O que fazer para Deus?

Tema: OBEDIÊNCIA

homem lendo bíblia 

“E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem”
 II Tessalonicenses 3.13  

Introdução: Vivemos em um tempo que as igrejas são cheias de opções. O excesso de programações tem gerado ativistas religiosos. Com isso muitas vezes saímos da simplicidade do evangelho. Por outro lado as igrejas de auditório, onde o povo apenas enche o templo e contribui financeiramente enquanto um líder apenas ministra ao povo, estão cada dia mais comuns.
    Diante destas dificuldades em servir e encontrar uma igreja onde possa trabalhar para o Reino de Deus, muitas pessoas desistem da caminhada. Sabemos que Deus tem chamado uma Igreja serva onde cada crente, como membro do corpo de Cristo (Romanos 12.5) exerce seu sacerdócio (I Pedro 2.9).

Como fazer a vontade de Deus?

Vamos refletir sobre textos onde sei diz “fazei tudo” para compreender o que devemos fazer para agradar a Deus em sua Obra:

1- Fazer tudo como a Bíblia ensina

Josué 1.8  “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

A Palavra nos ensina que devemos fazer tudo segundo a Bíblia orienta. Não podemos sair dela porque se não tudo dará errado. Ela é como o manual. O livro de receitas que precisamos seguir.
Muitas pessoas trabalham na igreja, mas gastam tanto tempo com o serviço de Deus que não têm tempo para ler sua Palavra. Quando a Bíblia não é seguida tudo dá errado.
Você tem feito tudo de acordo com a Palavra de Deus?
Siga a orientação das Escrituras e tudo dará certo!

2- Fazer tudo o que vier à mão

Eclesiastes 9.10  Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

A boa vontade é indispensável para a Obra de Deus. A Igreja é formada por voluntários. Há um ditado que diz que precisamos ‘frutificar onde estamos plantados’. Por isso precisamos fazer tudo o que vier às nossas mãos de acordo com nossas forças.
O texto nos ensina que precisamos deixar algo realizado nesta vida porque um dia vamos partir e o que permanecerá será o fruto de nosso trabalho.
Quando fazemos a obra de Deus segundo nossas forças, trabalhamos com prazer. Na Igreja existem pessoas sendo esgotadas de tanto servir e outras entediadas de só ficar olhando. Como diziam os antigos, ‘quem não trabalha dá trabalho’.
Você tem feito a obra de Deus conforme suas forças?
Esforce-se para fazer o melhor para Deus!

3- Fazer tudo o que Jesus manda

João 2.5 “Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser”.

Na festa de casamento em Caná da Galiléia, Maria mandou que fizessem tudo o que Jesus mandasse. Através da obediência às ordens de Jesus aconteceu o primeiro milagre.
A obediência redunda em bênçãos incondicionais. Mesmo que não entendamos o porquê do que está sendo ordenado, pois “o obedecer é melhor do que o sacrificar” (I Samuel 15.22).
Você tem obedecido à vontade de Jesus?
Seja um crente obediente e Deus te honrará!

4- Fazer tudo para a Glória de Deus

I Coríntios 10.31  “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”.

Tudo o que fazemos deve ser para glorificar a Deus. Quando fazemos nossa vontade ou para receber glória as coisas dão errado porque Deus não divide sua glória com ninguém. (Isaías 48.11). Jesus mesmo declarou “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?” (João 5.44) porque as pessoas “amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (João 12.43).
Dar glória ao homem significa fazer a vontade de qualquer pessoa em primeiro lugar. Quere receber glória é buscar apenas o que é do seu próprio interesse. Já dar glória a Deus significa fazer a vontade de Deus em primeiro lugar mesmo que para isso precise renunciar direitos e interesses pessoais.
Você tem procurado fazer tudo para a glória de Deus?
Não faça nada querendo receber algo em troca. Dê glória só a Deus!

5- Fazer tudo em nome de Jesus

Colossenses 3.17  “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

O nome de Jesus tem poder e autoridade para fazer o impossível. Quando realizamos a obra de Deus, não podemos pensar que fazemos em nosso nome e sim tributar toda glória ao nome de Jesus.
Para fazer tudo em nome de Jesus é preciso primeiro conhecer a Jesus para não fazer como os homens que tentaram expulsar um demônio “em nome de Jesus a quem Paulo prega” (Atos 19.13), contudo eles mesmos não conheciam a Jesus, por isso não tiveram sucesso.
Para fazer tudo em nome de Jesus também é preciso conhecer a vontade dele (I João 5.14). Ninguém gosta que outros usem seu nome sem autorização ou que digam que falou algo que não disse.
Você tem feito tudo em nome de Jesus ou de acordo com sua opinião?
O nome de Jesus é a arma de guerra que nos dá a vitória!

6- Fazer tudo organizado

I Coríntios 14.40  Tudo, porém, seja feito com decência e ordem”.

Tudo o que fazemos para Deus deve ser o melhor. Se devemos nos preocupar em atender um chefe ou professor conforme seus requisitos, devemos ainda mais nos esforçar para Deus. Ele é o Rei dos reis do universo e merece que façamos tudo com perfeição.

O apóstolo Paulo coloca estes dois critérios para a Igreja fazer a obra de Deus:
-Decência: respeito. Tudo deve ser feito de maneira respeitosa e decente.
-Ordem: organização. A Igreja precisa ser organizada para que tudo funcione bem.

Senão houver respeito e organização o que ocorre é indecência e desordem. A casa de Deus deve ser um lugar ordeiro e respeitável. Sendo assim, não podemos fazer cada um, o que quiser e sim o que Deus quer para então vivermos de comum acordo.
Você tem procurado fazer tudo com decência e ordem?
Prossiga servindo com respeito e organização!

7- Fazer tudo sem reclamar

Filipenses 2.14   Fazei tudo sem murmurações nem contendas

Um grande problema nas igrejas é a murmuração e a contenda. O povo de Deus no Êxodo andava para trás por causa de murmuração e perderam muito tempo (). Costumo dizer que a murmuração é como um louvor para agradar os ouvidos de satanás. Depois de um pouco de reclamação sempre surge uma contenda ou confusão. Isso também é um atraso para a obra de Deus.
Como fazer tudo sem  murmuração nem contenda? Fazendo o contrário destes que é orar e perdoar. Se você ora, não tem porque reclamar, pois tudo já foi entregue nas mãos de Deus. Do mesmo modo, se você perdoa seu próximo não há contenda, visto que o problema já foi resolvido com o perdão.
Você tem evitado murmurações e contendas?
Sempre que surgir uma dificuldade ore e perdoe!

Não pare! Faça tudo para Deus!

CONCLUSÃO

Lucas 17.10 “Assim também vós, depois de haverdes feito tudo quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer” 
Neste estudo focamos que é preciso “fazer tudo”, ou seja, não temos escolha de fazer apenas o que queremos ou gostamos. Devemos realizar tudo o que Deus nos deu para fazer. E como Jesus disse, mesmo depois de fazer tudo, não devemos nos orgulhar pois somos apenas servos.

Fazer tudo como?

-Fazer tudo como a Bíblia ensina;
-Fazer tudo o que vier à mão;
-Fazer tudo o que Jesus manda;
- Fazer tudo para a Glória de Deus;
- Fazer tudo em nome de Jesus;
-Fazer tudo com decência e ordem;
-Fazer tudo sem murmuração nem contenda;

Você tem procurado fazer tudo para Deus?

Nunca desanime, persevere. Faça o seu melhor!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp