O Domingo Cristão X o sábado judeu

Muito se tem questionado sobre a questão da guarda ou não do dia de sábado como dia do Senhor, então vejamos algumas considerações a respeito:

O QUE ERA O SÁBADO?

Sábado significa descanso (schabat) e uma ordenança Divina para o bem estar do homem envolvendo sua saúde e também para impedir a ganância. Todo feriado e festa judaica era chamado de sábado não importando o dia em que caísse. Então havia semanas que tinham 2 ou até 3 sábados e em semanas como a da festa dos tabernáculos e dos pães asmos, todos os dias da semana eram chamados de sábado. Além disso, existiam meses e anos sabáticos estabelecidos pela lei judaica.

Qualquer dia de descanso pode ser chamado de sábado. Para Deus mais importa que o homem o sirva, do que o dia que vai descansar, porque “o sábado existe por causa do homem e não o homem por causa do sábado” (Marcos 2.27). Deus já havia avisado o fim do sábado a muito tempo dizendo: “Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, os seus sábados e todas as suas solenidades” (Ozeias 2.11). Esta profecia sobre o fim do sábado foi cumprida em Jesus, “o Senhor do sábado” (Marcos 2.28) que não guardou o sábado da forma que os judeus queriam.
Antes de saírem do Egito, o povo não guardava o sábado, assim como os patriarcas. Depois foi feita uma aliança entre Deus e Israel. Em Deuteronômio 5.15 diz que a ordenança de guardar o sábado foi como uma lembrança a Israel da libertação do Egito, quando o povo era escravo, mas depois se tornaram livres e poderia até descansar um dia na semana. Isso mostra que é exclusividade do povo judeu (leia Êxodo 31.16,17).
Se formos levar ao pé da letra, podemos interpretar que Deus também trabalhou no sétimo dia e depois descansou, pois “havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra da criação” (Gênesis 2.2).
A questão da lei: A igreja cristã poderia manter o dia de descanso no sábado e servir a Cristo, porém se guardasse um só preceito da lei seria obrigada de todos os outros (Tiago 2.10) e estaria servindo a dois senhores (Mateus 6.24). Então não guardamos sábado porque não estamos mais debaixo da lei e sim da graça (Romanos 6.14).

Qual foi a função da Lei?

“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fossemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gálatas 3.23-26).
A função da lei foi educar (aio = educador)¹ e ensinar o que é certo e o que é errado para o povo que estava saindo do Egito e precisavam formar uma nação organizada. O Antigo Testamento nos ajuda a aprender sobre o pecado (Romanos 3.20; 28-31 e 7.7) e o evangelho (N.T.) ensina vencer o pecado pela fé através da Nova Aliança que temos em Cristo Jesus (Hebreus 9.15-20).
Paulo ensinou aos crentes não se preocuparem com os preceitos da lei para que “ninguém, pois vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra de coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2.16,17).
Os cristãos que guardavam o sábado foram repreendidos pelo apóstolo Paulo: “Mas agora que conheceis a Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres, aos quais quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias e meses e tempos e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco” (Gálatas 4.9-11).

Como foi a mudança do sábado judeu para o domingo cristão?      

A transição do sábado para o domingo como dia de descanso e culto dominical, erroneamente se prega que foi uma instituição de Constantino (Imperador Romano que se converteu ao Cristianismo e oficializou a religião Cristã no império). Ele apenas confirmou a prática tradicional da igreja em guardar o domingo oficializando o dia de descanso no calendário do império. Na cultura romana se cultuava o deus Sol no primeiro dia da semana, daí se dizer que guardar o domingo provém de origem pagã. Porém, na mesma cultura romana, no sábado se cultuava o deus Saturno. Muito antes de Constantino se converter a Igreja Primitiva já fazia seus cultos no domingo.
“No cristianismo primitivo ainda existia a guarda do sábado, mas antes de chegar à noite já os fiéis se reuniam para preparar o domingo, dia do Senhor, quando se comemorava sua ressurreição e subida aos céus. A guarda dos dois dias era realmente pesada, o que levou Paulo a fixar o repouso no domingo, primeiro dia da semana, mas essa prática se impôs somente a partir do século IV”².

O 4º mandamento tem confirmação no Novo Testamento?

No Novo Testamento não encontramos nenhuma sequer vez a ordem de guardar o sábado, embora encontremos muitos questionamentos e reprovações observância do sétimo dia.
O novo concerto sob o qual estamos não existe ordem para guardar o sábado, embora encontremos todos os outros no decálogo.
Veja o quadro comparativo:

Ordenança
Antigo Testamento
Confirmação no Novo Testamento
1º Mandamento
Êxodo 20.2,3
I Coríntios 8.4-6 e Atos 17.23-31
2º Mandamento
Êxodo 20.5,6
I João 5.21
3º Mandamento
Êxodo 20.7
Tiago 5.12
4º Mandamento
Êxodo 20.8-11
?
5º Mandamento
Êxodo 20.13
Efésios 6.1-3
6º Mandamento
Êxodo 20.13
Romanos 13.9
7º Mandamento
Êxodo 20.14
I Coríntios 6.9,10
8º Mandamento
Êxodo 20.15
Efésios 4.28
9º Mandamento
Êxodo 20.16
Colossenses 3.9 e Tiago 4. 11
10º Mandamento
Êxodo 20.17
Efésios 5.3

Algumas razões para guardarmos o Domingo como dia de descanso³:

Jesus ressuscitou dentre os mortos no primeiro dia da semana (João 20.1).
Jesus apareceu a dez de seus discípulos naquele primeiro dia da semana (João 20.19).
Jesus esperou uma semana e no outro primeiro dia da semana apareceu aos onze discípulos (João 20.26).
A promessa da vinda do Espírito Santo cumpriu-se no primeiro dia da semana no dia de Pentecostes, que pela lei caía no primeiro dia da semana (Levítico 23.16).
No mesmo primeiro dia da semana foi pregado pelo apóstolo Pedro o primeiro sermão evangelístico sobre a morte e ressurreição de Jesus (Atos 2.14).
Nesse dia os três mil conversos foram unidos à primeira eclesia neotestamentária (Atos 2.41).
No mesmo primeiro dia da semana o rito do batismo cristo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo foi ministrado pela primeira vez (Atos 2.41).
Em Trôade os cristãos reuniam-se para culto no primeiro dia da semana (Atos 20.6-7).
Paulo instruiu os cristãos em Corinto a fazer contribuições no primeiro dia da semana (I Coríntios 16.2).
No primeiro dia da semana Cristo veio ao apóstolo João na ilha de Patmos (Apocalipse 1.10).

CONCLUSÃO:

Esta é uma questão de se entender o Plano de Salvação, começando com os judeus através da lei e concluindo com todos os povos em Cristo através da Graça. Em Hebreus 4.7-9, fala a respeito de um “outro dia e do descanso” que Deus provê para o seu povo, um descanso muito superior a qualquer dia que tenhamos aqui na terra e esse descanso que nós cremos que vamos receber do Pai lá na glória. Em Cristo não importa o dia de folga que tiramos do serviço, mas sim nossa devoção a Ele TODOS OS DIAS da nossa vida (Salmo 118.24).
Assim como os demais cristos, não guardamos o dia de Sábado como dia do Senhor e sim o Domingo, porque vivemos pela graça de Cristo, comemoramos a sua ressurreição e não aceitamos a pregação da salvação pelas obras da lei.

¹ Revista Em Marcha, OS DEZ MANDAMENTOS, Imprensa Metodista, 2 Edição, 1993
² Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicaes Ltda.
³ CABRAL, J. Religiões, seitas e heresias. Ed. Gráfica Universal, 1ª ed., São Paulo, 1998.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

23 comentários:

  1. estudo 100% excelente, tirei muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus, que beleza de estudo, tirei grandes proveitos que Deus continue lhes abençoando, a paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Romanos 14(1-9_
    Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
    Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
    O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
    Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
    Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
    Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
    Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
    Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.

    ResponderExcluir
  4. bom eu so tenho que agradeçer pela vida dos meus irmaos que diante tanta fome,luta,querra,catastrofi ficam se degladiando falando o que e certo ou errado.Sabado ou domingo nao importa nos servimos a CRISTO independente do dia semanal,eu sei que se CRISTO voltar e voces estiverem se santificando em so um dia eu vou olhar la do ceu e dar thaw pra voces porque todos os dias das saus vidas pertence a ELE,e nos os servimos pela fe e nao por vista,isso nos deixa bem claro que ao servimos temos que ter entrega total,espirito,alma e corpo(2tess 5,230)e devemos seguir a paz e santificaçao com todos,sem a qual niguem vera o SENHOR(heb 12,14)ai vai um conselho meu no sabado ou no domingo vamos unir foçar e dar prejuizo no inferno porque cada um sera jugado segundo suas obras,e nao porque guardou o sabado ou o domingo.

    ResponderExcluir
  5. 2 cor 3 vs6-11 aqui Paulo esta comparando o ministério da morte e da condenação com o ministério do espírito e da justiça o ministério da morte estava desaparecendo. mais o ministério do espírito estava continuando. mas qual era o ministério da morte e da condenação que estava desaparecendo? era o ministério gravado com letras na pedra. se cremos no novo testamento temos que acreditar que a revelação escrita na pedra no velho testamento (os 10 mandamento )já morreu esta passagem afirma isto claramente.

    ResponderExcluir
  6. por que esta e a aliança que firmarei com a casa de Israel,depois daqueles dias, diz o Senhor na mente lhes imprimireis as AS MINHAS LEIS também no coração lhas ESCREVEREIS eu serei o seu DEUS, e eles serão o meu povo
    Não ensinara jamais cada um o seu próximo, nem cada um o seu irmão dizendo; conhecer ao SENHOR porque me conhecerão, desde menor ate o maior deles, diz o Senhor. pois perdoarei as suas iniquidades, e dos seus pecados não me lembrarei.Que aliança e esta que foi firmada ( a nova porque a velha foi invalidada vs-32)que leis foi estas gravadas na mente e no coração veja que ele fala de um povo que ia ser seu povo i qui ele seria o seu DEUS.não mas necessitando de escriba para ensinar como no caso do povo judeu, o seu povo agora chama-se IGREJA a lei esta no coração dos cristão não nas letras escritas nas pedras. porque a letra mata mas o espírito vivifica. Leia Jeremias 31 / e gálatas 3 vs 10-14

    ResponderExcluir
  7. muitos adventistas teimam em dizer que Hellen White estava certa,mais tudo isso não passa de um grande equívoco,o q importa é que através da graça alcançamos a salvação em cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  8. MEU IRMÃO SABE A REFERENCIA QUE CABE NO SEU QUADRO COMPARATIVO VC SABE BUSQUE EM SUA BIBLIA A PASSAGEM QUANDO JESUS DISSE: E NOVO MANDAMENTO VOS DOU, AMARAS O TEU DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E TEU PROXIMO COMO A TE MESMO ....SE VC TIVER A SABEDORIA ALI ESTA OS 10 MANDAMENTOS RESUMIDOS .. DEUS TE ABENÇOE AO ESTUDAR A BIBLIA....

    ResponderExcluir
  9. OS 10 MANDAMENTOS É DIVIDIDO EM DUAS PARTES COMO FOI ESCRITO POR MOISES EM DUAS TABUAS DE PEDRAS ... DIGA SE TO MENTINDO.... QUANDO JESUS DEU O NOVO MANDAMENTO ELE RESUMIU ..

    AMOR A DEUS: não terá outro deus, não fara imagens, não tomar o nome de Deus em vão e lembra- te do dia de sabado para santificar.
    AMOR AO PROXIMO: hora pai e mãe, não mataras, futaras, adulteraras, não diras falso testemunho, não cobiçara nada de seu proximo... AI ESTA O NOVO MANDAMENTO..

    ResponderExcluir
  10. Acredito que alguns irmãos querem invalidar a cruz de CRISTO devido ao sábado. Paremos para pensar irmãos quantos cristão não devem ter ido para inferno por não conhecer a teoria de Helen G. White que o sábado é essencial para salvação ? Ninguém será justificado diante de deus por obras da lei(Rom3:20)...Mas seremos justificados gratuitamente por sua graça ,mediante a redenção que há em CRISTO JESUS(Rom3;21-26). Por quanto DEUS enviou se Filho não para que julgasse o mundo , mas para que o mundo fosse salvo por Ele . Quem Nele crê não é julgado ; o que não crê já esta julgado , porquanto não crê no nome do unigenito Fiho de DEUS. O que a Bíblia fala ? Tanto no velho testamento como no novo? Há salvação(vida eterna) só em JESUS CRISTO(Lei a liberdade e do amor). Louvado seja o nome do SENHOR porque Ele nos amou estando nós mortos em nossos pecado, a Ele seja o louvor ,a glória e o poder pelo séculos dos séculos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro.ninguém ainda foi para o inferno,segundo a lei está ai cumpra quem quizer,ninguém obriga,dobra seus joelhos e fale com Deus,ele vai te mostrar a verdade,não é eu nem algum pastor que vai te mostrar a verdade,Jesus disse viram falsos profetas e pregaram e curaram em meu nome,então pessoal,só Voçe pode encontrar a verdade,muitos querem distorcer a verdade

      Excluir
  11. Acredito que alguns irmãos querem invalidar a cruz de CRISTO devido ao sábado. Paremos para pensar irmãos quantos cristão não devem ter ido para inferno por não conhecer a teoria de Helen G. White que o sábado é essencial para salvação ? Ninguém será justificado diante de deus por obras da lei(Rom3:20)...Mas seremos justificados gratuitamente por sua graça ,mediante a redenção que há em CRISTO JESUS(Rom3;21-26). Por quanto DEUS enviou se Filho não para que julgasse o mundo , mas para que o mundo fosse salvo por Ele . Quem Nele crê não é julgado ; o que não crê já esta julgado , porquanto não crê no nome do unigenito Fiho de DEUS. O que a Bíblia fala ? Tanto no velho testamento como no novo? Há salvação(vida eterna) só em JESUS CRISTO(Lei a liberdade e do amor). Louvado seja o nome do SENHOR porque Ele nos amou estando nós mortos em nossos pecado, a Ele seja o louvor ,a glória e o poder pelo séculos dos séculos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei cara vai estudar tu não sabe nada os cara tão certo em guardar o sabado eles conseguem, se não for pra salvação eles não perderam nada porém se "for tu tá ferrado."

      Excluir
  12. a ta e quem foi que disse que a ressurreição santifica o dia ?? se e que foi domingo.

    ResponderExcluir
  13. WILSON MARCOS OLIVEIRA SILVA.-------IRMÃO VC É UMA BENÇÃO...SO MESMO QUEM TEM A MENTE ABERTA PODE ENTENDER O QUE O ESPIRITO DE DEUS NOS ENSINA ATRAVEZ DAS ESCRITURAS RESUMINDO PARA MIM FOI BENÇÃO DE MAIS......GLÓRIA A DEUS PELA SUA VIDA.

    ResponderExcluir
  14. Como cristaos, não temos mais necessidades de observar o sábado como faziam os judeus.estes,induzidos por sua tradição que nenhum compromisso tinham com a reta justiça de Deus,acabaram por transformar o sábado num fardo insuportável.mais Jesus veio porém,e declarou-se Senhor ate do sábado porque o sábado foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do sábado porque Deus estabeleceu uma dia de descanso para o homem então porque tem homens sendo escravo do sábado como faziam os fariseus atentemos para o que diz o apóstolo Paulo em cl 2.16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Satanás disse a mesma coisa p Eva. E olha no que deu. Obedeço por amor não p mim salvar.

      Excluir
  15. A penas uma pergunta pr o sábado por mas que não seja mas necessariamente guardarmos. mas nos encontramos diversas vezes o nome sábado mas o domingo não tem base biblica é sim oprimeiro dia da semana? Sou menbro da assembleia de Deus e gostaria de saber a sua opinião sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante não é o nome do dia em que será guardado, isso seria legalismo. Agora estamos no tempo da Graça. Deus não mudou! Mas seu projeto de Salvação é uma Nova Aliança em Cristo Jesus e não na lei.
      Mas após a ressurreição de Jesus vemos várias vezes os discípulos se reunindo como Igreja no primeiro dia da Semana (três domingos seguidos, veja: João 20.1, 19 e 26) e este se tornou o dia de "partir o pão" (Atos 20.1) que é a Santa Ceia.
      Isso só pode ser compreendido sob a ótica da Graça pela fé!

      Excluir
  16. Estudo muito útil, me deu uma nova visão a respeito da minha crença, e contribuiu bastante para que eu pudesse ver e entender o que realmente Deus espera de nós.

    ResponderExcluir
  17. Ta mais Deus disse para cumprir os 10 mandamentos e se tirar o sábado ja nao sera mais os 10 mandamentos??? Será nove o dia do descanso do se senhor foi o sábado então devemos cumprilos meu nome é shayanne

    ResponderExcluir
  18. Me chamo Ubirajara Rodrigues, fui Assembleiano, fiquei 18 anos afastado, voltei para a casa do senhor ja na Adventista a onde conheci a verdade, hoje me casei com uma pastora da igreja Pentecostal,para dar seguimento a obra de Deus, mas continuo a guarda o sabado! Bom lendo alguns comentários percebi que concordo com algumas coisas outras nao. A guarda do domingo, a onde fala a guarda do domingo na Biblia? Pelo que vi nao fala domingo em nenhum livro, mas a palavra primeiro dia da semana aparece; como Jesus ressuscitou no primeiro dia da semana, mas no segundo dia de sua morte foi quando? Sabado, certo? e no terceiro dia ele ressuscitou que foi o domingo. e por que ele nao ressuscitou no sabado? Percebe se que em toda a Biblia de Gênesis a Apocalipse O Sábado aparece cerca de 250 vezes. Hora se a guarda do sabado nao e mais importante então por que Jesus disse estas palavras? (Em Mat 24 : 20 Orai para que a vossa fuga nao aconteça no inverno e nem no sabado).

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.