Cura da Depressão

pregação depressão

I Reis 19.1-18
-Introdução: Elias encontrou-se profundamente depressivo após uma grande vitória sobre os profetas de Baal. O desgaste emocional foi tão grande que não suportou a simples ameaça da rainha Jezabel.
Outros homens da Bíblia também passaram por momentos depressivos como Jó (Jó 3.1-25), Gideão (Juízes 6.6-15), Jonas (Jonas 2.1-10), Jeremias (Lamentações 3.1-16) e o próprio Senhor Jesus (Lucas 23.24).
Depressão é uma “pressão para baixo”, quando a pessoa se sente pressionada pelas angústias da vida. A descida de Elias ao fundo do poço da depressão passou por quatro degraus:

Degraus da decadência rumo à Depressão:

: ouvir o que o mundo diz



: dúvidas e medo
: fuga e isolamento
: desilusão

Várias pessoas que estão em depressão hoje passaram por esta decadência, pois “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42.7):
, começam ouvindo o que as pessoas dizem e às circunstâncias como Elias que deu ouvidos à Jezabel (v.2).
, depois vêm as dúvidas e o medo fruto da instabilidade em que se encontra, como Elias que temeu (v.3).
, em seguida a pessoa começa a se isolar e fugir dos outros, de lugares e situações que lhe incomodem, como Elias que fugiu para o deserto e nem quis a companhia de seu discípulo (v.3,4).
, a consequência é a total desilusão, ou o fundo do poço onde não há mais saída e a pessoa se entrega totalmente ao sofrimento, como Elias que chegou a pedir para si a morte de tão angustiado que estava (v.4). O pior grau depressivo é quando a pessoa não vê mais solução e pensa até em morrer.

Depressão tem cura?

Vamos entender o processo que Deus usou na vida de Elias para restaurar sua vida e meditar sobre a cura da depressão:

1- Descanso

v.5 “deitou-se e dormiu” e v.6 “tornou a dormir”

Elias encontrou um lugar agradável para descansar embaixo de uma árvore e ali mesmo dormiu. Deus preparou aquele sono para recuperar suas energias.
Durante o sono o cérebro e o corpo recompõem suas forças. Um dos primeiros sintomas de pessoas que estão entrando em depressão é perder o sono. Por isso, para se recuperar é importante descansar.
Uma sociedade onde a cada dia o sono e o descanso são desvalorizados por um ritmo de vida descontrolado, colabora para que existam tantas pessoas depressivas.
 A Palavra de Deus promete que “aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, descansa à sombra do Onipotente” (Salmos 91.1). Então devemos pedir a Deus que nos conceda esta restauração orando “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro” (Salmos 4.8).
Você tem cuidado para tirar o tempo de sono necessário?
Descanse e renove suas forças para continuar!

2- Alimentação

v.6 “um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água” e v.7 “levantou-se, comeu e bebeu”

Ao acordar Elias encontrou um pão cozido quentinho e água fresca. Precisava se alimentar para restaurar suas forças físicas. Deus preparou aquele alimento para fortalecer Elias.
A alimentação precisa ser bem cuidada para que a pessoa não fique deprimida. Existem pessoas que sofrem de anemia ou falta de proteínas e sentem-se desmotivadas por isso. Também há aqueles que se alimentam inadequadamente se tornando obesas e perdendo a disposição.
Falta de cuidado com alimentação é uma característica de uma pessoa com depressão. No mundo atual a alimentação tem se tornado muito artificial e baseada mais no sabor que na nutrição. As pessoas não têm mais tempo para comer, tendo que fazer suas refeições até mesmo em pé.
Você tem cuidado de sua alimentação para ter uma vida saudável?
Procure se alimentar bem e adequadamente para ter mais disposição!

3- Exercícios 

v.8 “caminhou quarenta dias e quarenta noites”

Depois de descansar e se alimentar, chegou a hora de Elias se exercitar. Uma caminhada de quarenta dias. Com isso Deus estava lhe preparando para continuar a sua caminhada de vida.
Caminhar, passear e divertir são atividades físicas que ajudam a arejar a mente. Uma pessoa que fica trancada em casa, não sente motivação para melhorar. É preciso se levantar e continuar a vida. Enquanto se faz a caminhada a mente é arejada e o corpo se fortalece.
Exercícios físicos liberam adrenalina e disposição. Além de ajudar na alimentação e no sono. Supridas estas necessidades físicas a pessoa já tem um bom início para sair da depressão. A autoestima da pessoa é melhorada quando se vê capaz de sair e caminhar.
Falta de ânimo para sair é uma característica depressiva. O sedentarismo e ativismo dificultam as pessoas de se se cuidar e aumentam o número de pessoas deprimidas. O ser humano não foi criado para ficar trancado em casas, prédios e galpões. É preciso interagir com o mundo externo, principalmente com a natureza. Por isso Jesus mandou sair para olhar campos (João 4.35), lírios e pássaros (Mateus 6.28).
Você tem se exercitado e cuidado de seu corpo?
Faça uma caminhada ou lazer e procure se cuidar mais!  

4- Desabafar: v.10,14

O Senhor deu oportunidade para Elias se abrir e desabafar. Elias repetiu duas vezes contando seu problema. Deus demonstrou interesse por sua dificuldade e pacientemente escutou seu lamento. Como não havia mais ninguém para Elias conversar, Deus mesmo foi seu terapeuta, amigo e conselheiro.
Quem está sofrendo precisa conversar e se abrir. Enquanto a pessoa fala está refletindo e seu sofrimento é amenizado. Uma das melhores formas de ajudar quem está sofrendo não é falar palavras de conforto e sim ouvir. Uma pessoa deprimida precisa de um ombro pra chorar e de alguém que ouça e considere sua situação. Como uma panela de pressão quase estourando é imprescindível desabafar para aliviar a tensão e agir com mais tranquilidade.
O ouvinte precisa ser empático. Não necessita concordar com tudo demonstrando simpatia, nem confrontar os erros da pessoa por enquanto, mostrando antipatia. Ser empático é ser paciente e tentar se colocar na situação da pessoa que sofre para compreender.
O mais importante não são os fatos em si que a pessoa conta e sim seus sentimentos em relação a eles. Quando um local do corpo está machucado, até uma pena que encostar provoca dor. Assim os problemas podem não ser tão gravas, mas a dor do sentimento é insuportável para quem sofre.
Você tem procurado alguém para desabafar seus problemas?
Desabafe com seu melhor amigo, Jesus Cristo e o Consolador te ajudará!
                              

5- Consolo: v.5, 7

Elias estava dormindo e sentiu alguém lhe tocando. Mas não era um toque qualquer, pois sentiu virtude ao ser tocado. Aquele foi um toque de anjo. O Anjo de Deus tocou em sua vida para fortalece-lo. Enquanto pensava que estava sozinho, neste momento Deus lhe envia companhia de seu anjo.
Quantas vezes estamos sozinhos e precisando de alguém que nos toque. Um abraço, um aperto de mão ou qualquer manifestação de apoio. Alguém que faça carinho e mostre amor. Um ombro para chorar.
A pessoa que está lutando com a depressão precisa sentir que não está só. Por isso é imprescindível abraçar, apertar a mão, olhar nos olhos e falar palavras de consolo.
Está precisando de apoio e consolo?
Procure alguém que te apoie com a bênção do Consolador Espírito Santo!

6- Motivação

v.5 e 7 “levanta-te” v.11 “sai” v.15 “vai”

As palavras direcionadas a Elias neste momento foram para motivar sua vida a continuar a caminhada. Deus lhe mostrou que tinha muito a realizar através de sua vida e precisava se levantar, sair e ir em direção ao se objetivo.
Deus falou com Elias. A voz de Deus o motivou para continuar. Prometeu que havia 7 mil joelhos (v.18) e mandou ungir reis e profetas (v.15,16). Elias agora tinha um novo objetivo pra viver sabendo que não está só e que deveria conduzir reis e profetas.
Falta de motivação é uma característica de quem está com depressão. Pessoas são movidas por desafios. Por isso é preciso ajudar a pessoa a sonhar, construir objetivos para a vida futura ajudando-a a sair do quadro depressivo. Se tiver sempre algo para idealizar para o futuro, a pessoa consegue viver melhor.
Para alguém que deseja sair da depressão ou mesmo ajudar quem precisa de cura é muito importante fazer planos para os dias, semanas ou meses seguintes. Se você convive com uma pessoa depressiva, convide-a para um passeio, festa ou fazer algo diferente nos próximos dias e mantenha-a sempre com um objetivo à frente. A expectativa positiva para o futuro faz a pessoa sonhar e lutar para se realizar.
Está precisando de motivação?
Deus tem grandes sonhos para sua vida!

7- Sobrenatural: v.11,12

Elias teve muitas experiências maravilhosas onde presenciou o poder de Deus. Neste momento viu trovões, fogo e tempestade, mas não sentiu a presença de Deus em nenhum deles. Contudo, quando sentiu uma brisa suave, ouviu a voz de Deus falando mansamente ao seu coração.
Deus moveu céus e terra para mostrar seu poder a Elias, mas com ele preferiu tratar com amor e cuidado. O Senhor queria mostrar a Elias que tinha o poder de mudar tudo ao seu redor, embora preferisse transformar primeiramente o seu interior.
O sobrenatural de Deus acontece quando os recursos humanos naturais não são capazes de solucionar nossos problemas. Isso é a vida espiritual. Se a depressão for tratada apenas como problema emocional ou até mesmo físico, suprindo a falta de hormônios, energia ou acalmando a pessoa com remédios e não cuidar também da vida espiritual, o tratamento é incompleto.
Não estou dizendo que a depressão é algo apenas espiritual. Contudo, a espiritualidade ajuda até mesmo em problemas emocionais. Isso também não isenta o tratamento psicológico. A vida de oração e ouvir a pregação da Palavra de Deus são grande apoio para quem precisa vencer a depressão.
Deus também pode curar a depressão como cura todas as doenças e enfermidades. Quando a pessoa tem uma experiência com Deus sua vida é transformada. A alegria espiritual é maior que qualquer outra adrenalina que já possa ter sentido.
Você já experimentou o sobrenatural de Deus?
Creia que Deus pode transformar todas as coisas e te curar!

Depressão tem cura!

CONCLUSÃO

Deus proporcionou um tratamento completo para a depressão de Elias. Cuidou de seu ser integralmente:

CORPO:  a) descanso
               b) alimentação
               c) exercícios
ALMA:   d) desabafo
               e) consolo
               f) motivação
ESPÍRITO: g) sobrenatural

Por isso a cura da depressão deve contemplar a integralidade do ser humano. Um tratamento que trabalhe somente a mente e emoções sem cuidar do corpo e do espírito será inútil. Além disso, se cuidar apenas do corpo, o máximo que pode conseguir é uma dependência de remédios. Já o cuidado extremo apenas com a espiritualidade gera  uma pessoa fanática.
Jesus falou sobre ansiedade, estar cansado e sobrecarregado (Mateus 6.25 e 11.28). O ser humano não foi criado para viver sob pressão. Precisa ter tempo para contemplar as belezas ao seu redor como contemplar flores e pássaros (Mateus 6.26-29).
Você tem procurado a cura para a depressão?

Procure a cura completa para a depressão!


E-book: A Cura da Depressão: uma resposta bíblica

cura da depressão
Quem nunca se sentiu deprimido e com vontade de fugir? Esta é a impressão que temos quando estamos deprimidos.
Deus não se conforma com a depressão e nos ajuda a sair da caverna para subir o monte na presença do Senhor.
Este livro se baseia na experiência do profeta Elias e apresenta um exemplo Bíblico de como Deus nos trata quando estamos deprimidos. Através destas palavras você encontrará motivação e forças para vencer a depressão.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp