O Rio de Deus

Tema: CONVERSÃO

gif cachoeira de água corrente

Ezequiel 47.1-9

Introdução: O profeta Ezequiel teve uma visão em que um anjo de Deus lhe conduz até ao templo do Senhor onde uma fonte brotava do altar. O anjo chama Ezequiel para seguir o curso da água e depois de aproximadamente 500 metros [mil côvados] a água já estava crescendo à altura do tornozelo. Ele anda mais 500m e a água batia no seu joelho. Depois caminha o mesmo tanto e este rio se avolumou até a altura do peito ou lombos. Então tenta caminhar mais 500m rio adentro e percebe ser impossível porque a água já passava acima de sua cabeça e nem conseguiria nadar.
Este rio que começou pequeno desde o altar de Deus e crescia se tornando uma forte correnteza, por onde passava levava vida até desaguar no mar morto tornando suas águas saudáveis.
Esta mensagem mostra a caminhada cristã. Cada etapa do caminho revela a profundidade alcançada na fé. O apóstolo Paulo orientou os cristãos em Filipos para “desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2.12).

Você tem crescido espiritualmente?

Vamos refletir sobre os níveis da vida cristã comparando com a profundidade do rio visto pelo profeta:

1- FONTE do ALTAR – fluir da vida: v.1,2

Ezequiel percebeu que a fonte de água brotava do Altar do templo de Deus.
Primeiramente aprendemos que a fonte de vida é o Altar de Deus. Quando colocamos a vida na presença do Senhor e nos entregamos a Ele de maneira que nos tornamos um Templo para Espírito Santo (I Coríntios 3.16), Jesus promete que “do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7.38).
Quando sua vida se torna um altar para Jesus, Deus começa a fluir em seu interior. O Novo Nascimento é o momento em que você aceita a Jesus como seu Senhor e Salvador e o Espírito Santo passa a habitar em seu coração (I Coríntios 12.2).
Você já entregou seu coração como um Altar para o Senhor Jesus?
Receba Jesus em seu coração e Deus fluirá em sua vida!

2- ÁGUA nos TORNOZELOS – primeiros passos: v.3

O profeta caminhou como anjo até que as águas estivessem à altura do calcanhar ou tornozelos e pararam por um pouco para depois continuar a caminhada pelo rio.
A água nos tornozelos significa os primeiros passos na vida cristã. Depois de aceitar Jesus e deixar Deus fluir no altar de seu coração é preciso iniciar a caminhada de fé. Este processo é a conversão. Converter-se é virar de costas para o mundo e voltar-se para Deus.
Os primeiros passos como cristão é um tempo de aprendizado. Como uma criança que nasce e depois de algum tempo aprende a andar, depois de nascer de novo é preciso reaprender a andar não de conformidade com a vida mundana, mas conforme nos ensinou Jesus “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2.6).
Você já deu os primeiros passos na caminha de fé?
Comece sua nova vida caminhando em direção a Jesus!

3- ÁGUA nos JOELHOS – vida de oração: v.4ª

O anjo convida Ezequiel a continuar sua caminhada pelo rio e chegam a um ponto onde a água está á altura dos joelhos.
Água pelos joelhos representa a vida de oração. Após nascer de novo e começar a caminhada de fé, torna-se necessário viver em oração como Jesus orientou “vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Marcos 14.38).
Infelizmente muitos cristãos param sua caminhada pelo Rio de Deus quando ainda estão com água cobrindo os pés e não estão dispostos a pagar o preço de oração por sua própria vida.
Para se aprofundar na vida cristã é preciso orar incessantemente (I Tessalonicenses 5.17). Se você quer crescer espiritualmente deve fazer propósitos de oração, jejum, vigílias, orar nas madrugadas, fazer campanhas e todas as maneiras orar até viver uma vida de joelhos diante do Senhor.
Você tem vivido em oração?
Faça um propósito de viver em oração diante do Senhor?

4- ÁGUA nos LOMBOS – novo coração: v.4b

A caminhada de Ezequiel com o anjo continua e chegam a um ponto onde a água atinge seu lombo ou região do peito.
Água à altura do peito simboliza que o coração já transborda da presença de Deus. Na verdade, quando nascemos de novo recebemos um novo coração, mas a transformação completa deste coração vem com a obra da santificação quando Deus renova “um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne” (Ezequiel 11.19).
Isso acontece quando as emoções são transformadas, as vontades da carne são substituídas pelo prazer espiritual de servir a Deus. Do coração procedem “as fontes da vida” (Provérbios 4.23) e ele transborda porque “a boca fala do que o coração está cheio” (Mateus 12.34). A maior prova de um coração dirigido por Deus é uma pessoa capaz de perdoar os inimigos.
Seu coração já foi totalmente transformado por Deus?
Deixe o Espírito Santo direcionar suas vontades e emoções!

5- ACIMA DA CABEÇA – guiado pelo Espírito Santo: v.5

A caminhada do profeta termina quando chega a um ponto do rio em que não dá pé mais para andar. A água passa por cima de sua cabeça. A correnteza é tão forte que nem consegue nadar. Se continuasse seria carregado pelo rio.
A correnteza forte da água acima da cabeça significa uma vida guiada pelo Espírito Santo de Deus. Como o profeta não conseguiria caminhar mais com os pés nem mesmo nadar com suas forças, assim é a vida de quem é conduzido pelo Espírito “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14).
Este nível do rio representa uma vida cheia do Espírito Santo que produz frutos (Gálatas 5.22,23) e dons espirituais (I Coríntios 12.4-10). O batismo com o Espírito Santo e com fogo (Mateus 3.11) e a vida de testemunho do crente formando o carisma e o caráter de um verdadeiro cristão com a mente de Cristo (I Coríntios 2.16), sua cabeça está revestida com o capacete da salvação (Efésios 6.17) e sua inteligência dedicada às coisas de Deus “levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10.5). Neste nível até mesmo as piores lembranças da vida da pessoa são saradas por Deus.
Sua mente já foi totalmente guiada por Deus?
Peça ao Espírito Santo para dominar seus pensamentos!

Cresça espiritualmente!

CONCLUSÃO 

“e tudo viverá por onde quer que passe este rio” v.9

Se compararmos nossa vida espiritual com este rio visto por Ezequiel perceberemos qual nível já atingimos em nossa caminhada de fé. Primeiro precisamos entregar nosso coração pra Jesus e deixar Deus fluir do altar de nosso coração [água do altar], depois é preciso dar os primeiros passos na caminhada de fé aprendendo a Palavra de Deus [água nos tornozelos]. Continuando é preciso viver uma vida de oração [água nos joelhos] até ter as emoções e vontades do coração direcionados por Deus [água nos lombos] e então ser totalmente guiado pelo Espírito Santo de Deus [água acima da cabeça].
Quando isso acontece em nossa vida, Deus sara as águas do ‘mar morto’ (v.8), ou seja, tudo em nossa vida desde a família até outras áreas do viver onde não houver vida, Deus irá restaurar e fazer dar frutos. Esta vida frutífera (v.7) é a vida em abundância que Deus tem para cada um de nós (João 10.10).
Não se contente apenas em ter aceitado Jesus um dia, continue sua caminhada de fé, procure ter uma vida de oração, deixe o Senhor converter suas vontades e emoções e busque os dons e frutos do Espírito Santo para sua vida.
Qual nível você está em sua caminhada de fé?

Se aprofunde a cada dia mais na presença do Senhor!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp