Siga a estrela!

Tema: NATAL

gif da estrela de belém brilhando

Mateus 2.1-12
Introdução: Alguns estudiosos de astronomia, chamados de magos por sua piedade religiosa se impressionaram com o surgimento de uma estrela diferente, principalmente pelo fato de ela se movimentar e aparentemente indicar uma direção. Intrigados com isto resolveram seguir a estrela para ver aonde iria.
   Estes magos conheciam a profecia de Isaías 9.2 sobre a vinda do Messias prometido dizendo que “o povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz” e interpretaram que aquela estrela seria o sinal da luz do Messias vindo ao mundo.
Imagine aqueles homens caminhando pelos desertos, montes e lugares perigosos. Parece que durante uns dois anos estiveram estudando e seguindo aquele fenômeno (Mateus 2.16). Viajaram sem cansar por meses. Seus pescoços não se cansavam de olhar para cima e contemplar aquela luz tão especial.
Não tinham mapas, bússolas, GPS ou coisa parecida, mas tinham aquela estrela apontando a direção no céu. Durante momentos difíceis ou de dúvidas, certamente diziam um ao outro ‘siga a estrela!’.
Como aquela estrela era um sinal na vida daqueles homens, assim Deus também mostra a direção para quem confia no Senhor. Precisamos ter esta mesma determinação para seguir a vontade de Deus em nossas vidas.

O que você está seguindo?

Vamos aprender com a experiência destes magos e ver como devemos seguir a vontade de Deus em nossas vidas:

1- Siga a Palavra de Deus: v.4-6

Ao seguir aquela estrela, os magos estavam seguindo a Palavra de Deus. Quando procuraram em seus livros alguma explicação para aquele fenômeno e não tendo encontrado, acharam nos escritos dos profetas que uma luz Divina viria ao mundo e acreditaram.
Eram seguidores da Palavra de Deus porque procuraram se informar com sacerdotes e escribas que conheciam as Escrituras. Creram na profecia de Miquéias 5.2 que diz que o Messias nasceria em Belém da Judéia. Quando viram a estrela e confirmaram que justamente naquela direção estava indo, seguiram caminho, confiantes de que se cumpriria a Palavra do Senhor.
Como estes homens, devemos seguir a Palavra do Senhor. Fazer uma parada em nossa caminhada e perguntar a pessoas que entendem a Bíblia se o que fazemos é correto, ou melhor, ainda, ler pessoalmente as Escrituras e consultar nelas a vontade de Deus. A Bíblia é como uma estrela que guia nossas decisões porque é “lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos (Salmos 119.105).
Você tem seguido a Bíblia ou as opiniões das pessoas?
Oriente sua vida seguindo a Luz da Palavra de Deus!

2- Siga Pessoas de Deus: v.7-8

Os magos eram homens tementes a Deus e foram a Jerusalém justamente porque acreditavam que ali era um lugar de servos do Senhor. Mas depararam com Herodes que não temia a Deus, ouviram o que o rei disse e quietos saíram sem aceitar sua proposta, pois tiveram discernimento espiritual.
Seguir pessoas de Deus é muito importante para um cristão não estar na “roda dos escarnecedores” (Salmos 1.2). Podemos sentir como os magos quem é de Deus e quem não é de Deus porque “o próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8.16). Devemos seguir pessoas que seguem a Jesus para não se orientar por “guias cegos” (Lucas 6.39) e sim como o apóstolo Paulo disse “sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (I Coríntios 11.1).
Seguir pessoas de Deus significa também fugir de pessoas que não vão nos abençoar “afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos (Romanos 16.17,18).
Nossos pais sempre disseram ‘me diga com quem tu andas e te direi quem tu és’ e ‘quem anda com porco farelo come’. Isso é verdade porque “as más conversações corrompem os bons costumes” (I Coríntios 15.33). Devemos tomar cuidado com quem nos envolvemos, fazemos amizade ou nos aconselhamos, porque “aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus (Tiago 4.4).
Deus coloca em nossas vidas pessoas de Deus como uma estrela para iluminar nosso caminho. Devemos aproveitar ao máximo todo o tempo com estas pessoas.
Você tem seguido o mundo ou pessoas de Deus?
Siga pessoas de Deus que vão orar e abençoar sua vida!

3- Siga a Luz de Deus: v.9-12

As noites escuras da longa viagem dos magos eram iluminadas permanentemente pela estrela que seguiam. Os magos deixaram Herodes para traz e continuaram seguindo o sinal de Deus através daquela estrela que só “parou onde estava o menino”. Eles caminhavam alegres (v.10) e a primeira coisa que fizeram foi adorar Jesus e lhe entregar ofertas de gratidão (v.11).
Quando iam embora, Deus lhes mostrou em sonho que não deviam voltar pelo mesmo caminho para não encontrar com Herodes (v.12). Ao sair da casa para fazer o caminho de retorno não tiveram mais a estrela para guiá-los, mas tiveram um sonho para orientá-los por aonde ir. Isso significa que aquela luz que seguiam não estava mais do lado de fora de suas vidas e sim em seu interior pela presença de Jesus em suas vidas.
Assim também em nossa caminhada cristã neste mundo de trevas, Deus nos proporciona luz para indicar o que fazer em nossas decisões quando “iluminados os olhos do vosso coração (Efésios 1.18). As falsas luzes do mundo muitas vezes tentam distrair o cristão. Mas quando você tem a luz de Deus em sua vida, Deus te mostra de várias maneiras o que fazer e como evitar o mal, como mostrou em sonho aos magos.
Quando você não souber o que fazer, peça ao Senhor para te mostrar de alguma maneira, porque Deus “revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz (Daniel 2.22). Siga a estrela! Até que esta luz não esteja apenas do lado de fora como nas páginas da Bíblia e nas pessoas ao seu redor e entre dentro de seu coração para você vai sonhar e ver a vontade de Deus para sua vida.
Você tem seguido a luz que Deus tem mostrado para você?
Fique atento e perceba a Luz de Deus em sua vida!

Não ande nas trevas!

CONCLUSÃO

Alguns sinais de que temos a luz de Deus, a exemplo dos magos são: conhecimento da Palavra de Deus, a perseverança em fazer a vontade de Deus, alegria que é fruto do Espírito Santo, gratidão e fidelidade nos dízimos e ofertas e o discernimento espiritual.
Deus não quer que seus servos andem perdidos nas trevas, sem orientação de Sua Palavra, acompanhado de pessoas desorientadas e maldosas ou sem qual quer sinal de luz par aos guiar em sua caminhada.
Como aqueles magos, devemos seguir a Palavra de Deus que ilumina nossas vidas, seguir pessoas de Deus e buscar que esta luz venha brilhar em nosso interior de maneira que tudo em nosso viver seja dirigido por Deus.
Você tem visto a luz de Deus?

Siga esta estrela até que ela brilhe dentro de você!

______________________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp