim. A vida é como um rio que em alguns trechos corre caudalosamente e em outros escorre rapidamente não adiantando querer apressar ou represar.
Deus em seu infinito poder teria condições de criar tudo em uma única palavra, de uma só vez, mas preferiu fazer aos poucos, gastando sete dias num processo equilibrado. Se tivesse feito tudo de uma vez seria uma grande desordem. Por isso primeiro criou a água e depois os peixes, primeiro a terra e depois as plantas, assim cada coisa na hora e forma correta.
Tudo tem o seu tempo certo (Eclesiastes 3.1-8) e o tempo da renovação é imprescindível se queremos continuar.
Você está disposto a esperar o tempo necessário para seu tratamento?
Tenha paciência, Deus está cuidando de você!

5- Sobe acima das tempestades

Quando enfrenta uma tempestade, a águia sobrevoa acima das nuvens onde pode ver o sol e ficar livre de perigo. Ao passar a tempestade a águia volta para seu abrigo.
Assim também devemos buscar mais a Deus quando passamos por provações e junto do Senhor ter a proteção. Nada adianta ficar exposto à tempestade tentando enfrentá-la. É melhor esperar passar e depois continuar. Proteja-se durante as lutas, pois “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1).
Quando enfrentar situações de conflito e tiver vontade de fugir, saia um pouco para descansar a cabeça, ore a Deus e assim estará acima das tempestades. Como Moisés quando subiu o monte, ao voltar o seu rosto brilhava (Êxodo 34.35) deste modo você terá forças para continuar de maneira equilibrada e correta sem precipitações.
Você prefere ficar no meio do tumulto ou sobrevoar acima das tempestades?
Suba acima da tribulação na presença do Senhor!

Deixe Deus renovar sua vida!

CONCLUSÃO 

Salmos 103.5 "a tua mocidade se renova como a da águia"

Após este tempo de renovação, a águia está preparada para viver mais trinta anos com força e vigor de sua juventude. Se não estivesse disposta a vencer todo este tempo doloroso, sua vida chegaria ao fim precocemente.
Peça ao Senhor para renovar sua vida como a águia. Aceite passar pelos processos necessários para sua restauração. Pare e tire tempo para você, reflita sozinho sobre sua vida, dedique-se à oração e santificação, sacrifique o que for preciso, abra mão do que é desnecessário, seja paciente e saia da mediocridade subindo acima das tempestades de problemas na presença de Deus.
Sua vida será renovada pelo Senhor!

______________________________

#pregação #EstudoBíblico 


Siga-nos nas redes sociais:





Oferte abençoando este ministério:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência 4386 - Operação 003 - Conta 996-8

PIX CNPJ: 39291393000175

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp