A cura da alma

Tema: CURA INTERIOR

mãos unidas em oração

Marcos 1.40-45

Introdução: Jesus sempre teve prazer em curar as pessoas. Cada cura traz uma mensagem especial para nós hoje, mostrando o infinito amor de Deus por nós. Neste texto Jesus cura um homem com lepra para nos ensinar que pode curar tudo em nosso corpo e alma. Quem era o leproso? Nos tempos do Novo Testamento, a lepra era uma doença incurável e incontrolável para a medicina. O leproso era uma pessoa sofrida, infeliz e sem esperança.
Por ser uma doença contagiosa, logo que se contatasse alguém com lepra, essa pessoa já era excluída da sociedade e tinha que morar em lugares distantes de qualquer cidade ou habitação, largando bens, família, amigos, etc... (veja Levítico 13.8, 11, 22, 44 e 45). Nem ao templo para orar um leproso poderia ir (II Crônicas 26.21). E quando tinham um raro contato com alguém, esta pessoa lhe dizia: “imundo, imundo” (Levítico 13.45).
Na verdade o leproso não era doente apenas fisicamente. Sua alma era ferida pelo desprezo de todos. O texto nem traz o nome deste homem talvez para destacar não sua pessoa, mas a cura efetuada por Cristo ou por que de tão isolado que estava ninguém saberia seu nome, a não ser chamando-o de imundo.


Sua alma já foi curada por Jesus?

Vamos aprender como o Senhor nos cura e restaura através da experiência deste leproso:

1- A fé do leproso 

v.40 “se queres, podes purificar-me”

Jesus estava saindo de Cafarnaum e está caminhando fora da cidade, por isso Ele encontrou o leproso que não podia entrar na cidade. Todas as pessoas fugiam dele, mas naquele dia alguém se aproximou. Ao se aproximar de qualquer pessoa, o leproso corria o risco de ser chamado de imundo e ser cuspido. Mas ele percebeu que Jesus não era qualquer pessoa.
O leproso sentia-se imundo. Não precisava que alguém lhe dissesse isso. Também sentiu a virtude e pureza de Jesus em contraste com sua imundície. Somente alguém tão puro poderia curá-lo. Por isso teve a ousadia de declarar “se queres, podes purificar-me”. Ele não perguntou, mas afirmou com fé. Aceitou a suprema vontade de Deus sobre sua vida ao dizer “se queres” e não duvidou do poder de Deus.
Muitas pessoas ao invés de crer, reafirmam mais ainda o seu problema assumindo sua situação de dor. Quando se aproximar de Jesus, faça como este homem. Seja submisso á vontade de Deus, mas reconheça que não há limites para o seu poder. Reconheça sua impureza. Declare o impossível pela fé.
Você tem afirmado sua fé ou confirmado o seu problema?
Creia e declare o poder de Deus sobre sua vida!
 

2- O toque de amor 

v.41ª “Jesus, profundamente compadecido estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: quero, fica limpo”

Quando Jesus viu aquele homem tão sofrido, mas cheio de fé, o Senhor se moveu em compaixão. O que é compaixão? É o amor em ação. Jesus não apenas respondeu verbalmente, mas agiu ao tocar no leproso.
Imagine o quanto foi importante para aquele homem o ser tocado por Jesus. Ele que era desprezado e solitário, encontrou alguém que lhe desse atenção e muito mais, alguém que lhe tocasse, não se importando quem era ou o que tinha.
Será que Jesus poderia apenas ter ordenado a cura dizendo “quero, seja limpo”? Sim. Jesus acalmou a tempestade com uma palavra () curou o servo do centurião com uma ordem (), expulsou o demônio da filha da mulher siro-fenícia à distância somente ao dizer que seria curada ().
Jesus teria poder para curar aquele homem sem tocar nele, mas fez questão de tocar nele como uma demonstração de amor. Com um toque, Jesus estava curando não somente o corpo, mas a sua alma. Esse foi o maior milagre. A lepra foi uma cura visível, mas sua alma ninguém sabia que estava enferma, somente Jesus.
Como é bom receber um toque de amor! Um abraço vale mais que muitas palavras. Quando nos aproximamos de Jesus com fé, ele não somente nos atende com sua Palavra, mas vem pessoalmente com sua presença e com seu toque nos mostrando seu amor e curando o corpo e a alma.
Você já recebeu um toque de Jesus?
Sinta o poderoso toque de amor do Senhor!

3- O milagre imediato 

v.42 “no mesmo instante lhe desapareceu a lepra e ficou limpo”

Imediatamente! A cura aconteceu na hora certa. Talvez você se pergunte o porquê muitas vezes as orações ‘demoram’ a ser atendidas? Exatamente porque oramos muitas vezes sem fé e a resposta não vem no momento da oração e sim no momento da fé. Por isso é necessário exercitar a fé e antes de orar buscar confiança na Palavra de Deus e então orar não apenas pedindo, mas afirmando a fé.
Quando oramos nossa fé vai sendo aperfeiçoada com a experiência com Deus e quando estamos prontos pela fé, Deus opera o milagre. Ore mais. Leia a Bíblia. Essas são ferramentas para alimentar a sua fé e permitir que seu milagre chegue.
Jesus mandou o ex leproso ir ao templo apresentar-se ao sacerdote e fazer uma oferta de agradecimento por sua cura como testemunho para todo o povo (v.44). Aquele homem, que antes não podia entrar na cidade e muito menos no templo, agora podia voltar ao seu lar e ir à Casa de Deus.
A alegria daquele homem foi tão grande que mesmo sendo advertido por Jesus para não contar nada a ninguém (v.43), saiu por toda a cidade onde não podia entrar e noticiou o que Jesus lhe havia feito.
A vida dele foi totalmente mudada de uma profunda infelicidade para uma alegria transbordante. Sua alma foi curada e sua pele purificada. Poderia voltar a conviver com as pessoas e tinha algo maravilhoso para lhes contar sobre Jesus.
A obra de Deus em nossas vidas é completa. Ele cura o corpo, a alma e o espírito. Muitas vezes pedimos somente a cura física, mas na verdade precisamos de uma obra mais profunda, no íntimo de nossos corações.
Você está precisando ser curado agora?
Creia! No momento da fé, Deus opera o milagre.

Jesus quer curar sua alma!

CONCLUSÃO

Hoje é raro ver pessoas com lepra. Mas a sociedade tem sofrido por uma doença pior e mais mortal que a lepra, que é o pecado. Todos somos pecadores e precisamos de um toque curador de Jesus em nossas almas.
Existem muitas pessoas que por causa da lepra de pecado estão fora da casa do senhor e seus relacionamentos são quebrados com as pessoas ao seu redor. Mas quando são curadas por Jesus, com apenas um toque podem voltar à Casa de Deus e fazer amizade com toda a cidade.
Você tem se sentido como aquele leproso? Está doente, desprezado por todos, com relacionamentos rompidos pela lepra do pecado e não vai mais à casa de Deus? Hoje Jesus quer curar você e sarar sua alma. Muitas vezes precisamos mais que um toque, uma sacudida de Deus.

O toque de Jesus cura sua alma!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp