Natal é tempo de...

Tema: NATAL

presépio de natal

Lucas 2.8-20
Introdução: O período do Natal tem sido confundido muitas vezes com festas, mas sabemos que o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17).  
Ao mesmo tempo em que muitos se reúnem para festejar o fim de ano, existem pessoas que estão solitárias, sem motivos ou amigos para se alegrar. Por isso se quisermos comemorar esta data de maneira que agrade ao Senhor Jesus, devemos saber que o Natal é um tempo especial para a família. Você pode e deve reunir a família para se alegrar, mas sem esquecer o propósito principal do Natal.
Os pastores de Belém foram os convidados especiais para testemunhar o nascimento de Jesus Cristo. Refletindo sobre o contexto que estavam no momento, podemos aprender como deve ser para nós este tempo de comemoração do Natal.

Como devemos celebrar o Natal?

Vamos aprender com os pastores e Belém que o Natal é tempo de:

1- Trabalho: v.8

Aqueles pastores estavam trabalhando “nos campo e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite”. Deus sempre chama pessoas bem ocupadas para fazer sua obra como fez com Moisés cuidava do rebanho de seu sogro (Êxodo 3.1), Davi apascentava as ovelhas de seu pai (I Samuel 16.11-13), Gideão que malhava o trigo (Juízes 6.11), Eliseu estava arando a terra (I Reis 19.19) e com os discípulos que estavam pescando (Marcos 1.16,17). Deus não chama pessoas preguiçosas para o duro trabalho de sua Obra (Provérbios 6.6).
O Natal é tempo de trabalhar, de pagar as contas, de colocar a casa em ordem, preparar para receber visitas de parentes e amigos.
Natal é tempo de trabalhar!

2- Luz: v.9

Aquela noite escura foi iluminada quando os pastores foram surpreendidos com a aparição de um anjo de Deus e “a Glória do Senhor brilhou ao redor deles”.
A luz do Natal não são as lâmpadas coloridas que enfeitam casas e praças e sim a luz de Deus que ilumina corações para amar ao seu próximo e fazer a vontade de Deus. Jesus nos ensinou que somos a luz do mundo e que esta luz deve ser exposta para iluminar o mundo, assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5.14-16).
Natal é tempo de luz!

3- Evangelização: v.10,11 e 17

Os pastores receberam a “boa nova” do evangelho pela primeira vez anunciando que havia nascido o “Salvador que é Cristo, o Senhor”.  Eles acreditaram naquela mensagem e confiaram no Senhor.
Como aqueles pastores fizeram, é preciso ouvir esta boa notícia e aproveitar a oportunidade para evangelizar pessoas no Natal pregando sobre a vinda do Salvador ao mundo. Muitas pessoas sabem que Jesus é o Salvador, mas ainda não o aceitaram como Senhor de suas vidas.
Natal é tempo de Evangelização!

4- Sinais: v.12

Deus mandou vários sinais para os pastores entenderem a mensagem do nascimento de Jesus, como os anjos e a luz da glória de Deus, mas o sinal orientado pelos anjos seria que encontrariam “a criança envolta em faixas e deitada numa manjedoura”. As faixas eram panos velhos e a manjedoura era um coxo de alimentar animais.
O sinal que Deus mandou para os pastores era algo muito simples e rude, quase não perceberiam se não fossem despertados para este detalhe. Muitas vezes Deus manda sinais para mostrar sua vontade em nossas vidas, mas esperamos coisas muito grandes e extraordinárias, não percebendo que Deus pode usar coisas pequenas e simples para revelar seu propósito em nossas vidas (Mateus 11.25).
Um sinal significa uma marca ou algo que aponte uma direção. No período do Natal, fique mais atento para as mínimas coisas que Deus pode permitir para manifestar em sua vida.
Natal é tempo de sinais de Deus!

5- Louvor: v.13,14 e 20

O ambiente daquela noite escura e fria de trabalho dos pastores foi alegrado com muito louvor. Os anjos louvaram a Deus e os pastores também glorificaram a Deus.
Não precisamos de um motivo maior para adorar ao Senhor Jesus do que sua vinda ao mundo para nos salvar. Como aqueles pastores, devemos tirar tempo para adoração, ir ao culto, cantar enquanto trabalhamos e dizer palavras de gratidão ao Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará continuamente na minha boca” (Salmos 34.1). Se o seu Natal não é passado cultuando a Deus, então não é o verdadeiro Natal.
Natal é tempo de louvar a Deus!

6- Oportunidades: v.15,16

Aqueles pastores não ficaram ali parados só contemplando a beleza angelical e ouvindo as lindas melodias celestiais. Eles agiram. Dispuseram-se e caminharam até Belém para verificar o que lhes foi anunciado. Se tivessem deixado distrair por seus afazeres, teriam perdido a oportunidade de conhecer Jesus e presenciar o maior acontecimento de toda a história da humanidade.
No período do Natal, “portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Colossenses 4.5) para ajudar pessoas, pedir perdão e perdoar quem te ofendeu, aproveite bem o tempo com seus familiares e principalmente adore a Deus em todo o tempo.
Natal é tempo de oportunidades!

7- Reflexão: v.19

Maria ouviu tudo o que os pastores falaram, percebeu sua alegria e admiração pelo que tinham visto e sentiu a mesma paz que transmitiam em suas palavras. Sua reação foi ficar meditando e refletindo em tudo o que ouviu.
O período do fim de ano é um tempo de “consultai no travesseiro o coração e sossegai” (Salmos 4.4). Refletir sobre tudo o que aconteceu durante o ano e meditar procurando mudar a vida, atitudes e melhorar relacionamentos. Aproveite este tempo para pensar o que fez errado e o que deixou de fazer para melhorar a partir de agora.
Natal é tempo de reflexão!

Natal é um tempo de Deus para você e sua família!

CONCLUSÃO

Com esta mensagem aprendemos que o tempo do Natal deve ser bem aproveitado para trabalhar, perceber a luz de Deus em nossas vidas, evangelizar pessoas anunciando que o Salvador veio ao mundo, contemplar os sinais de Deus em nossas vidas, louvar a Deus em culto de gratidão, aproveitar as oportunidades da vida para abençoar e ser abençoado e também refletir em que devemos melhorar em nosso viver para o próximo ano.

Feliz Natal somente com Jesus!

____________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp