Espírito de Fortaleza

Tema: ESPÍRITO SANTO

homem de braços abertos dentro de um campo de luz

Isaías 11.2

Introdução: Espírito de Fortaleza é outro título do Espírito Santo para mostrar que Ele nos fortalece e nos dá a vitória. O sopro de Deus deu força ao ser humano para se levantar com alma vivente (Gênesis 2.7) e ressuscitou ossos secos com forças sobrenaturais (Ezequiel 37.9,10).
Todas as pessoas passam por momentos em que se sente impotente diante dos problemas que enfrenta. Nesta hora precisamos de forças e nos sentimos fracos, mas Deus é quem nos fortalece. Podemos dizer como o apóstolo Paulo “quando estou fraco, então sou forte” (II Coríntios 12.10). Quando passar por situações assim, clame a Deus para que te dê forças para vencer como Davi ao chamar Deus de sua fortaleza e refúgio (Salmos 18.1,2).

Como receber força espiritual?

Vejamos o exemplo de quatro homens que receberam a força de Deus para vencer:

1- Sansão – FORÇA FÍSICA: Juízes 14.5,6

Sansão é conhecido como o homem mais forte que já existiu no mundo. A origem de sua força era Deus. Quando os inimigos do povo de Deus os afrontavam, Sansão clamava ao Senhor e então, era possuído por uma força extraordinária vinda do Espírito Santo para capacitá-lo a defender seu povo. Toda vez que o povo de Deus era atacado por um inimigo, Sansão ficava revoltado e Deus lhe supria força para combater a injustiça.
Assim como Sansão, vemos o inimigo afrontar o povo de Deus todos os dias. Famílias são destruídas. Igrejas são profanadas. Servos de Deus passam por injúrias. Inúmeros outros problemas são provocados por satanás para prejudicar o povo de Deus. Como servos de Deus, devemos pedir a Deus forças para enfrentar estas coisas e defender os oprimidos como quem tem “fome e sede de justiça” (Mateus 5.6).
Há momentos em que mesmo que nossa cabeça e coração queiram fazer algo, nosso corpo não consegue acompanhar porque estamos cansados demais. Nesta hora precisamos de um renovo das forças físicas para dar continuidade. Jesus sabia que as pessoas nos últimos dias seriam atarefadas demais e lhes deixou o convite “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).
Você está precisando de forças físicas para lutar?
Peça a Deus que renovo suas forças e te ajude a continuar!

2- Elias – FORÇA EMOCIONAL: I Reis 19.1-8

Elias estava tão fraco e apavorado que chegou a pedir a Deus para morrer. Mesmo tendo vencido centenas de inimigos, estava esgotado mental, física e espiritualmente. Recebeu uma notícia de que seria perseguido por Jezabel até a morte e isso para ele foi como a gota d’água. Parecia que era o fim. Elias sentia que não teria mais forças para continuar.
Foi neste momento que Deus interviu para restaurar a vida de Elias e lhe dar a vitória que precisava. Elias dormiu à beira Tendo alimentado, recebeu ordens para continuar sua jornada até o monte de Deus. Com ajuda daquela soneca e do lanche, Deus o fortaleceu e ele caminhou 40 dias e 40 noites.
Como Elias, muitas vezes passamos por embates pesados demais para nós. E mesmo tendo vencido à vezes ficamos esgotados. Quanto mais ainda quando não conseguimos alcançar nossos objetivos e somos pressionados pelas exigências da sociedade. A frustração é terrível. Nestes momentos precisamos fazer como Elias e descansar um pouco, se alimentar adequadamente e então continuar a caminhada. 
As pausas fazem parte da vida. Até um aparelho ou máquina precisa de tempo para descansar. Quanto mais nós. O corpo precisa de tempo para dormir bem. A mente precisa repousar e relaxar para depois continuar o seu trabalho.  Muitos problemas que temos são em razão do excesso de atividades e compromissos.
Por causa de tanto desgaste emocional que enfrentamos no dia a dia, precisamos cuidar das emoções. Refletir na vida. Gerenciar os sentimentos que invadem nossos corações. Procure pessoas que venham nutrir suas emoções de amor, paz e alegria de maneira que tenha um pouco de descanso e depois possa continuar sua luta diária.
Você tem tirado uma pausa para descansar e renovar suas forças?
Pare um pouco para se renovar e então continue sua caminhada!

3- Neemias – FORÇA INTELECTUAL: Neemias 8.10

Quando Neemias estava construindo os muros de Jerusalém enfrentou muitas dificuldades. Inimigos do povo de Deus não queriam ver a obra realizada. Pessoas tentaram desanimá-lo. Muito mais que os muros de pedra e as portas que estavam destruídas, a estima do seu povo havia desmoronado também. Mas ele continuou firme declarando que servia a Deus com alegria.
Neemias estava concentrado em sua tarefa e não aceitava nenhum tipo de distração que o tirasse de seu propósito de reconstruir os muros da cidade. Precisava calcular bem cada etapa da obra. Precisava gerir os trabalhadores e conseguir material para a reforma. Sua mente estava cansada e cheia de informações. A alegria de ver cada tijolo sendo reerguido, cada porta sendo restaurada e os sorrisos das pessoas voltando aos rostos era o que mantinha a mente de Neemias disposto a continuar.
Sem alegria é difícil fazer qualquer coisa. Porém com alegria, a mais complicada tarefa se torna um prazer. Uma mente triste não consegue pensar. Por isso devemos “servi ao Senhor com alegria” (Salmos 100.2). Como Neemias, precisamos pedir a Deus que nos dê alegria para fazer sua obra. Quando estiver desanimado, peça do Espírito de Fortaleza que te dê alegria pra continuar.
Você se sente fraco e triste? Precisa de renovo intelectual?
O Espírito Santo te alegra e te dá idéias brilhantes!

4- Daniel – FORÇA ESPIRITUAL: Daniel 10.16-19

Daniel recebia revelações tremendas de Deus. Era visitado por anjos do Senhor que lhe traziam mensagens especiais. Segundo Daniel isso era cansativo para ele. Estava constantemente em jejum. Sua mente era muito ocupada. As emoções do profeta ficavam abaladas e quase não resistia. A batalha espiritual era intensa.
Neste texto lido, o profeta Daniel cai ao chão quando ouve a voz do anjo. O mensageiro angelical toca no profeta e fala palavras de força. Daniel se sente fortalecido ao ouvir o anjo e lhe pede “fala, meu Senhor, pois me fortaleceste” (Daniel 10.18).
A Palavra de Deus nos fortalece como fez com Daniel. Quando precisar de forças para continuar a jornada, busque reforço espiritual nas Escrituras. Nossa luta nunca é maior do que podemos suportar (I Coríntios 10.13).
A batalha espiritual é uma realidade que não pode ser ignorada. Mesmo sem poder ver com olhos carnais, devemos saber que o tempo todo há uma luta entre o bem e o mal. Anjos e demônios num combate que só terminará no dia final (Apocalipse 12.9). Daniel sabia disso e como governador no império da Babilônia não quis usar sua influência para defender seu povo, antes preferiu lutar espiritualmente através da oração.
Como cristãos devemos sempre tomar cuidado para não lutar contra as pessoas e sim repreender os demônios como Jesus ensinou,
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6.12). Quando sentir que a batalha espiritual está pesada demais peça a Deus que te dê forças para continuar lutando em oração.
Você tem buscado forças na Palavra de Deus?
A Bíblia tem o alimento que fortalece sua vida espiritual!

Receba a força espiritual para vencer!

CONCLUSÃO: Isaías 40.28-31

O Espírito Santo é Fortaleza para a vida do cristão. Com Sua força infinita e inesgotável, Deus capacita o crente para vencer.
Como Deus fez com Sansão, também nos dá forças físicas. Como com Elias, o Senhor renova nossas forças emocionais. Como Neemias, também recebemos capacidade intelectual para planejar. E quando precisamos de forças espirituais, a exemplo de Daniel, devemos buscar em oração.
Peça ao Senhor que renove suas forças físicas, emocionais, intelectuais e espirituais e então se lembre de
Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças” (Marcos 12.30).
Jesus nos fortalece quando não conseguimos mais e nos ajuda a vencer tudo. Com ajuda do Espírito Santo você pode declarar “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

O Espírito de Fortaleza te capacita para vencer!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp